sábado, 19 de abril de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 3 - Revista da CPAD


AULA EM 20 DE ABRIL DE 2014 - LIÇÃO 3
(Revista: CPAD)

Tema: Dons de Revelação  

Texto Áureo: 1 Coríntios 14.26
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta lição apresente esses dons de revelação e seus detalhes, na ultima parte fale sobre os testes dos espíritos que falam na igreja, esse assunto atual e muito interessante, enfatize-o.
- ““primeira categoria”: os de revelação”, note que não se refere a um dom especificamente, mas a uma categoria de dons, em que uma pessoa recebe uma revelação divina pelo Espírito Santo.
__________________________________________
1. PALAVRA DA SABEDORIA

1. Conceito.
- “Dicionário Eletrônico Houaiss”, aplicativo para computador.
- “sabedoria significa”, o conceito passado aqui pelo Dicionário Eletrônico Houaiss se refere ao termo bíblico, pois no dicionário secular significa apenas: “acúmulo de muitos conhecimentos; grande instrução; ciência, erudição, saber.”
- “Estêvam Ângelo de Souza”, Escritor e teólogo, falecido em 1996, grande líder da Assembleia de Deus no Estado do Maranhão.

2. A Bíblia e a palavra de sabedoria.
- “claramente evidenciados”, não se via a manifestação clara e evidente dos dons, embora eles existissem.
- “habilidade do rei Salomão em resolver”, o caso de Salomão pode ser contestado, pois a sabedoria dele era mais secular, tanto que em Ezequiel 28.3, ao dizer que Satanás é mais sábio do que Daniel, não menciona Salomão, provavelmente por possuírem sabedorias diferentes. A sabedoria de Salomão seria secular e a de Daniel seria espiritual.
- “exposição da Escritura”, Estevão explanou com maestria e pura revelação divina a mensagem bíblica, por isso esse dom é o que habilita os pastores e pregadores a pregarem e ministrarem os estudos profundos da Palavra de Deus.

3. Uma liderança sábia.
- “com o nosso desejo pessoal”, se refere ao que muitos crentes fazem, quando alguém manifesta o desejo de casar-se ou mudar de igreja, aparece esses e dizem que Deus revelou que não é o tempo ou que tal pessoa não é da vontade de Deus. Esse tipo de erro é promovido por alguns líderes que não querem perder suas ovelhas e também por alguns invejosos que querem se mostrar espirituais.
- “Tenhamos maturidade”, a maturidade é a característica de quem é maduro, crescido, que não é como criança. Ter maturidade no uso dos dons é usá-los de acordo com o seu propósito e não para seus interesses particulares. Lembre aos alunos que uma palavra mal colocada pode destruir uma vida.
_____________________________________________
2. PALAVRA DA CIÊNCIA

1. O que é?
- “ensino das verdades da Palavra de Deus”, segundo o estudo dessa lição esse dom é o famoso “dom da Palavra” que os pregadores e ministros usam nos púlpitos. (EU PARTICULARMENTE NÃO CONCORDO COM ESSA ABORDAGEM, PARA MIM A PALAVRA DA SABEDORIA SERIA O DOM DA PALAVRA PARA PREGAR, ENQUANTO A PALAVRA DA CIENCIA SERIA O DOM DE REVELAÇÃO QUE DÁ CIENCIA À IGREJA DE ALGO QUE ESTÁ OCULTO, MAS ESSA É UMA OPINIÃO MINHA, NÃO PESQUISEI MAIS A FUNDO PARA SABER SE OUTRO TEÓLOGO COMPARTILHA DELA).
- “conhecer fatos e circunstâncias ocultas”, aqui está o famoso “dom da revelação” que tanto se faz uso no meio pentecostal e que também é fonte de muitas discussões e debates. Para Stanley Horton, tanto o dom da Palavra como o dom da revelação estão inseridos nesse dom que Paulo chamou de “palavra da ciência”. Professor(a) se você tiver uma opinião diferente disso, recomendo que transmita como sua opinião, ou se tiver pesquisado e encontrou outro autor que trata diferente disso passe para a classe, mas evite dizer que a revista errou ou coisa assim.
2. Sua função.
- “propósitos triviais”, trivial é aquilo que é comum e sem importância.
- “significado dos tecidos do Tabernáculo”, alguns pregadores “tipologisam” (INVENTEI ESSA PALAVRA AGORA) tudo, como se tudo na Bíblia tivesse uma simbologia para os dias de hoje. Dão significado para as pedras, para as moitas, etc, e dão significado até para coisas que não estão no texto.

