INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 28 de março de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 13 - Revista da CPAD


AULA EM 30 DE MARÇO DE 2014 - LIÇÃO 13
(Revista: CPAD)

Tema: o LEGADO DE MOISÉS  

Texto Áureo: Deuteronômio 34.7
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta aula ressalte as qualidades de Moisés e como podemos aplicá-las em nossas vidas.
- “comunhão especial”, você pode estender uma pergunta para a classe: Por que a comunhão de Moisés era especial? Talvez surjam respostas variadas, mas a melhor é essa: Moisés era o profeta que falava com Deus face a face. Números 12.8.
- “figura tipológica de Cristo”, quer dizer que as ações de Moisés apontam para a obra de Cristo, pois Moisés foi o libertador do povo de Deus.
__________________________________________
1. OS ÚLTIMOS DIAS DE MOISÉS

1. As palavras de despedida.
- “ensinando o seu povo a guardar as leis”, Moisés tinha a preocupação com o povo, ele queria se assegurar que o povo se manteria no caminho após a sua partida.
- “Deuteronômio, temos o último cântico”, o livro de Deuteronômio é o livro das ultimas palavras de Moisés, nele temos a repetição de diversas leis, tinha o objetivo de preparar o povo para a entrada na terra prometida.
- “de forma bem didática”, didático, relativo ao ensino ou qualidade do que ensina. As palavras de Moisés são para instruir o povo. Ele não queria fazer seu próprio nome, Moisés estava preocupado em que o povo continuasse a caminhar com Deus e sabia que para isso deveria ensinar a Palavra de Deus ao povo.

2. Moisés incentiva o povo a meditar na Palavra.
- “amava os preceitos divinos”, esse é nível que o servo deve buscar, não basta somente ter a convicção é preciso amar os mandamentos do Senhor. Cumprir os mandamentos por amor é bem melhor do que fazê-lo por obrigação.
- “são bem-aventurados”, ser bem-aventurado é muito mais do que ser prospero financeiramente, infelizmente alguns adoradores do dinheiro tentam passar a ideia de que Deus quer abençoar todos financeiramente e deixar todos ricos, mas isso não é verdade.

3. Moisés vê a Terra Prometida e morre.
- “sobe até o monte Nebo”, esse monte fica na atual Jordânia e oferece uma excelente e ampla visão da Palestina.
- “Moisés havia desobedecido a Deus”, na visão de alguém hoje, Moisés merecia o perdão, mas ele era o legislador e a pela Lei ele deveria ser punido exemplarmente se não a Lei iria começar em descrédito . E depois de tantos que foram punidos pela Lei, Moisés também deveria ter uma pena justa.
- “assim como o corpo de Moisés”, no livro de Judas 1.9 nos mostra que Satanás disputou pelo corpo de Moisés. Provavelmente para o envergonhar. Um ouro motivo para Deus guardar em segredo o corpo de Moisés é que ele é um tipo de Cristo e assim como o corpo de Jesus nunca foi encontrado o de Moisés também não poderia ser.

4. Moisés nomeia seu sucessor (Dt 31.1-8).
- “Moisés preparou Josué”, aqui está um grande exemplo para os líderes da atualidade. Será que estamos preparando nossos sucessores?
- “assim como fez Moisés”, professor(a), conduza a classe a uma reflexão: se o ministério da tua igreja for todo levado para a glória, existem pessoas preparadas para assumir? Ou será necessário entregar a igreja nas mãos de outro ministério?
_____________________________________________
2. MOISÉS, PASTOR DE ISRAEL

1. Homem de Deus.
- “pastor e líder do povo”, nem todo homem de Deus é líder do povo, mas todo líder deve ser homem de  Deus. De vez em quando encontramos uns líderes que não são mais homens de Deus e outros que nunca foram.
2. Homem de oração.
- “resultou em força”, os líderes precisam muito de forças, mas não adianta ficarmos somente pedindo oração aos irmãos. Os líderes devem se conscientizar que precisam eles mesmos buscarem essa vida de constante oração.
- “oração intercessória pelo povo”, quando alguém faz esse tipo de oração, Deus não somente responde, mas ele também se aproxima da pessoa passa a ter um relacionamento de intimidade, pois aquele que se preocupa com o seu próximo é segundo o coração de Deus.
- “essas duas orações não devem ser invertidas”, se refere aos pedidos desses orações, na sequência Moisés primeiro buscou o caminho do Senhor e depois a Sua glória. Alguns invertem buscando a primeiro a glória para depois pensarem no caminho, esses por conta disso, não ficam firmes até fim.
- “Deus negou esse pedido”, professor(a), ensine que Deus nem sempre vai nos dar aquilo que pedimos em oração.

