terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 6 - Revista da Editora Betel


AULA EM 9 DE FEVEREIRO DE 2014 – LIÇÃO 6
(Revista: EDITORA BETEL)

Adventismo do Sétimo Dia 
  
Texto Áureo: João 5.16
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você poderá esclarecer alguns pontos relevantes das doutrinas adventista, mas não bata com muita força, os adventista de hoje não são iguais aos hereges do passado, alguns líderes adventistas até reconhecem os erros dos fundadores, respeite-os, mas ensine a verdade aos seus alunos.
- “guarda do sábado”, é o ato de não trabalhar e não fazer qualquer atividade no sábado, uma tradição judaica baseada no 4º mandamento.
- “Adventismo”, professor(a) recomendo que você se certifique de que todos saibam o que é o Adventismo. Explique em rápidas palavras nessa introdução como é a igreja Adventista do Sétimo Dia.
- “aceitação como inspirados”, é considerar que os ensinos de Ellen Gould  White estão no mesmo nível de importância dos livros da Bíblia Sagrada.
- PODE CONTER A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, implícita no meio desse subtópico.
_______________________________________
1. História do Adventismo
- “pregador leigo”, leigo é aquele que tem pouco conhecimento em um determinado assunto.
- “William Guilherme Miller”, era agricultor, aprendeu a ler em casa com a mãe, esteve na escola por apenas 18 meses.
- “morreu em 20 de dezembro de 1849”, morreu com 67 anos, relativamente novo para os padrões de hoje.

1.1. O dia do desapontamento
- "Miller fez alguns cálculos”, ele entendeu segundo a sua própria interpretação que a Bíblia contém prazos matematicamente exatos, ele ignorou que na Bíblia existem alegorias, figuras representativas, metáforas, etc.
- “fugir de uma multidão enfurecida”, se com seus cálculos estranhos Miller conseguiu arrastar uma multidão, então ele não era um pregador qualquer, ele tinha a persuasão, lhe faltou o conhecimento. Grandes seitas tem surgido assim, pregadores eloquentes, mas que não possuem conhecimento e pouco que tem está submetido à seu próprio ego.

1.2. A Purificação no santuário celestial
- “admite seus erros”, excelente atitude, mas como veremos, a atitude de admitir erros não serve de nada se não nos arrependermos deles e tomarmos providências para que eles não mais ocorram.
- “santuário celestial para purificá-lo”, se o santuário celestial não estava purificado, então não sei mais o que é purificação, notamos que as heresias não tem pé nem cabeça, somente o poder da persuasão para conduzir pessoas a acreditarem nessas coisas.
- “heresia maior ainda”, pode se dizer que ele criou uma heresia em cima de outra.
- “Joseph Bates”, foi um marinheiro e pregador, era conhecido por ser destemido e de grande convicção.
- “em 1860, fundaram a Igreja Adventista”, notemos então que primeiro começou com um movimento de heresias encabeçado por Miller, esse movimento foi chamado de “millerita”, depois surgiu o movimento Adventista sabatista e mais tarde a igreja foi fundada, onze anos após a morte de Miller.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, expressa no meio desse subtópico.
1.3. Significado do Nome “Adventista do Sétimo Dia”
 - “previu e falhou”, mas lembremos que para eles a previsão não falhou, pois Hiran Edson afirmou que Jesus na referida data foi ao santuário celestial para o purificar. Acho que pior do que inventar uma ilusão é acreditar na própria ilusão.
- “conforme seus credos”, conforme suas crenças, o que faz com que as pessoas acreditem neles é a convicção que eles próprios possuem. Hoje temos ministros no meio evangélico que parecem nem acreditar no que afirmam que muitos acabam se deixando levar pelas eloquentes mentiras dos hereges.
- PODE CONTER A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, expressa no meio desse subtópico.
__________________________________
2. A guarda do Sábado
- “Ellen Gould White”, (1827 -1915) foi profetisa e escritora dentro do adventismo.

