INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 8 - Revista da Editora Betel


AULA EM 24 DE AGOSTO DE 2014 – LIÇÃO 8
(Revista: EDITORA BETEL)

O Líder e Sua Responsabilidade nas Decisões
Texto Áureo: Josué 24.15
 _________________________________________
 INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você passará as instruções para uma boa tomada de decisão da liderança.
- “dificuldades de nossa época”, o período que o mundo vive atualmente é o pós-modernismo.
- “procrastinando”, adiando, deixando para depois.
- “tem dado aos seus servos um manual”, se refere à Bíblia.
_______________________________________________
1. Prepare-se para tomar decisões
- “capacidade de discernir”, é a capacidade de entender, para poder fazer uma boa escolha.
- “Vejamos, a priori”, é o mesmo que “vejamos primeiramente”.

1.1.  Atitude na vontade de Deus
- “dispor-se com dedicação”, é estar pronto para fazer a vontade de Deus.
- “na vontade de Deus”, é estar empenhado naquilo que o Senhor quer que ele faça.
- “seja na função”, cargo ou atividade que o Senhor quer que seu servo desenvolva.
- “seja no lugar”, numa obra missionária, numa igreja ou numa região para onde o Senhor mandou Seu servo se dirigir.
- “vontade específica de Deus”, é a vontade de algo que o Senhor tem para cada servo Seu, pode ser uma atividade, uma igreja, um ministério, etc. Diferente da vontade comum a todos os homens, que é a vontade de que todos sejam salvos.

1.2. Os problemas dão sentido à vida
- “a condição indispensável para voar”, quer dizer que para que possamos melhorar-nos nas lutas precisamos das lutas para o nosso aperfeiçoamento.
- “reduziria todas as suas possibilidades e poderes”, quem não tem problemas não tem possibilidades de crescimento e vitórias.
- “A vida cristã não nos isenta das tempestades”, porém existem muitas igrejas ensinando por aí, que o Senhor nos dará a vitória em tudo, induzindo o povo a pensar que todos os seus problemas serão resolvidos.

1.3.  Arme-se das promessas de Deus (Js 1.3-5,13)
- “era envolta em riscos”, Josué via a luta que Moisés passava todos os dias ao liderar uma nação rebelde.
- “de fato traria o cumprimento das promessas”, se refere ao fato de o povo ter entrado na terra prometida conduzido por Moisés. Isso só foi possível porque Deus colocou um servo dele ali para cumprir essa finalidade. Quando a igreja tem um líder colocado por Deus, ela consegue a sua vitória.
- “é pensar e decidir antes”, antes que seja tarde para decidir.
- “Como o personagem encontrou solução”, esse personagem é Josué.

2.  Seja versátil ao tomar decisões
- “versátil”, que se adapta às circunstâncias.
- “solucionados logo nas etapas iniciais”, os verdadeiros líderes conseguem ver um problema e elaborar uma estratégia.    

 2.1.  Transforme problemas em soluções
- “pessoa que faz um problema ser grande”, se refere àquelas pessoas que são pessimistas e neuróticas com tudo.
- “não são as que possuem os maiores problemas”, até mesmo porque essas pessoas adquirem as soluções para esses problemas, antes que eles se tornem grandes.
- “e permanecem ocultando”, esses problemas vem a tona quando estão terrivelmente grandes e a solução se torna mais difícil.
- “recusaram a usar as desculpas mais comuns para o fracasso”, os vencedores não usam essas desculpas, essas desculpas podem ser do tipo, “ninguém me ajudou”, “eu tinha tempo”, “é porque Deus não quis”, entre outras.
- Um como líder deve evitar esse tipo de desculpa e passar a buscar a sabedoria para tomar suas decisões.

2.2. Se ajuste as mudanças
- “agora deveria ser o líder”, se antes ele foi sábio para esperar na posição que foi colocado por Deus como servo de Moisés, ele agora deveria tomar mais uma decisão sábio, assumir a liderança.
- “será que Deus o veria como um sucessor à altura?”, a resposta para essa pergunta é “não”, cada pessoa deve se colocar na posição de confiança de Deus para os desafios do ministério que o Senhor nos proporcionará enfrentar.
- “estão prontos para assumir novas lideranças”, é necessário que os líderes hoje ajude a preparar novos líderes para amanhã.

