INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 3 - Revista da Editora Betel


AULA EM 19 DE JANEIRO DE 2014 – LIÇÃO 3
(Revista: EDITORA BETEL)

As Testemunhas de Jeová 
  
Texto Áureo: João 1.1
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você falará de uma seita muita ativa, porém muito fechada e centralizada, procure mostrar aos seus alunos os argumentos para refutá-los, mas não encoraje-os a debaterem com os Testemunhas de Jeová.
- “boa or­ganização”, infelizmente é necessário reconhecermos que algumas seitas são muito bem organizadas e que muitas igrejas são completamente desorganizadas.
- “como praticam o proseli­tismo”, proseli­tismo é o empenho em fazer prosélitos.
- “formar seus apologistas”, apologista é aquele que faz apologia, que defende. As Testemunhas de Jeová se esforçam em discipular e preparar os que divulgam a seita. Por isso eles conseguem ainda hoje ter tantos seguidores, eles crescem pouco, mas crescem solidamente devido a esse tipo de conduta.
_______________________________________
1. O Surgimento do Russelismo
- “Charles Taze Russell (1852-1916)”, nasceu na Pensilvânia e morreu no Texas.
- Russell foi um grande estudante da Bíblia e não é a primeira e nem a segunda vez que estudantes da Bíblia são divulgadores de grandes heresias, de fato as maiores heresias que enfrentamos vem de teólogos e eruditos das Escrituras, o que ocorre é que eles deixam o ego falar mais alto, pois eles aprendem um pouco mais e começam a interpretar os textos de acordo com seu próprio entendimento, não aceitando opiniões contrárias e nem fundamentação alguma.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, expressa no meio desse subtópico.

1.1. As Testemunhas de Jeová no Brasil
- “parques gráficos”, locais para a impressão de material gráfico, a distribuição de material gráfico é muito utilizada pelas Testemunhas de Jeová.
- “801.007 estudos bíblicos pelas Testemunhas de Jeová”, toda instituição e país que quiser se fortalecer e deve trabalhar duro no ensino de seus membros, isso foi o que Jesus ensinou Mt 7.24 Mas infelizmente algum seitas conseguem colocar isso em prática e a gente não.  

1.2. Falsas Profecias de Russell
- “Nada aconteceu como das vezes ante­riores”, conhecendo essa história os alunos já tem uma ferramenta importante para o debate, e para acrescentar a munição dos seus alunos veja esse versículo:
"Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.”
Deuteronômio 18:22
1.3. Falsas profecias dos sucessores de Russell
 - “falsas profecias”, uma das características do caráter humano é a esperança, por isso o Senhor sempre nos deixa as suas promessas e profecias, mas o inimigo também sabe disso e faz as suas falsas profecias para desvirtuar os servos de Deus. Muitos charlatões ditos cristãos surgem com muitas profecias desse tipo, alguns já chegaram a promover suicídios coletivos, como o que ocorreu em Jonestown, na Guiana, em 18 de novembro de 1978, em que 918 pessoas morreram na maioria por envenenamento, devido aos ensinos de Jim Jones, herege fundador da seita Templos dos Povos.
__________________________________
2. A "Tradução Novo Mundo" da Bíblia
- Sempre que se debater com um membro desta seita, convém ter a mão um exemplar da Bíblia em português das versões mais confiáveis.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, expressa no meio desse subtópico.

2.1. Modificação nos Textos de João 1.1,2 na Tradução Novo Mundo
- “defesa da doutrina da San­tíssima Trindade”, nos dois versículos analisados notamos que se refere a dois deuses, um com “d” minúsculo e outro com “D” maiúsculo.
- “anular a mensagem Cristocêntrica”, significa anular a mensagem que coloca Jesus como o consumador da obra de Deus na Terra, tentando colocar em xeque tudo que se conhece como Igreja hoje.
- De fato esse Jesus que eles tentam calar hoje, é muito perigoso. Ele pregava abertamente contra a hipocrisia dos religiosos que promoviam a fé, a fim de se promoverem. Os religiosos hipócritas de hoje não são diferentes daqueles que crucificaram Jesus, tentam calá-lo, pois ele é muito perigoso, Sua Palavra pode roubar os adeptos das seitas religiosas que há no mundo.
2.2. Ausência do texto de Atos 8.37 na tradução Novo Mundo
- Não basta interpretar os textos errado, eles chegam ao disparate de extrair um versículo inteiro da Bíblia.
- Note que o alvo principal é sempre Jesus, pois Jesus é quem traz a mensagem de salvação da humanidade.
- Outro texto sobre Jesus está em Rm 10.9 onde não houve modificação, mas existe uma anotação de rodapé, assinalada pelo asterisco na palavra “Senhor*”:  
“Pois, se declarares publicamente essa ‘palavra na tua própria boca’, que Jesus é Senhor*, e no teu coração exerceres fé, que Deus o levantou dentre os mortos, serás salvo.” Rm 10.9 TNM
- Na anotação do rodapé se explica que o termo Senhor aqui se refere a palavra grega Kyrios que em hebraico é ha·’a·dhóhn e não se refere a “Jeová”, Deus. Eles usam argumentos teológicos para atacar a autoridade de Jesus como Salvador.

