sábado, 1 de março de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio Lição 9 - Revista da Editora Betel


AULA EM 2 DE MARÇO DE 2014 – LIÇÃO 9
(Revista: EDITORA BETEL)

Wicca - Um Nome Moderno para a Velha Bruxaria

Texto Áureo: Juízes 2.12,13
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição apresente como um alerta o quanto as bruxarias desta seita estão presentes no dia-a-dia do povo e como elas podem atingir os servos de Cristo.
- “adentrado nos lares”, inclusive nos lares dos crentes, entram pela televisão, novelas, programas de auditória, etc.
- “religiões pagãs”, o termo religião pagã na bíblia se refere às religiões estrangeiras, que adoravam os ídolos.
- “entre o bem e o mal”, isso expressa bem o desejo dos praticantes de bruxaria, querem se desviar da verdade eterna de que todos, um dia terão que se apresentar diante do Criador.
_______________________________________
1. Histórico da Bruxaria chamada Wicca
- “fascinado pelo ocultismo”, o ser humano ao ter sua natureza corrompida pelo pecado de Adão, passou a desenvolver a curiosidade e fascinação pelo obscuro e oculto, basta dizer que há algo escondido por trás de um fato ou teoria, que logo as pessoas se interessam. A curiosidade é algo normal da natureza humana, mas após a Queda no Éden essa curiosidade se tornou fora de controle.
- “Aleister Crowley”, Outubro de 1875  a Dezembro de 1947, era britânico conhecido hoje por seus livros, era usuário de drogas.

1.1. O Termo “Wicca”
- “wiccas" (os sábios)”, nos tempos bíblicos a sabedoria unida a religião, a magia e a medicina. Com o Renascimento e a expansão católica houve a separação dessas práticas. A medicina se aliou ao racionalismo e se firmou como ciência, enquanto a religião se tornou pratica social e espiritual e obrigatória devido ao poder da igreja Católica, e a magia que antes era baseada no estudo dos astros se tornou um rol de praticas ocultas e macabras.

1.2. A Prática do Wiccanismo
- “misturando rituais antigos”, essa é aquela velha fórmula das seitas orientais, misturando doutrinas e práticas ocultas de diversas religiões pagãs.
- “algumas ramificações”, as ramificações são grupos que variam dentro da própria seita, esses grupos praticam doutrinas diferenciadas da original, no entanto são considerados wiccas.
- “culto à promiscuidade”, essas práticas são desprovidas de um compromisso com a ética, dessa forma esse tipo de religião se torna prejudicial ao ser humano, tornando-o egocêntrico, vaidoso, promiscuo e com isso atrai uma série de outros defeitos no caráter que podem destruir a família e levar o praticante à morte.
1.3. A Iniciação ao Wiccanismo
- “várias etapas”, onde a pessoa se aprofunda nas práticas ocultas conforme as etapas que ela alcança, muito diferente do cristianismo onde a pessoa por três ordenanças simbólicas, o levantar as mãos se rendendo a Cristo, o Batismo nas águas e a Santa Ceia. Tudo simples, de graça e somente simbólico, sendo possível ser salvo sem a prática dessas ordenanças, como aconteceu com o ladrão na cruz.
- “entre o candidato e um alto sacerdote”, isso caracteriza uma forma de possessão da vida da pessoa.
__________________________________
2. As Divindades Wiccas

