INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 4 - Revista da Editora Betel


AULA EM 26 DE JANEIRO DE 2014 – LIÇÃO 4
(Revista: EDITORA BETEL)

CONGREGAÇÃO CRISTÃO NO BRASIL 
  
Texto Áureo: Efésios 4.11
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição procure acrescentar algo a mais na aula e cuidado com as perguntas capciosas.
- “depois de alguns anos, ancião”, ancião é um dos cargos da igreja presbiteriana equivalente a presbítero.
- “bairro do Brás, onde começou a pregar”, no bairro do Brás foi o local onde os imigrantes italianos se estabeleceram, por isso foi mais fácil para Francescon pregar ali.
- “aos 98 anos de idade”, Francescon viveu bastante, ninguém deve achar que Deus vai punir hoje os criadores de seitas, de heresias, ou os que dividem a igreja, os rebeldes. Muitos deles vão continuar aí como um joio no meio do trigo até partirem, mas todos eles vão prestar contas a Deus no Juízo Final.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, expressa no início desse subtópico.
_______________________________________
1. Práticas da Con­gregação Cristã no Brasil
- Com esse nomeCongregação Cristã” até mesmo os crentes desavisados podem acabar adentrando uma dessas igrejas, que tem o culto até um pouco parecido com os nossos.

1.1. São contra o Ministério Pastoral
- “nenhum pastor além de Jesus”, antes de entrar nesse tópico explique que esse é um dos ensinamentos dessa seita, eles não aceitam o ministério pastoral, as igrejas da Congregação Cristã no Brasil não Possuem pastores. 
- “existência do ministério pas­toral”, essa descrença talvez se explique pelo fato de a Bíblia não mencionar no Novo Testamento a designação de alguém a esse cargo, não vemos os apóstolo afirmar que alguém é pastor. E em Apocalipse quando as cartas são enviadas às igrejas da Ásia elas são direcionadas ao “anjo da igreja” Ap 2.1.
- “citação de vários pastores de igrejas”, o problema é que esses pastores não são citados no Novo Testamento como “pastores” e sim como colaboradores, embora saibamos que eles tiveram rebanhos.

1.2. São contra o sustento Pastoral
- Obviamente se eles são contra o ministério pastoral, então são contra o sustento pastoral, na verdade eles são contra o sustento de qualquer cargo.
1.3. São contra o Estudo da Bíblia Sagrada
 - “interpretação equivocada”, as heresias surgem sempre de equívocos propositais ou não do texto sagrado, são interpretações feitas por pessoas arrogantes que imaginam que podem interpretar textos segundo o seu próprio entendimento. Ele busca o que ele entendeu e não o que o autor quis passar.
- “conduzido aos tribunais, governadores”, mas para entender isso é necessário que se leia o texto dentro de seu contexto que nesse caso começa em Mt 10.16. Como não se interpreta dentro do contexto vai-se ao pé da letra, ou então a pessoa entende como ela quiser surgindo heresias.
- “é possível lembrar-se do que se sabe”, se refere ao exposto em Jo 14.26 onde afirma que o Espírito Santo nos “fará lembrar”, se entende que precisamos aprender para que depois possamos lembrar.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, expressa no meio desse subtópico.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, deve ser pesquisada na Bíblia.
__________________________________
2. Textos Bíblicos mal interpretados pela Congregação Cristã no Brasil
- “versículos isolados das Escrituras”, olha o problema aí, versículo isolados são versículos que lidos separadamente, fora do contexto. Professor(a) caso você tenha um projetor de mídia (Data Show) é interessante apresentar o texto e destacar o verso isolado.

2.1. O uso do véu nos cultos
- “aplicada somente para os corintos”, existem mandamentos na Bíblia que são específicos para a época e situação, como esse caso. Uma outra situação específica como essa é o mandamento para que a mulher fique calada no culto
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.”
1 Timóteo 2:12

Note a parte sublinhada mostrando que é ordem de Paulo à Timóteo e não um mandamento de Deus para todas as igrejas da Terra.  
- “como substituição aos cabelos”, o verso de 1 Co 11.15 comprova essa afirmação.
- “não existem referências, além desta”, não é uma doutrina do Evangelho, pois as doutrinas são fundamentadas em diversas referências.
2.2. O uso do "Ósculo Santo" nos cultos
- “usa-se o aperto de mão na saudação”, mas foi transmitido culturalmente os beijos no rosto para a apresentação e chegada ou saída.
- “costume cultural e não uma doutrina”, quando uma ordem é passada como doutrina pode surgir muitos problemas, como o de sobrecarregar as doutrinas fundamentais da Palavra de Deus, cobrando-se algo sem importância.  