2.3. Ausência do texto de Marcos 9.44,46 na "Tra­dução Novo Mundo"
- “tiveram que "arrancar", literalmente”, retirar o texto parece ser mais fácil do que sentar para debater. Eles deveriam ter mais hombridade e fazer como os católicos que se curvam diante das imagens de escultura, mas não tiraram o texto de Ex 20.4 e até acrescentaram outros do livro apócrifo de Judite que chega a ser mais radical contra essa prática.
- Para quem extrai partes do texto do original da Bíblia fica o seguinte versículo Ap 22.19
____________________________________
3. Falsos Ensinos das Testemunhas de Jeová
- “método agressivo”, se refere a quantidade de pessoas que eles alcançam. É um verdadeiro ataque em massa!!

3.1. As Testemunhas de Jeová negam a doutrina da Trindade
- “não significa que a doutrina não exista”, essa doutrina precisou ser estudada e defendida no concílio de Nicéia em 325 d.C.
- “Façamos o homem a nossa imagem”, as testemunhas acreditam que Jesus era apenas um profeta e que o Espírito Santo é uma “força ativa”, veja esse versículo da tradução Novo Mundo: “No princípio Deus criou os céus e a terra. Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas.” Gn 1.1,2 TNM
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, expressa no meio desse subtópico.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, nas referências desse subtópico.

3.2. As Testemunhas de Jeová e os 144.000 Salvos
- “somente 144.000 habitarão no Céu”, ou seja, o restante da humanidade que forem salvos ficarão aqui na Terra, na verdade essa afirmação serve para iludir as pessoas, fazendo o texto afirmar o que interessa ao povo. É uma forma de fazer uma melhor propaganda da mensagem, amenizando-a para ser melhor aceita.
- Dessa forma eles não acreditam em arrebatamento embora a própria Bíblia deles mantenha o texto de 1 Ts 4.17 na explicação eles afirmam que seremos transformados.
- “e não Manassés e Efraim, netos de Jacó”, na verdade na nossa Bíblia e na deles aparecem os nomes de Manassés e de José, mas não aparecem os nomes de Efraim e Dan. O comentarista deu um pequeno vacilo.

3.3. As Testemunhas de Jeová e o Paraíso na Terra
- ...
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, expresso no final desse subtópico.
___________________________
CONCLUSÃO
- “para confrontar os ensinos”, mas eles só confrontam os que conhecem pouco, geralmente quando eles encontram alguém que consegue debater a altura, eles começam a evitar tal pessoa. NA MINHA PORTA POR EXEMPLO, NÃO VEM NINGUÉM DESSA SEITA.
- “usam sua própria tradução”, é aconselhável que se alguém for entrar em debate com eles, que tenha um exemplar da nossa tradução. Não chegue de cara condenando-os, deixe-os falar e depois apresente os seus argumentos. Aponte na Bíblia deles onde estão as mudanças que distorcem o texto, principalmente a omissão dos versículos mencionados aqui, isso os confundirá e o Senhor os entregará em suas mãos.
Vai aqui mais alguns dados interessantes:
- A tradução Novo Mundo da Bíblia já é considerada uma das mais distribuídas no mundo. Enquanto nossos teólogos vendem caro suas Bíblias de temáticas de estudo, as Testemunhas de Jeová dão de graça e ainda vão explicar em casa.
- Eles não aceitam transfusão de sangue, em um caso os médicos do hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão (SC), tiveram que obter da Justiça uma liminar autorizando transfusão sangue em um recém-nascido cujos pais são Testemunhas de Jeová. Já houve casos de morte.
- Eles não servem o Exército alegando que não podem lutar fisicamente.

- Professor(a) no resumo que você fizer dê atenção especial aos ensinamentos mais importantes da lição.
- Todas minhas dicas de respostas devem ser buscadas na revista.

Boa aula!