2.1. A “deusa mãe”
- “figura da mãe a mais forte”, entre as representações apresentadas a da mãe é a que causa mais impacto, dessa forma atrai mais a atenção dos iniciantes.
- “criação de todas as coisas”, na verdade é uma forma de afrontar a Deus e Sua criação, pois o Senhor é a divindade sem gênero masculino ou feminino, apesar do vocábulo estar no masculino, não se pode atribuir a Deus um sexo.
- “agente da criação”, Aquele que trabalhou na Criação, Ele é a Palavra de Deus (Verbo), Ele é quem cumpre o Haja de Deus.
2.2. O “deus cornífero” ou “deus chifrudo”
- “simboliza poder e força”, na verdade nas religiões pagãs os chifres significam poder, mas dificilmente eles aprecem associados aos deuses, pois o nome título “deus” já significa autoridade e poder.
- “e não o diabo”, foi durante a Guerra Fria que a propaganda Norte Americana associou à figura do Diabo os chifres, o tridente, o rabo e a cor vermelha. Era uma forma de desmoralizar o comunismo russo. De lá pra cá o movimento satanista adotou a figura diabólica com essas características.
- “uma divindade chifruda”, como sabemos a origem dos wicca tem associação com doutrinas satanistas.

2.3. A Bíblia condena as divindades wiccanas
- “tiveram vários nomes”, a mudança do nome serve para amenizar o efeito negativo do nome anterior e tornar aceitável a mesma entidade que um dia foi condenada.
- “por prestar culto a Asterote”, o Senhor é ciumento (zeloso), Deus não aceita que seus filhos adorem outros deuses, imagens ou coisas acima Dele e nem em equivalência com Ele.
- “perdeu o seu reino”, as consequências para quem se entrega à idolatria e aos rituais ocultos vão além da simples perda espiritual, pode trazer problemas à saúde, aos filhos, à vida profissional, etc.
____________________________________
3. Principais heresias Wiccas

3.1. Princípio Ético
- “Se não causar dano a ninguém”, esse conceito de “dano”, pode levar a uma série de entendimentos. Que tipo de dano? A médio ou a longo prazo? O que pode ser saudável de um ponto de vista, pode não ser de outro. Muitas vezes o que parece salutar, na verdade não é!
- “fica a critério do praticante”, resume a diferença entre os pontos de vista. Por exemplo, se para uma pessoa a prática oculta com uso ossos humanos é sem problemas, para outro não é. Os limites que alguém se impõe podem variar muito de indivíduo para indivíduo, existem pessoas que usam até sangue de pessoas.

3.2. Conceito de Bem e Mal
- “para dar sentido ao bem”, apesar de uma certa coerência nessa afirmação ela é usada como pretexto para a prática da maldade.
- “não sabe para onde vai”, pode ser tomado em um sentido amplo, pois a pessoa que pratica as coisas próprias das trevas, caminhando para o inferno, que eles desconhecem por ignorarem a Palavra de Deus.
- “e em plena luz”, professor(a), se a tua classe for de jovens ensine-os a identificarem as práticas wiccanas, como as magias simples, com copo d’água e outras simpatias aparentemente inofensivas. Como esta: NESTE MOMENTO EU TENTEI COPIAR DA INTERNET UMA SIMPATIA WICCA PARA COLOCAR AQUI COMO EXEMPLO, MAS ESTRANHAMENTE NÃO CONSEGUIR, APÓS TRÊS TENTATIVAS ENTENDI QUE NÃO ERA DE DEUS FAZER ISSO!
- Professor(a), se a classe for de adultos oriente os pais a verem o que seus filhos vêem na internet e na TV, passe períodos de diálogos com seus filhos adolescentes e jovens, para conhecerem suas amizades e contatos, não deixe seus filhos trancados dentro de seus quartos, isolados da família.
- “e de sua aparência”, existem práticas que não são más a primeira vista, mas tem certa aparência de maldade, o crente deve evitá-las. Exemplo: se alguém receber uma proposta de acompanhar um grupo de amigos em alguma atividade incomum. Os jovens devem analisar os convites, considerando o local, o horário e as pessoas envolvidas.

