INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 2 - Revista da Editora Betel


AULA EM 12 DE JANEIRO DE 2014 – LIÇÃO 2
(Revista: EDITORA BETEL)

Espiritismo, Umas das Seitas que mais Crescem no Brasil 
  
Texto Áureo: Isaias 8.19
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você falará de uma seita que é muito divulgada no Brasil.
- “uma das heresias que mais crescem”, ela cresce muito por ter sido incutido no consciente popular através da grande divulgação da mídia de rádio e TV, são filmes e novelas que exploraram amplamente os conceitos espíritas. Diversas novelas da Rede Globo transmitiam o conteúdo espírita de forma romântica a fim de seduzir as mentes e os corações do povo.
- “o Espi­ritismo é uma religião cristã”, essa é uma das grandes farsas que os adeptos dessa seita divulgam, chegam a afirmar que existem três religiões cristãs no mundo, o catolicismo, o protestantismo e o espiritismo, mas isso não é verdade, pois o espiritismo não utiliza a vida e a mensagem de Cristo como base, apenas usam a Bíblia para transmiti uma outra mensagem.
_______________________________________
1. História do Espiritismo
- “a primeira sessão espírita”, essa afirmação serviria para explicar o fato de a serpente ter falado e assim tirar um pouco do lado inexplicável do evento.
- “teve seu início no século XIX”, o século XIX (19) é período de tempo que vai de 1800 a 1899, a data mais precisa para o surgimento da seita seria em 1857.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, expressa no início desse subtópico.

1.1. O Espiritismo Mo­derno
- “manifestações mediúnicas”, manifestações onde uma pessoa (médium) recebe mensagens do mundo espiritual que no caso do espiritismo, seria dos mortos.
- “comunicando com o mundo invisível dos mortos”, essa afirmação é o carro chefe do espiritismo. Sobre isso deixou bem claro que é impossível a transmissão de conhecimento ou contato com os mortos em Lc 16-31.

1.2. O Espiritismo como Doutrina
- "Léon Hippolyte Dénizart Rivail”, foi um educador, autor e tradutor francês do século XIX.
- “reencarnação”, reencarnar significa voltar em carne, retornar ao mundo de novo pelo nascimento. Em nenhum lugar na Bíblia existe a firmação dessa possibilidade, na verdade havia a crença popular de que isso fosse possível devido ao que Jesus afirmou sobre Elias.
- “a ideia da reencarnação”, note que Alan Kardec não inventou o Espiritismo, mas ele organizou a doutrina e introduziu novos conceitos como esse sobre reencarnação.
1.3. O Espiritismo no Brasil
 - “o maior país espírita do mundo”, é também o maior país católico e é onde os evangélicos mais crescem, além de ser o maior celeiro de missionários do mundo. ACHO QUE SOMOS O PAÍS QUE MAIS BUSCA O CRIADOR, CLARO QUE NEM TODOS O ENCONTRAM.
- “obras psicografadas”, a psicografia é a capacidade de escrever mensagens ditadas por espíritos, segundo Chico Xavier seus livros foram escritos dessa forma. Chico Xavier morreu em 2002.
- “Divaldo Pereira Franco”, natural de Feira de Santana – BH é escritor e palestrante da doutrina espírita.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, expressa no início desse subtópico.
__________________________________
2. Principais divisões do espiritismo
- “Espiritismo comum”, é a prática espírita praticada no meio popular, sem regras doutrinárias.
- “quiro­mancia”, prática da leitura das mãos.
- “cartomancia”, é a adivinhação pela leitura das cartas como o baralho, também se usa tarô, que é um tipo de baralho com símbolos.
- “hidromancia”, é a adivinhação por meio da água.
- “vodu”, originário na África e trazido ao Brasil pelos escravos, consiste na prática de magia negra e branca com o uso de bonecos encantados.
- “candomblé”, de origem familiar e totêmica, é uma das mais praticadas do espiritismo em todo o mundo.
- “umbanda”, ramo heterodoxo brasileiro do Espiritismo, que evoluiu da mistura de cultos afros e crenças populares no Brasil.
- “macumba”, designação dada a vários cultos praticados comumente no Brasil é também o nome dado popularmente ao ritual de oferecimento de despacho para entidades.
- “quimbanda”, é uma ramificação da Umbanda.
- “esoterismo”, práticas místicas que buscam supostas verdades e leis que regem todo o universo, e ligam ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural.
- “teosofismo”, conjunto de conhecimento que sintetiza filosofia, religião e ciência.