3. Exemplos bíblicos da palavra da ciência.
- “alertou o rei de Israel”, Elizeu fez uso do dom da revelação, assim como ocorre hoje na igreja quando alguém tem algo oculto ao ministério e um irmão ou irmã com esse dom revela o plano oculto.
- “Deus descortinou a história”, nessa ocasião Deus revelou a Daniel o sonho que o rei havia esquecido e deu a interpretação.
- Existem diversos testemunhos sobre essas revelações, o problema é que existem muitas falsas revelações. São fatos superengraçados, pessoas que revelam sobre uma gravidez para uma mulher cujo marido é operado, ou revelam para um homem que Deus está dando uma esposa, sendo ele casado! Infelizmente esses tipos de revelações fazem o evangelho se tornar motivo de chacota na sociedade.
_________________________________________
3. DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS

1. O dom de discernir os espíritos.
- “discernir a origem e a natureza das manifestações”, isso porque nem sempre é o Espírito Santo que está falando, já foi observado em muitas ocasiões que o inimigo conhece a língua dos anjos e, além disso, existem as pessoas que imitam essas línguas.
- “distinguir espíritos”, esses espíritos podem ser o Espírito Santo, os demônios e também o espírito do homem.
- “proteger-nos dos ataques de Satanás”, imagine se Satanás falar dentro de uma congregação e inventar uma mentira. Isso pode dividir um ministério inteiro.
2. As fontes das manifestações espirituais.
- “Deus, o homem e o Diabo”, assim quando alguém fala em línguas, pode ser o Espírito Santo, pode ser um demônio ou a própria pessoa imitando.
- “da mente humana”, alguns irmãos criam o status de profeta e sempre revelam tudo a todos, mas existem ocasiões em que Deus não fala nada, nesse dia alguns inventam revelações a fim de manterem esse patamar de “vaso” usado por Deus.
- “O dom não é uma permissão”, se refere à pessoas que entregam suas revelações a acrescentam nelas o que a pessoa está fazendo, o porque, e outras coisas. Outros agem com total falta de ética falando diante da igreja assuntos particulares ou íntimos.

3. Discernindo as manifestações espirituais.
- “devem ser provados (1Jo 4.1)”, significa que devem ser testados para sabermos se são de Deus ou do Diabo. É importante ler essa referência com a classe para mostrar como se faz esse teste. Se o espírito que estiver falando não tocar no nome de Jesus ou não falar no nome Dele então é suspeito. Isso ocorre porque Satanás não suporta o nome de Jesus, pois esse nome é a declaração de sua derrota. Esse teste é confirmado pela palavra de Deus também em 1 Coríntios 12.3.

- “crivo das Sagradas Escrituras”, esse é um outro teste, que consiste em analisar a profecia ou revelação conforme a Bíblia, se não bater então não provém de Deus.
- “conhecidos pelos “frutos que produzem””, esse teste é analisar a vida e o testemunho do profeta. É mais difícil de ser feito pois alguns profetas não conhecemos.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “podem ser desmascarados”, além de desmascarar aquela profecia em particular, também desmascara o falso profeta, para que não venha mais enganar os membros da igreja em outras ocasiões.
- Outros testes para as profecias são:
a) O teste do tempo: conforme o texto de Deuteronômio 18.22, a profecia deve ser observada se cumprirá no tempo predito;
b) E o teste da confirmação: ao se receber um profecia pode-se pedir a confirmação a Deus pela boca de um outro profeta.
- “para não cairmos nas astutas ciladas”, nos dias atuais cresceu tanto o número de falsos mestres e profetas, que esses dons são de extrema importância para o corpo de Cristo.
- Corrija o questionário, isso anima a maioria dos irmãos a estudarem a lição em casa.

Marcos André – Superintendente e professor


Boa Aula!

3 comentários:

  1. Professor Marcos André Paz do Senhor, tire minha dúvida por favor ! Se puder antes da Escola Dominical. rss. Na introdução Sr. esclarece que os Dons de Revelação é uma categoria de dons,( até aí tudo bem) uma pessoa quando recebe os Dons de Revelação, assim como,Dons de Poder, ou Dons de Elocução ou a pessoa pode receber apenas o de Palavra de Sabedoria e não receber, Palavra de Conhecimento e Discernimento de Espírito. Da mesma forma para as outras categorias ? Ir. Isis

    ResponderExcluir
  2. Ok.! já achei a resposta ! 1Cor. 12.8 ; Tão conhecido, mas eu tinha esquecido .
    “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria”(1Co 12:8).
    Deus lhe abençoe. Isis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém obrigado por se esforçar, os professores precisam também de esforço para buscarem o conhecimento para as aulas.
      Paz em Cristo.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.