2.3.  Domine seus medos e seja ousado
- “estava incrivelmente cômodo”, precisamos muitas vezes, vencer o estado de inércia para agir na obra de Deus. Não adianta ter uma excelente instrução se não for capaz de colocar em prática.
- “reiteradamente ordena”, ordena de novo ou ordena reiterando a ordem anterior.
- “serviram de treinamento para aquele momento”, algumas adversidades na vida de um jovem obreiro, são na maioria das vezes, um treinamento para uma função de liderança no futuro.
- “dominar os próprios medos a cada situação”, um medo muito comum em jovens líderes, que poderia estar acometendo Josué naquele momento, seria o temor de não ter a mesma competência de Moisés.
______________________________________
3. Decisões em situações difíceis

3.1. Conheça o terreno onde vai pisar (Js 2.22-24)
- “dez príncipes tribais”, foram os selecionados de cada tribo, são chamados de príncipes tribais devido e estarem ligados aos principais das tribos.
- “de maneira mais específica”, isso porque em Jericó eles espiariam apenas uma cidade e não uma nação inteira, por isso enviou somente dois. Mandou somente o necessário.
- “a arte do cerco”, talvez se refira ao tipo de cerco que foi feito em Jericó, diferente de qualquer outro. Onde o povo saia uma vez por dia para dar uma volta completa na muralha.
- “É imprescindível que o líder conheça” é impossível acertar um alvo sem enxerga-lo, toda iniciativa visa um resultado, e para tanto há a necessidade de uma pesquisa, hoje o líder espiritual não encontra em sua frente uma Jericó com muralhas  intransponíveis, mas há muitos desafios a ser vencidos, e se o conhecermos será bem mais fácil a nossa conquista.
- “conheça seus membros, conheça em oração”, conhecendo os membros, o líder pode saber como e quando usar as palavras. Nem todos agem da mesma forma diante de certas palavras. E “conhecer em oração” é basicamente orar pelo liderado, citando para Deus os seus problemas, dessa forma o líder se torna mais sensível ao que aflige o liderado.   

3.2.  Discipline quem precisar com sabedoria
- “antagonismos”, são oposições ao ministério, um líder vai enfrentar isso, muitas vezes por parte de algum liderado insatisfeito. Nem um líder por mais popular e carismático que seja pense que todos vão apoia-lo e concordar com todas as suas atitudes, sempre haverá oposição, e isso de certa forma não é de todo ruim.
- “terá de dizer “não””, essa é uma grande dificuldade para líderes carismáticos. Existem ocasiões que para o bem do grupo, o líder terá que fazer uso de sua autoridade de líder.
- “Toda congregação sofrerá retrocesso” não pode perder uma caixa de tomate por causo de um tomate ruim. O líder jamais pode passar a mão na cabeça de uma pessoa, seja quem for tem que receber a justa punição, pois do contrario beneficiaremos a um e prejudicaremos a uma multidão.
- “o caso de Acã é um clássico exemplo disso.”, se refere ao fato de o pecado ter ficado oculto, de forma que a congregação sofreu uma fragorosa derrota. Antes de se partir para a batalha as pendências devem ser resolvidas.

3.3. Busque a aprovação de Deus acima de tudo
- “Mas, ao descobrirem o engano”, o engano foi que os gibeonitas fingiram que eram de terras distantes e propuseram um acordo de paz, mas depois Josué descobriu que eles eram dali mesmo e agora teria que honrar o acordo.
- Não são poucos os líderes hoje que tomam decisões, fazem acordos e fecham negócios sem consultar a Deus. Por isso existem ministérios problemáticos e divididos.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “porque os tempos mudam e as situações também.”, mas Deus não muda, Ele sempre está pronto a ajudar ao líder que Lhe pede auxílio.
- Faça um resumo e relembre à classe os pontos mais importantes da aula.

Boa aula!

Marcos André – editor
Gustavo Matos – colaborador
Juliane Souza – colaboradora

Luiz Evaldo Barbosa - colaborador

2 comentários:

  1. o clube da teologia é uma benção na minha vida,eu louvo a Deus pela vida dos irmãos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.