2.1. Espiritismo Karde­cista
- “instrumentalidade de Allan Kardec”, segundo a interpretação e doutrina de Alan Kardec.
- “Definem Jesus”, como em outras seitas eles se aproveitam da popularidade de Jesus para promoverem seus conceitos e doutrinas, tentando diminuir ou igualar a importância de Jesus para a humanidade. Essas seitas podem até ter nomes diferentes, mas o método é o mesmo.
- Na luta contra o Cristianismo, Satanás tenta a todo custo enfraquecer o nome de Jesus, pois dessa forma o inimigo conseguiria parar a sua Igreja, porque enquanto Jesus tiver o nome forte que tem jamais Satanás conseguirá qualquer êxito.
2.2. Espiritismo Cientí­fico
- “Alto Espiritismo”, ramo do Espiritismo que se desvincula de suas práticas ocultas e se concentra nos estudos doutrinários.
- “negam o Espiritismo como religião”, buscam divulgar as práticas sociais em benefícios das pessoas, colocando o homem como o ser principal e buscando o bem estar de todos, é muito divulgado em forma de ecumenismo.

2.3. LBV - Legião da Boa Vontade
- “organizada oficial­mente”, funda em 1º de janeiro de 1950 no Rio de Janeiro é conhecida como uma entidade de assistência social.
- É comum no Rio de Janeiro e em todo o Brasil as pessoas receberem telefonemas da LBV para serem convidadas a fazerem doações para obras de assistência social, para os crentes é recomendável que faça suas obras de assistência aos necessitados, mas que não sejamos financiadores de seitas que transmitem suas doutrinas errôneas por trás de uma máscara de bondade.
- Todas as igrejas de Cristo deveriam manter um trabalho forte de assistência social, pois essa foi uma das formas que a Igreja primitiva cresceu no meio do povo e até hoje é um trabalho muito útil à divulgação do evangelho.
____________________________________
3. Algumas heresias do Espiritismo
- “pluralidade de mundos habitados”, existência de diversos mundos habitados.

3.1. Reencarnação dos mortos
- “João Batista era o Elias reencarna­do”, essa crença foi originada do texto sagrado: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;” Malaquias 4.5 .
- “referindo ao entusiasmo, vigor, veemência de Elias”, a obra de João Batista era desempenhada de forma parecida ao profeta Elias, ele não media palavras em condenar o erro, bradava diante da corrupção e do pecado, e era muito perseguido por isso.  
- “tratava de "tornar a entrar no ventre"”, notemos que é uma questão de forçar a interpretação do texto, tentando fazer o texto dizer o que não está dizendo. É na verdade uma manipulação.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, expressa no meio desse subtópico.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, na referência no final desse subtópico.

3.2. A comunicação com os mortos
- “fatos e expressões de pessoas mortas”, o demônio devido a certa proximidade que teve com pessoas que já morreram enquanto estavam vivas, consegue copiar seus hábitos, sua caligrafia e saber de segredos que só aquelas pessoas sabiam. O que acontece nas sessões espíritas é um engodo de Satanás.
- “Saul não morreu no dia seguinte”, o demônio conhecia a sentença genérica e não os detalhes, ele especula os detalhes.