3.3. Ensino dos Sabás e Esbás.
- “são celebrações comemorativas”, são nesses momentos que ocorrem o aliciamento de novos adeptos, através de convites para as festas abertas, onde não ocorrerão rituais profundos.
- “praticados pelas pessoas totalmente nuas”, essas são as festas mais fechadas.
___________________________
CONCLUSÃO
- “espaço entre as múltiplas religiões”, atualmente os wicca lutam pela liberdade religiosa, para poderem ser aceitos pelas pessoas sem reservas, eles tem organizado caminhadas e eventos diversos. Fig 1
- “carente de algumas definições”, para que a seita seja reconhecida como religião ela precisa ter suas doutrinas e rituais bem definidos.
- Aqui está as treze metas Wicca extraída do site Wicca Cia das Bruxas:
1. Conhecer a si mesmo.
2. Saber a sua arte.
3. Aprender e buscar conhecimento sempre.
4. Usar o que você aprendeu corretamente.
5. Manter o balanço (equilíbrio) de todas as coisas.
6. Manter suas palavras verdadeiras.
7. Manter seus pensamentos verdadeiros.
8. Celebrar a vida.
9. Alinhar você mesmo com os ciclos da Terra.
10. Manter seu corpo saudável e forte.
11. Exercitar seu corpo, sua mente e seu espírito.
12. Meditar, relaxar e se controlar.
13. Honrar a deusa e o deus em todos os momentos.
- Note que essas metas afastam o homem de Deus e levam a cada pessoa a buscar por si próprio.
- Repasse os pontos mais importantes.

Boa aula!

Marcos André – professor

Colaboração de Alexandre Teixeira Mendes

FIG 1


Convite distribuído pela UWB - União Wicca do Brasil

32 comentários:

  1. gostaria de ver o esboço da revista de adolescente da lição 2

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que os evangélicos peguem o que a igreja católica tem de pior para prender seus membros ao corpo, um "corpo" a igreja que esta tão podre que seus membros caem ao chão. O senhor pastor com todo respeito deveria ensinar sobre o Amor de Deus e não falar bobagem sobre algo que não conhece, promovendo discórdia, não sou wiccaniano, mas fui 29 anos evangélico. Ridícula sua aula e atitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo você se enganou! Você nunca foi evangélico!
      E sobre o amor de Deus, qualquer novo convertido da minha igreja tem mais amor do que você que usa minha página pra fazer um comentário ofensivo como esse.

      Excluir
  3. Uma lástima que esse tipo de preconceito e desinformação (e sua propagação) sejam disseminados por aí. A Caminhada pela Liberdade Religiosa não é exclusiva para um setor religioso, mas abrange a todas as pessoas que tenham fé. Vincular Wicca a satanismo é um apelo ao pavor das pessoas. Informe-se. Como disse o Marcos André, propague o amor e o respeito. Parece-me que o seu Deus pregou que não se deve julgar ninguém, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkk Amei essa resposta!

      Excluir
  4. Concordo com o Frater Fábio, no momento em que todas as pessoas entenderem que independente de qual for a religião que professem, mas que se voltem em fazer o Bem ao próximo, em não extorquir dinheiro, em não querer ser melhor que o outro. Apenas fazer o Bem sem olhar a quem!!! O Brasil é um grande exemplo de "como olhar unicamente para o próprio umbigo", todos sempre falando do que "pensam" ser defeitos alheios e não tentam melhorar, péssima educação, saúde, economia, PIB. Enquanto formarmos cidadãos mediocres, criticando crenças alheias, não haverá lutas por um país melhor, nunca deixaremos de ser um país de terceiro mundo. Enquanto apenas houver lutas por Egos (o que li nessa pagina), não haverá mudança de mentalidade, e caro professor, repense sua posição, estamos em uma era democrática de direito, a Era das Trevas e da caça às bruxas terminou. Hoje, principalmente as mulheres pagãs estão renascendo e encontrando seu espaço na sociedade, sendo que jamais voltarão a ser aprisionadas novamente. E sim, sou praticante da Arte, mas da solitária. Que a deusa ilumine a sua mente bitolada e lhe dê muitas bênçãos... Que assim seja, que assim se faça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante como você consegue generalizar sua opinião particular sobre toda uma comunidade cristã. Desculpe-me se na tua "religião" só tem perfeitos, eu acho que vocês poderiam visitar nossas obras assistenciais e tentar ajudar de alguma forma.
      Sobre as bençãos da "deusa", pode ficar contigo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Prezado, muito digno fazer obras assistenciais com dinheiro alheio, e o que é realmente impressionante é como você aparentemente não lê o que escreves, pois se há alguém generalizando opiniões sobre determinada comunidade aqui é o Sr.
      A religião certa é a que a pessoa se sinta bem e acolhida, não a que ela tenha de temer. E para lhe lembrar:
      Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
      VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
      A Constituição Federal serve para todos, independente de raça ou credo.
      A Deusa sempre está comigo. )o(