3. Homem de fé.
- “Seus pais foram campeões da fé (Hb 11.23)”, essa referência exalta atitude de fé de seus pais ao escondê-lo dos egípcios. Se a tua classe for de jovens, essa é uma excelente orientação, pois o bom exemplo de Moisés honrou seus pais, assim acontece com os jovens obedientes, toda a família é abençoada.
- “fé para operar maravilhas.”, existe a fé que salva, pois basta acreditar que Jesus morreu na cruz por nós e aceitar esse sacrifício, mas existe também o dom da fé, se refere a uma fé sobrenatural, que faz a pessoa a fazer coisas que um crente normalmente não faz, como entrar em comunidades dominadas pelo tráfico, entregar uma Palavra de Deus ao bandido armado e muito mais.  
_________________________________________
3. APRENDENDO COM MOISÉS
1. A cultivar comunhão com Deus.
- “processo de carinho e atenção é o cultivo”, nessa analogia, nós somos as plantas e o Senhor é o lavrador. Ele cuida de nós, baste que estejamos em sua plantação.  O problema é que nós temos pernas e o tal do “livre arbítrio” e as vezes alguns resolvem sair do jardim de Deus, da presença do Senhor. 
- “em direção à realização plena”, pode se referir à estatura de varão perfeito, essa realização plena só será alcançada no arrebatamento, pois aí sim teremos plena comunhão com Cristo.
- “passando mais tempo com Deus”, ser crente não quer dizer que estamos passando mais tempo com Deus. Na lição está dizendo a forma de passar tempo com Deus. Faça perguntas aos alunos, se eles tem passado algum tempo a sós com o Pai. Faça essa pergunta para você mesmo também.

2. A ter comunhão com outros crentes.
- “incentivado a viver a vida cristã”, o nome pelo qual Jesus se referiu pela primeira vez aos seus servos foi “ekklesia” Mateus 16.18 que significa basicamente “ajuntamento”, Jesus sabe que o ser humano é mais forte estando em grupo.
- “colheita diária de almas”, na referência mostra que a igreja primitiva era querida pelo povo. Isso acontecia devido a grande obra social que aquela igreja fazia.  

3. A aceitar o ministério de líderes piedosos.
- “para alimentar e nutrir seu povo”, veja o que Jesus falou quando um de seus discípulos solicitou que Ele despedisse a multidão para que eles comprassem comida, Mateus 14.16
- “de maior fertilidade e de crescimento”, a obediência conduz a pessoa ao crescimento espiritual. Josué era o moço de Moisés e devido a sua obediência veio a se tornar o general do povo.
- “Miriã se rebelou contra a liderança”, o caso de Miriã se repete atualmente em muitas igrejas. Alguns obreiros ao assumirem uma posição de destaque começam a achar que podem assumir e tomar decisões fora do conhecimento e controle do dirigente e da liderança.

4. A ter cuidado com os inimigos.
- “foi seduzido pelos maus caminhos”, antes de eles entrarem na terra foi lhes dado o alerta de que se eles deixassem Deuteronômio 20.17,18 Deus nos alerta a não termos sociedade com a impiedade.
- “que você e sua família não sejam seduzidos”, se o crente permitir que o pecado habite em sua casa, negócios, lazer e etc, então ele logo será seduzido por essa proximidade com o erro.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “ser fiel”, é a qualidade daquele que cumpre a vontade de Deus sem que ninguém esteja olhando.
- “Sigamos o exemplo deste líder”, infelizmente muitos crentes só observam os erros dentro das igrejas. Precisamos notar aqueles que fazem o que é certo.
- Elabore o resumo e aborde os pontos mais importantes e não se esqueça do questionário.

Marcos André – Superintendente e professor


Boa Aula!

2 comentários:

  1. MUITO BOM FALAR SOBRE MOISES QUE DEUS CONTINUE A TE ABENÇOAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado eu também acho bom falar de Moisés, porque ele me lembra a Jesus. Ore por mim e minha família. Paz.
      Deus te abençoe.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.