segunda-feira, 9 de junho de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 10 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2014 - LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel - nº 38)

Tema: O PREÇO DA SOBERBA
  
Texto Áureo: Provérbios 16.18,19
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição recomendo que você leia as passagens sobre a história do rei Uzias.
- “história de Uzias”, conhecer histórias dos homens que tiveram experiências com Deus no passado nos ajuda a não cometer os mesmos erros.
- “mantendo-as de forma duradoura”, bênção dada fora do tempo de Deus, pode vir sem que nós tenhamos o devido preparo para utilizar e então elas se perdem rapidamente.
_______________________________________________
1. UZIAS, UMA BIOGRAFIA RESUMIDA
- “Amazias”, foi o oitavo rei de Judá.
- “diplomacia”, diz respeito às relações entre estados, entre reinos.

1.1. Neto de Joás e filho de Amazias
- “administrador competente”, o diferencial em toda liderança é a administração, se o líder for um bom administrador, então ele estará na liderança por mais tempo.

1.2. Feitos e realizações
- ...

2. AS CARACTERÍSTICAS DA BENÇÃO DE DEUS

2.1. Promove vitórias
- “cidades dentro dos domínios”, como são as UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no Rio de Janeiro, o governo conquista a comunidade e ocupa o local. A melhor forma de se manter uma benção é usando-a.
- “diversos projetos”, são melhorias de infraestrutura. Todos devem melhorar aquilo que possui, se é uma casa, um ministério, um emprego, etc. Do contrário é o relaxado que não aperfeiçoa nada que conquistou.

2.2. Tem origem em sua ação direta
- “origem em Sua ação direta”, todas as bênçãos dos servos de Deus devem receber a assinatura Dele, às vezes o crente busca a ajuda de um político ou empresário, mas essa atitude pode fazer com que o crente perca a sua vitória.

2.3. Traz fortalecimento
- “meunitas”, povo que habitava o território ao oriente da grande cordilheira de Seir.
- “seu renome foi espalhado”, outro ponto aqui é a boa fama que a mão do Senhor proporciona aos seus filhos.Alguns lutam para terem seus nomes na mídia, mas o melhor é quando o Senhor coloca o nome do seu servo em evidência.  

2.3.1. Melhoria nas fortificações de Jerusalém
- “tornar mais fortes as muralhas”, após ter seu reino fortificado pela mão do Senhor o rei não se acomodou, entendeu que deveria redobrar a segurança, assim nós também quando somos abençoados devemos rebroa a segurança de nossa vida espiritual, pois surge muita inveja e ciúme.
- “construiu torres”, as torres serviam para sentinelas montarem guarda sobre a muralha. Não basta ter uma muralha forte é necessário ter vigilância sobre ela.

2.4. Concede prosperidade
- “região árida”, região desértica.
- “nação verde”, prosperidade pela agricultura, Judá literalmente produzia no deserto.

2.5. Provê estratégias e auxílio
- ...

2.6. Produz notoriedade
- “seus domínio se estenderam”, quer dizer que o alcance da mão de Uzias aumentou. Receber benção de Deus deve servir para nos levar mais longe, fazendo conhecido o nome do Senhor que está sobre nós. A fama de Uzias levava também a fama de Deus. Deus não quer abençoar seu povo para se trancarem em casa usufruindo a benção e esquecendo das almas.

3. QUANDO A BENÇÃO DE DEUS É DESPREZADA

3.1. Ao desejarmos ser o que Deus não planejou
- “por sua arrogância”, esse tipo de arrogância tem tirado a benção de muitos servos de Deus. Uzias acreditou por ser rei ele tinha direitos sobre o serviço sacerdotal. Se alguém foi colocado em um cargo, ou uma função de liderança, não deve achar que isso lhe dá plenos poderes.

3.2. Ao escolhermos a soberba e não a humildade
- “estava convencido”, achou que sua vontade deveria prevalecer sobre a de Deus, encontramos uma arrogância parecida com algumas orientações de certos líderes que mandam que os servos de Deus determinem sobre a vitória, sem considerarem qual é a vontade de Deus.

4. AS CONSEQUENCIAS DA SOBERBA DE UZIAS
- “a lepra lhe saiu à testa”, o Senhor colocou a lepra em um lugar onde a carreira de Uzias como rei acabaria. Jamais ele teria corajem de aparecer em público novamente. Em um dia ele perdeu a oportunidade de desfrutar de tudo que Deus lhe havia dado.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “ser mais lembrado”, o mundo é exatamente assim, as pessoas são lembradas mais pelo que fazem de errado do que pelo que fazem de certo.
- Quem tem um bom testemunho deve manter-se assim, pois um deslize e todos se esquecerão de tudo de bom que a pessoa fez.
- Faça um resumo das lições aprendidas nesta aula.

Boa aula!


Marcos André – professor

Um comentário:

  1. Pastor e Professor Marcos André, a paz do Senhor, seguem abaixo, alguns comentários nos itens 1.2 e 2.5, espero humildemente de alguma forma edificar a vida dos irmãos e as nossas, que sempre utilizamos este tão abençoado blospot:

    1.2. Feitos e realizações
    Uzias liderou Judá em uma época de recuperação e de crescimento nacional. Durante seu reinado no reino do sul, alcançou poder e prosperidades ímpares. Uzias foi notavelmente bem sucedido, pois obteve vitórias sobre as nações ao seu redor, contando com a ajuda do profeta Zacarias e de um exército fiel e altamente treinado belicamente, considerável naquela época.

    2.5. Provê estratégias e auxílio
    No versículo 15, encontramos a expressão máquinas da invenção de engenheiros, esta é uma primeira referência as catapultas, que pareciam serem armas de defesa, já que seus operadores ficavam nas torres e nos cantos. Além desse exército, preparado e aparelhado, o rei Uzias possuía guarda pessoal, responsável por sua segurança e do patrimônio real, Esses varões valentes, chefes dos pais, faziam parte da elite das forças especiais de Judá, ele compunham uma verdadeira unidade de forças especiais do rei. (2 Cr 26.12).

    Irmão André
    Obreiro da seara e professor da EBD pela graça, bondade e misericórdia de Deus.
    Deus abeçoe este trabalho grandemente!

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.