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. De novo disse tudooooooooooo! kkkkkkk

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Desculpe meu amigo e por que estou escrevendo por celular. Isso não muda nada wicca é uma religião não seita com S ou C. E vc tem que respeitar isso.

      Excluir
    3. Desculpe isso foi errado da minha parte, estou removendo a crítica.

      Excluir
  6. É sempre ache que era mito que essas supostas faculdades ensinavam mentira e distorcia a história, eu me pergunto que credibilidade tem um individuo desse, so uma coiso ele ta certo wicca é saber, e não se esconder atrás de um monte de mentiras que manipula a mente do menos sábios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aqui não tem NADA de Teologia. Até nisso ele mente.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo, você não sabe NADA sobre a Wicca,e Bruxaria, e nem poderia saber. Porque a Arte só é digna para ser vivenciada por aqueles livres de preconceitos e ignorância, de coração leve e alma livre. Você usa seu posto para atacar outra religião, isso é atitude comum a pessoas de nível medíocre. Eu tenho pena das pobres pessoas que lhe seguem. Fica claro que aí reinam a ignorância, o coração impuro, as más intenções, o desejo de controle das mentes e das formas de pensar dos seus seguidores... isso me faz apenas lamentar, torcer e trabalhar para que um dia ninguém mais seja escravo da palavra manipuladora de espertalhões como você, que conduzem os mais fracos, levando-os a uma vida de mediocridade e inanição. Cristo tem algo muito mais valioso a oferecer à humanidade, mas vocês emporcalham a obra dele. Lamentável.

    ResponderExcluir
  9. É realmente uma pena ver uma pessoa propagar tanta informação errada, e é lamentável que quem leia este artigo achará que essa é a verdade absoluta. Relacionar uma RELIGIÃO (afinal, a wicca é uma religião e não uma seita) que cultua a natureza com satanismo, sendo que não acreditamos nem no diabo. Meu caro, no livro ao qual você ergue com tanto orgulho diz em Matheus 7: 1-2 "1 Não julgueis, para que não sejais julgados.2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós."
    Agora pergunto, o que acabaste de fazer? Julgaste uma religião sem ter o menor conhecimento da mesma. Você demonstra ser uma pessoa de coração impuro e sombrio, que julga e não ama o próprio, sendo que prega o mesmo.
    Eu sou bruxa e me coloco ao dispor de quem quiser saber REALMENTE o que é a wicca e o que nós cultuamos. Peço aos leitores que desconsiderem este artigo, pois não passa de um texto repleto de ódio, desinformações e com o intuito de propagar a alienação religiosa. Que os Deuses iluminem o coração do criador deste artigo, para que ele pare de propagar o mal e o preconceito pelo mundo. Blessed be.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo amor DEUS. chama a seita wicca de religiao . e totalmente maléfica. vai ler biblia , e conhecer o dom da fe em cristo Jesus. ç foi jesus que morreu em uma cruz pra nos reconciliar o homem novamente com DEUS .. missionária brito, eu dei esta aula para gloria de DEUS , EU VIVO BIBLIA O INIMIGO NÃO VAI CONTAMINAR A MINHA FE. NO VERDADEIRO DEUS,

