INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 29 de março de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 13 - Revista da Editora Betel


AULA EM 30 DE MARÇO DE 2014 – LIÇÃO 13
(Revista: EDITORA BETEL)

Igreja Messiânica Mundial

Texto Áureo: João 14.6
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição é interessante que você dê aos alunos o objetivo geral de se estudar seitas e heresias, explique que serve para o evangelismo e para caso eles encontrem algum adepto dessa seita, eles saibam com que tipo de crença estão lidando.
- “lado a lado com o progresso material”, existem seitas como esta que busca fazer a religião se encaixar na vontade e desejos do ser humano.
- “é uma expressão que se refere”, esse paraíso não seria então um lugar específico, seria o mundo alcançar a estatura de perfeição.
_______________________________________
1. Origem e história da Igreja Messiânica Mundial
- “em 1o de janeiro de 1935”, nota-se que é a mais nova de todas as seitas estudadas neste trimestre.

1.1. Fundador da Igreja Messiânica Mundial
- “Mokiti Okada”, foi um comerciante de joias muito rico, que perdeu a esposa e em seguida teve seus negócios afetados pela crise econômica após a primeira guerra. Após a perda da esposa ele entrou para a seita “Oomoto” mas fundou a sua própria seita em 10 de janeiro de 1935.
- “após ter recebido”, é apenas uma repetição da história clássica de como surgem seitas. Quase sempre com uma nova revelação sobrenatural de algum anjo ou do próprio Deus. Isso é o que sempre alegam os sectários.

1.2. Livro Sagrado
- “Alicerce do Paraíso”, dos livros citados, esse é o principal, pois os ensinamentos do fundador da seita. Esse livro está atualmente dividido em 5 volumes menores cada um com um tema, dessa forma pode ser levado no bolso. Cada volume pode ser encontrado por até R$ 10,00 na internet.
1.3. Igreja Messiânica Mundial no Brasil
- Essa seita se subdividiu no Japão, mas o ramo principal que chegou no Brasil se denomina Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB).
- Ocorreram outras cinco subdivisões no Brasil, são elas: Comunidade Messiânica Universal, Templo da Luz do Oriente, Shinji Shumei Kai, Seimei-Kyo e M.O.A. Panamericana do Brasil.
__________________________________
2. Igreja Messiânica Mundial e “As Três Colunas da Salvação”

2.1.  O Johrei
- “possibilitar que ele se eleve espiritualmente”, todos os ensinos dessa doutrina prevê ação no campo espiritual, de forma que a pessoa venha a crer somente pela fé. Note que essa seita faz uso da fé e dessa forma eles conseguem seus adeptos, ou seja, eles usam o método de divino.
- “essa “luz” é a fonte da saúde”, através de um processo psicológico a pessoa vem a sentir um bem estar. A saúde não pelo processo espiritual, mas pelo psicológico, pois a pessoa vê que outros estão visitando-a, que estão se preocupando com ela, tratando-a com carinho, etc. Tudo isso faz a pessoa adquirir novas perspectivas de vida. Jesus sabia desse lado psicológico do ser humano por isso orientou que ficassem unidos em um ajuntamento (ekklesia) Mateus 16.18, essa ekklesi depois veio a ser traduzido como “igreja”.
2.2. Agricultura Natural
- “cultivo natural de alimentos”, o objetivo é cultivar alimentos sem agrotóxicos. A Fundação Mokiti Okada disponibiliza aulas pela internet para ensinar aos seus seguidores como plantar em casa seus próprios alimentos. É uma utopia imaginarmos que no século XXI as pessoas possam consumir alimentos 100% natural.
- “A recomendação do Apóstolo Paulo”, essa referência de Colossenses 2.16, se refere aos alimentos oferecidos a ídolos, Paulo explica no contexto que esses alimentos não tem nenhum poder no meio espiritual. Outra excelente referência é essa de Mateus:
“O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.” Mateus 15:11 Aqui os fariseus estavam se referindo a alimentos e conceitos éticos da tradição, mas Jesus se refere à contaminação espiritual.

2.3. O Belo
- “difusão do Belo como fator essencial”, esse tipo de doutrina atrai as classes mais altas da sociedade, pois estão acostumadas à ostentação da beleza nas artes e na arquitetura.
- “sentido de buscar neles a salvação”, observa-se por trás desses ensinamentos a intenção satânica em tirar o foco da salvação em Cristo e colocar em doutrinas heréticas sem pé nem cabeça.
____________________________________
3. A teologia da Igreja Messiânica Mundial
- “doutrina ecumênica”, se refere às doutrinas mais divulgadas do ecumenismo, que são as de que todas as religiões são para o bem do homem e que o mais importante é o amar uns aos outros.  

3.1. Deus
- “mescla várias concepções”, faz mistura, ajuntam desde verdades bíblicas até revelações angelicais, assim como muitas seitas e heresias de origem oriental.
- “doutrina panteísta”, afirma que Deus está presente em tudo, inclusive no homem e nos animais.
- “politeístas”, característica de quem acredita em vários deuses.
- “panteão”, conjunto de deuses, se refere aos locais antigos onde os romanos ou gregos mantinham imagens diversas.
- “Deus se comunica com Noé”, mostrando que Deus não está distante de suas criaturas. Deus está sempre perto.

3.2. Jesus Cristo
- “Ensinam que Okada está acima de Jesus”, parecido com o que ensinam os mulçumanos que acreditam que Maomé é um profeta maior do que Jesus.
- “kenshinjitsu”, é o conhecimento total da verdade de todas as coisas e dos fenômenos do universo e do homem. Para os adeptos dessa seita somente Okada chegou a esse status.
- “reina a graça”, favor imerecido operado na cruz, dando a salvação de graça a todos os homens.
- “pela justiça”, se refere a justiça operada na mesma cruz, onde alguém morreu pelos pecados contra Deus, cumprido a justiça que diz: “A alma que pecar essa morrerá.” Ezequiel 18.4

3.3. A Salvação
- “com a prática das “três colunas da salvação”, para esta seita a salvação é um processo de inteira responsabilidade do ser humano. Para o cristianismo a salvação é um processo iniciado, trabalhado e concluído por Deus, Seu Filho e Seu Espírito. No cristianismo a tarefa do homem é aceitar o resgate da cruz e se manter na presença de Deus..
___________________________
CONCLUSÃO
- “espiritualismo”, crença nos processos espirituais.
- “altruísmo”, é a pratica do fazer o bem ao próximo.
- “mundo ideal”, eles esperam a salvação para essa vida como se fosse possível alguém alcançar a perfeição nesse corpo corrompido pelo pecado.
- “salvação apresentada pela Bíblia”, é evidente a todos as pessoas que a salvação nesse mundo é impossível. Por isso a Bíblia nos apresenta uma salvação distante de qualquer concepção humana veja:
“Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.” 1 Coríntios 2:9
- Repasse os pontos mais importantes para os alunos.
- Relembre o objetivo geral de se estudar seitas e heresias.
- Faça as perguntas do questionário.

Boa aula!


Marcos André – professor

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor Amado, seus Esboços e subsidios me auxiliam bastante, preciso de ajuda da nova lição de 6 de abril desse trimestre, desde ja te agradeço.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.