2.1. O Quarto Mandamento não foi ratificado pelo Novo Testamento
- “ratificado”, significa confirmado.
- “A Nova Aliança”, aliança firmada pelo sangue de Cristo no calvário.
- “não indica um dia especial”, também não transferiu do sábado para o domingo, como alguns podem pensar.
- “sábado como condição para a salvação”, na verdade Jesus não anulou totalmente o sábado, Ele apenas nos deu uma nova forma de ver, Ele nos deu o Espírito de Deus para habitar em nós e nos ensinou a buscar a Deus e se lembrar Dele todos os dias da semana e não em um dia particular.
2.2. Jesus não guardou o Sábado
- “Ele sempre fazia questão de realizar algo”, na verdade Jesus fez muito mais milagres do que podemos imaginar Jo 21.25, mas foram registrados os mais interessantes e polêmicos nos evangelhos e os milagres que Ele fez no dia de sábado foram os que deram mais o que falar, por isso ocupam lugar de destaque nos registros.
- “significava quebrar o quarto mandamento”, Jesus sempre atacou a hipocrisia e na questão do sábado essa hipocrisia era evidente Mt 12.11.

2.3. A transição do sábado judaico para o Domingo Cristão
- “Jesus ressuscitou no domingo”, é por esse fato que os cristãos chamam esse dia de o dia do Senhor, na verdade esse dia não deve ser carregado de legalismo, pois não há ordenação bíblica para que o domingo seja observado. De fato muitos cristãos trabalham no domingo e não deixam de ser crentes por isso. Não devemos estar no legalismo da guarda do sábado e nem na guarda do domingo. NA MINHA CONCEPÇÃO NÃO EXISTE UM DIA CERTO DE ADORAÇÃO, OU DE DESCANSO OU DE BUSCAR A DEUS, TODOS OS DIAS O SENHOR DEVE SER BUSCADO E ADORADO.
____________________________________
3. Heresias dos Adventistas

3.1. O destino final dos ímpios
- “serão destruídos para sempre”, eles acreditam nisso devido a textos como Sl 92.7.
- “sofrerão eternamente”, não sabemos na verdade se o tempo na eternidade será contado da mesma forma que hoje. Sabemos, por exemplo, que na eternidade não haverá mais o sol Ap 22.5, pelo menos no céu, e esse é um grande marcador do tempo hoje. Por isso não podemos dizer com certeza, que a eternidade mencionada possa se referir ao tempo como conhecemos hoje.
- CONTÉM A AJUDA PARA A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, implícita nesse subtópico.

3.2. O Juiz investigativo
- “assim concretizar sua obra”, um ensinamento baseado na revelação que alguém teve mais 1800 anos depois de os evangelhos terem sido dados ao povo de Deus.
- “entrou uma vez no santuário”, se refere a obra de Cristo como nosso sumo sacerdote, comparando com o sacrifício que o sumo sacerdote fazia no dia da expiação em Israel uma vez a cada ano, sendo que Jesus fez somente uma vez pois Ele ofereceu o sacrifício perfeito.
- “o escritor, inspirado por Deus”, se refere ao escritor de Hebreus, fazendo ironia com Hiran Edson, pois ele em tempo nenhum foi inspirado por Deus para escrever suas heresias.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, expresso no início desse subtópico.

3.3. O Sono da Alma
- “tomam como base o texto bíblico”, aqui está o texto que eles usam:
“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.”
Eclesiastes 9:5
- Outro motivo pelo qual eles fazem essa afirmação pode ser a interpretação errônea de Dn 12.2 que afirma: “muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão”, a palavra “dormem” aqui está sendo usada no lugar de “estão mortos”, é um Eufemismo, figura de linguagem que consiste em usar uma palavra que suavize o sentido original. Eles interpretam ao pé da letra.
- “Em apocalipse, temos o registro do “clamor””, a Bíblia deles é a mesma da nossa, o que mostra que há contradição entre o que os seus supostos profetas vaticinaram e o que as Escrituras dizem.
___________________________
CONCLUSÃO
- “afirmam que a Bíblia é o principal manual de regra”, para algumas denominações os Adventistas não são considerados seita, mas para a grande maioria sim.
- Há no meio Adventista um movimento silencioso para se aproximar dos evangélicos e serem considerados uma igreja cristã como outra qualquer. Mas para isso eles precisam rever alguns conceitos e literaturas.
- Todas minhas dicas de respostas devem ser buscadas na revista.
- Repasse os pontos mais importantes.