      Excluir
  10. Por gentileza, tenho algumas questões para as quais eu gostaria de respostas:
    O senhor, seja o que for, até aqui não recebeu nenhum apoio. Será que isso o faz refletir em alguma coisa? Mentir para evitar que seus jovens busquem a wicca vale a pena? Não seria melhor promover uma discussão entre seus pares para refletir sobre a saída dos jovens? Ou o senhor acha mais fácil achincalhar a RELIGIÃO alheia? O senhor cita a UWB, já leu os artigos do site? Já procurou saber o que é a CCIR? O senhor se sente muito melindrado com post contrários ao seu discurso, mas refletiu sobre as suas acusações sobre wiccanos e bruxos? O senhor sabe as consequências deste seu artigo?

    AGUARDO SUAS RESPOSTAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente esses posts ofensivos de vocês não estão me incomodando nem um pouco e esses comentários estão aí poque eu os permiti. Sei qual é minha missão e estou empenhado nela nesse momento, não estou vasculhando a internet procurando aqueles que são contrários a minha crença.
      Que o Senhor te encontre e te dê as respostas que procura.

      Excluir
    2. Não quero as respostas do seu Deus, já tenho as dos meus Deuses. O curioso é que coloquei várias perguntas e você respondeu apenas UMA. Acredito que seja aquela que você sabe e pode responder. Nem mesmo a última pergunta, que eu reformulo aqui: O senhor sabe as consequências deste seu artigo, especialmente para os jovens? O senhor está incitando ao preconceito e elevando a ignorância a um nível estratosférico. Um exemplo: participam do CCIR e da Caminhada contra a Intolerância Religiosa, dirigentes espirituais de judeus, muçulmanos, evangélicos, católicos, religiões de matriz africana e presbiterianos. São TODOS contra a sua fé? Vasculhe a internet sim, mesmo contra as suas crenças, afinal, O SENHOR FOI ATRÁS DE UMA "SIMPATIA" WICCANA. Ou a sua fé é tão fraca que não suporta ler um texto do GOVERNO? Procure o CCIR e se informe. Os Deuses te iluminem.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Prezados, gostaria de saber se essa revista é impressa, e se for, onde consigo adquiri-la. Aproveito para perguntar se nessa revista, tem todas as informações que vocês colocaram aqui sobre a religião Wicca.

    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  14. Talvez esse seja o medo da instituição cristã, se reviva, e esta revivendo, uma religião que outrora era dominante na terra, mas não PPR ameaças e medos, e sim por pureza de coração, sabedoria e amor pleno. A Deusas esta acordando de seu periodo, e seu amor e mistérios ira ser pleno sobre essa terra , que hj esta dominado por preconceitos, hippcresia e Gana financeira. O amor e ao sabedoria sempre ira vencer os inquisidores, o medo e o desconhecimento. Carmo junior.

    ResponderExcluir
  15. Pastor peço respeitosamente que pregue isso:

    "A conduta de vocês entre os pagãos deve ser boa, para que, quando eles os acusarem de criminosos, tenham de reconhecer que vocês praticam boas ações, e assim louvem a Deus no dia da sua vinda" - 1 Pedro 2:12

    Sou Pagão, sou da religião Wicca e não tenho receio em dizer, minha FAMÍLIA é Cristã, moro com eles e independente se acreditamos no invisível de formas diferentes, uma coisa vemos em comum:

    "A espiritualidade não consiste em conhecer as escrituras e travar debates filosóficos, mas em cultivar o coração e em possuir uma fortaleza incomensurável" - Mahatma Gandhi

    A PAZ prevalece por conta da coexistência, o AMOR e a PAZ é algo mais importante a se pregar do que o ÓDIO e a RIVALIDADE. Não plante o preconceito religioso, plante a tolerância e a coexistência! Não deixe que nosso Brasil multicultural e diversificado se torne como países do Oriente Médio em que diferenças religiosas se torna motivo de derramamento de sangue!