2.3. Oram somente ajoelhados
- “só oram ajoelhados”, mais uma sobrecarga nas doutrinas, pois a doutrina da oração manda orar sem cessar 1 Ts 5.17 será que Paulo tinha a intenção de que os crentes andassem de joelhos o tempo inteiro.     
- O Espírito Santo habita dentro de nós e assim podemos orar onde estivermos. Quanto a oração a doutrina manda também que oremos com fé Mt 21.21 e que tenhamos reverência.
____________________________________
3. Doutrinas da Congregação Cristã no Brasil

3.1. O batismo nas águas como "Ato Regenerador"
- “tem a finalidade de purificar pecados”, como se os pecados pudessem ser retirados pelo batismo. Na prática notamos que muitos dos que batizam em águas tornam a pecar.
- “batismo em águas é um sinal”, é o sinal de algo que está ocorrendo no coração, como uma declaração da fé diante dos homens.
- “acontece no ato da conversão”, só há remoção de pecados para os corações arrependidos. Se for divulgado que o batismo remove pecados corre o risco de que o cerimonial retire o valor do arrependimento de coração.

3.2. A doutrina da transubstanciação
- “heresia católica da transubstanciação”, essa crença é afirmada na Eucaristia (Santa Ceia católica) com a hóstia.
- “transformam-se literalmente”, seria como se o servo tivesse na mão para comer, realmente o “corpo e o sangue” de Jesus, imagina isso! Essa doutrina faz com que o povo tenha a ilusão de que estão comendo o corpo de Jesus e a Seu sangue literalmente, é algo ilusório e sem fundamento.
- “apenas simbolizando”, essa é a doutrina em que cremos, pois os é mais coerente. Jesus disse "fazei isto em memória de mim", 1 Co 11:24b então devemos trazer a memória e ter o devido respeito a essa memória.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, expressa no meio desse subtópico.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, expresso no meio desse subtópico.

3.3. O Ensino concernente ao dízimo
- “restrita ao tempo da lei”, como se tivesse força de ordem somente na lei.
- “bem antes da instituição da Lei Mosaica”, o dízimo foi colocado em prático por Abraão e Jacó como ato de agradecimento e não de mandamento, mas tomou forma na Lei no livro de Levítico 27.30-33.
- “Em Mt 23.23, Jesus confirma”, essa referências é um pouco pobre para afirmar a obrigatoriedade do dízimo, pois Jesus está repreendendo os fariseus. Outra referência possível é Hb 7.1-10.
- Outro problema quanto a questão do dízimo seria o valor fixo de “dez por cento”, pois no Novo Testamento a palavra dízimo só aparece em Mateus 23.23, Lucas 11.42 e 18.12 e Hebreus 7.5. mas aparece como reprimenda aos fariseus e como citação do Antigo Testamento.
- Professor(a) estude essas referências para poder fazer uma boa defesa da prática do dízimo.
___________________________
CONCLUSÃO
- “classificada como uma seita”, algumas heresias afirmadas por essa seita não são tão graves assim, mas devemos estar atentos e preparados para defender nossa fé.
- Professor(a) no resumo que você fizer dê atenção especial aos ensinamentos mais importantes da lição.
- Todas minhas dicas de respostas devem ser buscadas na revista.
- Nessa lição há pouco conteúdo escrito, sugiro que você pesquise algo para acrescentar aos alunos, como a localização de algumas igrejas dessa localização na sua área, ou uma relação de cargos dentro dessa denominação.

Boa aula!

Marcos André – professor


4 comentários:

  1. Paz do Senhor,

    A revista poderia ter dedicado um pouco mais de espaço a parte histórica. Realmente tem que ler muito sobre a CCB.