3.3. A Salvação
- “sucessi­vas reencarnações”, segundo o Espiritismo a pessoa passa pela vida no mundo reencarnando e evoluindo em diversas vidas.
- “não é uma conquista”, foi conquistado sim, mas não por nós pecadores, mas foi conquistado na cruz por Jesus Cristo.
- “mérito humano”, a salvação não vem de esforço humano, nós devemos nos esforçar sim. Mas esse esforço não valeria de nada se não fosse Jesus e seu sacrifício na cruz.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, expresso no meio desse subtópico.
___________________________
CONCLUSÃO
- “invoca espíritos desencarnados”, o Espiritismo utiliza práticas condenadas pela Bíblia, por isso não pode ser classificado como uma religião cristã.
- “lei do carma”, o carma é uma espécie de destino a que uma pessoa esteja sujeito em suas vidas passadas. Seria algo que se repete a cada vez que a pessoa é encarnada.
- Convém comentar que alguns crentes que não frequentam a Escola Dominical se deixam levar por algumas práticas espíritas, como a consulta ao horóscopo que sai no jornal e os apelos das novelas ao mostrarem personagens que viveram outras vidas.
- Professor(a) no resumo que você fizer dê atenção especial aos ensinamentos mais importantes da lição.
- Todas minhas dicas de respostas devem ser buscadas na revista.

Boa aula!


Marcos André – professor
Colaboração de Alexandre Teixeira Mendes - tangomendes@gmail.com

15 comentários:

  1. A Paz de Cristo!
    Sempre gratificante para nossas aulas.Excelente subsidio para qualquer professor que deseja uma boa aula..
    Que Deus continue abençoando o seu Ministerio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleluia, esse é o objetivo dos esboços, a ajuda aos professores tanto experientes como os iniciantes.
      Obrigado pelo comentário, Deus te abençoe.
      paz.

      Excluir
  2. Pastor que Deus continue te usando , tem sido enriquecedor seus esboços e subsidios. Que Deus te use cada vez mais. Eizabeth S. Barbosa de Goiania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã, obrigado por comentar, Deus já está me ajudando, glória a Deus.

      Excluir
  3. Parabens irmao vou comentar sobre o oroscopo na ebd ,Deus condena essas praticas ...muito gratificante esse estudo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs, isso aí larga o aço rsrsrs. Paz de Deus.

      Excluir
  4. Temos que dicernir o que é de Deus atos cap16 ver16 Paulo e Silas sabia que era um espirito de adivinhação mesmo falando a verdade eles espulsaram em nome de Jesus cristo e o espirito saiu.. que Deus te abençoe irmão Marcos continue nos ajudando com esses estudos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, os espíritos às vezes falam a verdade mas pode ser o inimigo com seu engodo.

      Excluir
  5. Olá, boa noite!

    A característica chave dos seguimentos religiosos pseudo-cristãos é :a descentralização de Cristo mediante ensinamentos que se sobrepõem ao Evangelho.
    Daí temos "o evangelho segundo fulano e ciclano" e "fulanos e ciclanos" tem "visões" e criam o que eu particularmente chamo de "evangelhos paralelos".

    Temas como esses devem sempre ser debatidos! Parabéns!

    Em Cristo,

    Ismael Oliveira,

    Blog CRISTIANISMO EM FOCO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu inteligente comentário, esse ponto que você menciona foi uma das coisas que eu sugeri aos professores a comentarem nessa lição.
      Irmão Ismael vejo que você também é ou será um apologista, vamos apresentar às igrejas o evangelho original e não esse modificado e politizado que estão praticando por aí.

      Ore por mim. paz.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Como diz o vulgo popular: "tâmu júnto". rsrsrsrs
      Sim, a igreja de hoje precisa rever muitos de seus conceitos, ainda há tempo.
      Oremos então um pelo outro, preciso mais do que nunca.

      Paz.


      CRISTIANISMO EM FOCO

      Excluir
    4. rsrsr
      "tâmu junto e misturado no Reino de Deus"
      enxertados na oliveira (Cristo)

      Excluir
  6. A paz do Senhor, por que o das testemunha de Jeová não tem????
    Esta só o que tem na revista...

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.