    ResponderExcluir
  16. A Constituição Brasileira é bem clara quanto ao "livre pensamento". Hoje , eu disse, hoje, o conceito de tolerância não é mais somente o repeito a crença; hoje somos, principalmente evangélicos, rotulados de intolerantes por um motivo óbvio: o conceito de tolerância é aceitar para si mesmo, como verdade, outra crença. Pratiquem em um país de regime totalitário qualquer crença que não a deles se terão liberdade para tal. É contraditório, imaginem que se a revista em questão comentada, ao que me parece esse é um comentário de uma revista de ensino, cuja revista aborda um tema como diversos temas são ensinados. Ninguém força membros a permanecerem assim como acredito que não vão "amaldiçoar", "pressionar", "ameaçar" quem sair do Wicca. De fato existe exploração dentro de igrejas evangélicas concordo com todos opositores e isso não é novidade nenhuma , combato fielmente tais atitudes porém é bom lembrar que já muitos possuem uma pré-pensamento ao ver atitudes que não podem generalizar. É bem complexo esse verbete de "intolerantes". Uma vez apregoa-se liberdade religiosa, o artigo 5º da CF tem que ser seguido a risca , ou seja, vai nos bastidores hoje e converse com qualquer outra religião que não a evangélica (e isso falo em igrejas tradicionais), se não estarão falando mal. Imagine que um ponto diferente já causa. Na inquisição eram mortos quem se manifestava contra. Não vejo país no mundo em que homossexuais são mortos hoje por evangélicos, não vejo país no mundo que noticia morte em rituais de pessoas com mãos de evangélicos, não sei porque tanto alarme, será que nós é que somos intolerantes? O fato de conviver em sociedade não implica que devamos ter o mesmo pensamento. Cremos na Bíblia e não em textos sem a interpretação do devido contexto, textos isolados são manipulados e isso combato dentro da igreja. A Bíblia incomoda a vários séculos e o cristianismo está sendo diluído nessa cultura relativista. Examinemos a "liberdade" que os jovens americanos revindicaram nos anos 60, 70. As consequências são marcadas até hoje, romantizando violência, drogas e orgias, provocando o que chamamos de uma sociedade depravada, com sexo e maternidade precoce, famílias destruídas.
    Observem, falamos em liberdade religiosa, quem não vê o ensino relativista imposto através de matéria curricular nas escolas de 7º série até o 3º ano do ensino fundamental? A sociedade como um todo apoia? Não trará consequências no futuro? ninguém fala nada , não é mesmo, mas parece que é uma atitude meio que intolerante, controvérsia, não? Pegue um livro de filosofia de sétima série impondo que a verdade é relativa,professores que disseminam "ser relativo crer em Deus, que "deus pode se manifestar de várias formas", isso o aluno tendo que passar de ano, tirar nota naquilo que foi imposto como a educação. Sendo uma idade em formação de princípios, quem não sabe que em 1961 foi retirado a Bíblia das escolas seculares americanas e a pergunta é, foi substituída por ensinos de misticismo e bruxaria, pesquisem. O que quero dizer é que então deveriam colocar os dois, né, assim haveria posicionamento a partir de dois princípios. O que é intolerância? Devamos como muitos de vocês colocaram, ver as consequências futuras e analisarmos se esse livre pensamento não está com dias contados...
    Amar ao próximo é mandamento, independente de quem seja o próximo. Não concordar e tomar como verdade o pensamento de outro não faz do crente intolerante. Analisemos sem forma pessoal.
    Encerro minhas palavras lembrando que em qualquer curso de teologia, antropologia, sociologia, história se comenta sobre todas as religiões. Não será uma simples revista trimestral que manifestará o pensamento.
    Deixo-vos a passagem de João 15 versículo 18 a 21.
    A ELE TODA GLÓRIA

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.