Boa aula!


Marcos André – professor

9 comentários:

  1. Boa noite Marcos, tudo bem?

    Dê uma olhada nesse texto:

    http://www.cacp.org.br/os-sabatistas-nada-fazem-no-sabado/

    A guarda do sábado "ao pé da letra" como no Antigo Testamento é humanamente impossível!

    Abração!
    Blog Cristianismo em foco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Ismael, eu li o artigo e é muito bom, como o camarada que guarda o sábado fica na internet mandando e-mail? Isso mostra que é impossível guardar o sábado na nossa cultura.

      Paz de Cristo meu irmão.
      Voltei a trabalhar, pois estava de férias.

      Excluir
  2. Preciso, Pastor, o Senhor foi preciso ao afirmar que o sábado do crente são todos os dias. Todos os dias agradecemos pela misericórdia, por ter entregue Cristo a fim de nos salvar, pelo pão, pelo perdão de nossos pecados, e por mais Graça em nossas vidas. Válido lembrar que a Lei de Moisés consistia em conter a transgressão de Israel, onde eles mesmos prometeram um dia cumprirem (Ex 19.40 e não obedeceram, ou seja, pelo esforço humano não conseguiram. Realmente a lei foi cumprida depois da cruz (Gl 3.28).
    Interessante que algumas moralidades continuavam, a exemplo do adultério que no AT tinha-se como consequência pena capital e no NT, excomunhão da Igreja (ao menos que houvesse arrependimento). Agora o dia do Sábado e a Lei cerimonial (Mc 7.19) encerraram-se.
    Hoje com o ministério de habitação (Espírito Santo) é diferente porém é bom lembrar que a Bíblia insistentemente nos avisa para não vacilarmos e sempre estar mortificando o pecado pois como galhos injertados não devamos nos exaltar pois o tronco principal recebeu juízo (Israel).
    Paz

    ResponderExcluir
  3. Em tempo,
    Diversas e centenas de mandados e liminares são executados em razão de adventistas quererem mudar um edital de concurso já publicado com data marcada justamente para o sábado. Apesar de recursos serem indeferidos, em algumas jurisprudências apresentam conquistas por parte de adventistas em não fazerem provas no sábado. Que transtorno, não? uma minoria sempre puxa faca enquanto a maioria e a administração tem que se adaptar a um pequeno grupo.
    Estranho, só podem receber a sogra em casa no domingo? eu hein...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade irmão Mendes, muito obrigado pelos seus esclarecimentos, estou meio ocupado agora, mas depois a gente conversa melhor. Paz.

      Excluir
  4. História real, ok.
    O ano era de 2007. De dentro da sala de rádio, aguardavam em expectativa ao longo de um período de uma madrugada agitada, o pedido de uma saída de viatura para ocorrência. Três adventistas e um assembleiano trocavam informações a respeito da guarda do sábado quando os adventistas perguntaram se o assembleiano tinha memorizado as leis cerimoniais e os dez mandamentos. Em risos, se exaltavam por terem os textos de cor então veio a inspiração para uma pergunta:
    Caso virem um militar do quartel furtando o que diriam para ele?
    _ "que não furtasse a ninguém pois é mandamento"
    E se observassem que alguém desejasse a mulher de outro companheiro, o que diriam a eles?
    _ "que não o procedesse daquela forma pois é mandamento"
    ótimo, aquela altura se regozijavam então foi perguntado a todos:
    -"o maior mandamento Jesus disse que deveríamos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, então por que trocam o serviço junto ao escalante do quartel, para que possam gozar folga no sábado e ROLAM literalmente o pecado de não guardar o sábado justamente para um militar ímpio
    que assumiria o serviço no sábado ao invés da semana? Que amor é esse ao próximo que sabendo do pecado de não guardar sábado transfiro a transgressão ao próximo? Imaginem se nessa mesma unidade militar só estivessem adventistas? quem trabalharia no lugar de vcs aos sábados? Não poderiam se quer evangelizar por aqui..."
    No mesmo instante ouviu-se um gaguejo e seguido de silêncio um deles mais humilde disse já ter pensado nisso enquanto outro disse que "ora antes para Deus enviar alguém para a permuta (troca do serviço).
    Aproveitei (T.Mendes) para dizer-lhes a passagem de Ezequiel na qual Deus esclarece ao profeta que "não quer que ninguém pereça mas venham ao arrependimento". Em outras palavras, repeti o texto comentado´, de que todos os dias nossos são sábados.
    paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Mendes li esse interessante texto, ele ilustra bem o que eu tinha colocado no esboço. Eu sou militar e entendo exatamente o que você quis dizer. Irmão você é o nosso investigador, eu pensei que você ia se juntar a uma comunidade adventista durante essa semana e guardar esse sábado. Ainda bem que você não fez isso. rsrs