Marcos André – professor

Colaboração - Alexandre Teixeira Mendes 

6 comentários:

  1. Cheguei agora de uma "reunião no salão"dos TJ. Bem, o que observei atentamente pode servir para o estudo de domingo (complementação):
    O que ocorre, hoje quarta, o Ancião leu um livro distribuído a todos, uma espécie de revistão de escola bíblica, hoje era estudo, aos quais quando pegam referência bíblica o ancião (pastor) lê em voz alta o livro explicativo "raciocínio" tal livro
    é considerado o único que explica a Bíblia, disse e disseram, o único!!!!
    Peguei no livro e folhei rapidamente e verifiquei isso mesmo logo nas primeiras páginas. O Ancião lê para os membros a explicação, sem tirar os olhos deste livro chamado "RACIOCÍNIOS". Segundo um dos TJ, é referência em todo o planeta.
    é como se nós pegássemos um comentário bíblico e consagrássemos como "EXCLUSIVA EXPLICAÇÃO", mais nenhum. Nem o Ancião expressa opinião.
    Segunda observação, enfatizam o Pentateuco o culto todo nas passagens onde fala de Jeová.
    Terceiro, "teatram, isso mesmo, simulam a evangelização deles lá na frente do púlpito sendo uma irmã conversando com uma moradora e os versículos convenientemente são apresentados. É literalmente um treinamento de evangelização deles. Utilizam a técnica da repetição, ouvi isso da boca do ancião, não sei se como mantra mas eles mesmos incentivam a repetição para convencimento.
    Terceiro, um FORMALISMO NA LINGUAGEM DAS PESSOAS. O Ancião chama a atenção de um membro que pronunciou a palavra "né". Incrível, as pessoas respondem a quem o ancião chama de maneira disciplinada e rígida, palavras rápidas e com educação formal elevadíssima, percebe-se o medo de errarem alguma gramática, é notório.
    quarto: não podem adorar a Cristo, ouvi isso da boca de um dos obreiros , parecem que o chamam de indicadores. O mesmo falou com um tom meio raivoso para mim que claro, tive que perguntar.
    Uma coisa boa que vi: a qualidade do som. Não fazem barulhos, perguntei e eles afirmaram que obedecem legislação específica digamos assim.
    Quinto: O ensino é lido, é como se eu pegasse o comentário de estudo de uma Bíblia e lesse só que as explicações são evidentemente tendenciosas.
    Sexto: Senti uma pressão grande, isto é minha opinião claro, não estou aqui tecendo comentários de ofensa a nenhum deles mas só indo lá para certificar.
    Realmente não doam nem recebem sangue então pensei em não se machucar ali pois meu tipo é AB negativo (raro) aí pensei, sei lá "né".
    Peace

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Mendes você agora inovou, virou espião infiltrado no terreno inimigo rsrsrsrs, eu já vi apologista, mas agente secreto do evangelho coletando informações é a primeira vez. Com certeza essa foi uma excelente colaboração aos professores, gostei.
      Eu li e fiquei rindo sozinho.
      Senti o sarcasmo na questão da doação de sangue, o meu é A+ (muito comum), mas acho que eu ia morrer do mesmo jeito, pois eles não doam.
      Espero que algum líder deles mude esse dogma, assim como eles mudaram várias vezes a data da volte de Cristo.

      Paz amigo.

      Excluir
  2. Em tempo,
    Já que não querem lutar, deveriam se lembrar que a "tranquilidade" de não haver invasões hoje na fronteira, tomarem o país igual em outros países é oriundo claro da graça de Deus porém muitos ali exercem seus papéis para que eles mesmos possam andar livremente levando os folhetos e livros da Torre vigia e sentinela";
    que ninguém invadiu para assaltar hoje o culto pois passou viatura com homens armados onde acredito que nem levantam clamor a estes que se arriscam todos os dias. Olha, ao ouvir a frase hoje "nem Jesus adoramos" senti dúvida entre não dar pérolas e anunciar. Depois que passou, senti em voltar lá no sábado afim de pregar para aquele homem.
    Peace

    ResponderExcluir
  3. Uma característica interessante no caso dos "TJ's" e dos "sabatistas" também é o cessacionismo, esses seguimentos creem que os dons espirituais se cessaram nos tempos bíblicos e que se alguém manifesta algum tipo de dom como por exemplo o dom de línguas, essa pessoa é usada pelo diabo, argumento que não procede á luz da Bíblia.
    Lógico, confesso(infelizmente)que o que tenho visto em muitas igrejas tem sido "meninice", falta de amadurecimento, porém, não há como negar que os dons espirituais existem.

    Graça e Paz,
    CRISTIANISMO EM FOCO

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.