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcos André, boa tarde!
    Muito nos surpreende a prontidão que o seu ministério tem em rotular uma denominação de "seita", apenas porque escolheu seguir a doutrina pura APOSTÓLICA DO MESSIAS sem modismos e permissivismos que maculam o corpo de Cristo (A Igreja).
    *Somos cautelosos ao pregar "para que o homem em sua insignificância não se glorie de seus estudos que muitas vezes matam o Espírito".
    *Não sustentamos nossos pregadores. Eles são separados para o ministério com o intuito de trazerem a palavra revelada pelo Altíssimo Criador, para alimento das nossas almas. Assim evitamos que alguém neste posto tosquie penosamente as ovelhas.
    *Cremos que Jesus é "O nosso Pastor" e não "um pastor". Então, aproveito para enriquecer seu estudo. Temos:
    ** O "Ancião", homem de grande experiência, preparado e de bom testemunho que cuida de nossas igrejas no que concerne a ampliação, construção, zelo pela doutrina para que ela se mantenha uniforme onde quer que haja uma partícula de nossa irmandade.
    ** Na seqüência temos os Cooperadores (que na época de nosso irmão Paulo, colaboravam bastante com ele). Estes, hoje, são responsáveis pelos atendimentos dos cultos, da unção dos enfermos, dos cultos nas casas de nossos irmãos que já não possuem mais a agilidade dos mais jovens para participar dos cultos nas casas de oração (parece que estou falando de um lugar em Israel na época de Cristo, não é mesmo? Isso é pureza na adoração ao Eterno!).
    **Temos os diáconos, que são responsáveis pelas coletas ( não é o Dízimo) para missões, auxílio aos necessitados, reformas, construções e manutenção de nossas Igrejas (Casas de Oração). Eles também são responsáveis pelos cuidados de nossos velhinhos, viúvas e órfãos desamparados.
    ** Em continuidade, quero falar daquelas que foram negativamente expostas em seu estudo. Estou falando das soldadas valorosas que ao colocarem o véu e se ajoelharem, fazem com que o Nosso Eterno Criador envie do Céu o socorro presente com a ligeireza de um relâmpago. Estas irmãs são preparadas para atravessarem o mundo levando o testemunho de Cristo, socorrendo os atribulados, alimentando os famintos e vestindo os nus. Tocam o órgão com unção e alçam suas vozes em adoração ao Eterno Criador sem competição, eloqüência, desenvoltura profissionais, porque adoram com sincero e puro coração. Estas rochas preparadas contra os combates da vida, além de terem todas estas responsabilidades, ainda são esposas, mães, avós, conselheiras e protetoras. São em suma verdadeiras Priscilas como na época de nosso amado irmão Paulo, que juntamente com Áquila lhe foram de grande ajuda. Então lhe pergunto, é tão vital para elas estarem na frente de um púlpito? Quantos papéis importantes estas guerreiras valorosas desempenham com alegria?
    Gostaria de lhe convidar a participar de um de nossos cultos para conhecer esta essência pura que unge nossos corações com alegria, fé, perseverança e sobre tudo, com a eterna certeza de que um dia contemplaremos a face DaquEle que um dia esteve entre nós, foi crucificado por nossos pecados e que vive e reina não só hoje, mas para todo o Sempre! Afinal não somos tão perigosos assim...
    Saudações,
    Debora Lyra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã Débora, li cuidadosamente o teu comentário e desde já que te agradecer por se dedicar em responder as afirmações, gostaria de ter mais irmãs com a tua disposição nos nossos púlpitos. O rótulo de "seita", vem da edição da revista da editora Betel, mas eu também assinei meu esboço afirmando de acordo com a revista, por que a CCB não é uma variante moderna do cristianismo, seus líderes mudaram completamente o entendimento sobre as doutrinas mais importantes, como os elementos da Santa Ceia (transubstanciação) a oração e o dízimo. Na verdade eu ainda afirmo que alumas interpretações de seus líderes não são tão perigosas assim, mas assim mesmo preciso orientar meus professores a se prepararem para suas aulas. Fique tranquila, pois eu acredito que muitos irmãos e irmãs que são sinceros como você estarão comigo em breve no céu, porque o Senhor Jesus arrebatará os que foram salvos pelo seu sangue e não os doutores que mudam a interpretação dos ensinos de Cristo para impor cargas pesadas ao povo. Continue se aprofundando no estudo das Escrituras com humildade e santidade.
      Atenciosamente

      Marcos André

      Excluir
  3. Prezados,Boa tarde!

    Como eu faço para adquirir alguns exemplares para minha congregação?

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.