      Excluir
  5. Fala ai Pastor, muito bom seu texto, só me explica uma coisa. Quando Deus criou o mundo, só havia adão e eva, (não tinha Judeu, nem moises, nem povo de Israel) em Genesis 2:2 e 3 diz que Deus Abençoou, Santificou, e Descansou no 7º dia... e eu fiz uma pesquisa o 7º dia de antigamente é o mesmo de hoje. Depois quando Deus entregou os 10 mandamentos, ele disse no 4º LEMBRA-TE do dia do sabado, o 7º dia para o santificar.... (como mandou Deus no Genesis)....ai depois quando Jesus veio aqui na terra em Mateus 5:17 ele disse que NÃO veio anular a lei... e outros textos que os adventistas usam... minha duvida é a seguinte >>> Se Adão e Eva não tivesse pecado o plano original de Deus era que o mundo todo guarasse o sabado certo?? se Deus sendo o ser supremo do universo, pq ele escreveria os 10 mandamentos que é a base da moral do ser humano para acabar com eles depois?? e como entender o texto de Isaias 66:23 que diz que lá no céu aos sábados iremos adorar a Deus? quer dizer que vamos guardar o sabado no céu? e a ultima pergunta... Deus santifica uma coisa, como ele fez com o casamento, etc... quando essa coisa ele santificou deixará de ser sanata?? Desculpa pelo tanto de perguntas é pq tenho muitas duvidas sobre o assunto e sempre que debato com um adventistas não encontro base biblicas para defender o domingo e descartar o sábado. Fico no aguardo de seus respostas! obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imão Junior, vamos tentar conversar sobre isso, você fez essa pergunta: “pq ele (Deus) escreveria os 10 mandamentos que é a base da moral do ser humano para acabar com eles depois?” Na verdade Deus não acabou com os dez mandamentos, Mas o Senhor Jesus nos informa que a lei foi feita por causa do homem e não o homem por causa da lei. Os dez mandamentos é a base da lei e não podemos achar que Deus deu os dez mandamentos e Moisés o resto da lei, mas toda a lei foi dada por Deus a Moisés. Quando surgiu o impassem entre os judaizantes e Paulo em Atos, nós encontramos os irmãos da igreja primitiva desobrigando os crentes gentios da circuncisão e da guarda do sábado, veja o que eles escreveram:

      “Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
      Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
      Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.” Atos 15:27-29
      O objetivo desse parecer que os apóstolos deram era para que eles pudessem ganhar os gentios, senão o evangelho não poderia ser transmitido para o mundo. Porque eu creio que quem guarda o sábado, deve também se circuncidar. Não podemos hoje ter pose de religiosos e impor algo que até os apóstolos nos desobrigaram, ou será que os adventistas deduziram que os apóstolos erraram ao dar esse parecer. Errado está o que guarda somente o sábado, pois o Senhor deve ser buscado e reverenciado todos os dias e tão religioso quanto eles são aqueles que se entregam somente no domingo.

      Ainda tem muito mais argumentos de onde saiu este.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.