sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 10 - Revista da Editora Betel


AULA EM 07 DE SETEMBRO DE 2014 – LIÇÃO 10
(Revista: EDITORA BETEL)

Um Líder em Crescimento Constante
Texto Áureo: Êxodo 18.25
 _________________________________________
 INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição apresente mais aspectos de liderança que podem ser colocados em prática na obra de Deus.
- “solidificada crescerá em todo o tempo”, uma liderança que trabalha sempre adquire conhecimento pela experiência e essa experiência fará com que haja o crescimento da liderança.
- “circunstâncias adversas”, essas circunstâncias são as dificuldades que a liderança passa na obra de Deus.
- “podem se tornar ferramentas”, aonde alguns líderes só enxergam dificuldades, outros enxergam oportunidades para o aprendizado e aquisição de experiência.
_______________________________________________
1. Aproveite melhor o seu tempo
- “maturidade necessita de tempo”, maturidade é o amadurecimento, o preparo, o desenvolvimento. Aqui está sendo afirmado que para se conseguir maturidade é necessário usar o tempo para consegui-la.

1.1.  Um líder deve se organizar e estabelecer alvos
- “estabelecer metas e objetivos”, aqueles que estão em função de liderança devem estabelecer suas metas, para que a falta de objetivos não resulte em perda de tempo.
- “perdem tempo e energia”, perder energia se refere ao desgaste que ocorre quando a liderança anda em círculos. Isso resulta em cansaço e fadiga, desanimando alguns membros.
- “metas a curto, médio, e longo prazo”, curto prazo, pode ser os objetivos para o ano corrente, médio prazo, podem ser os objetivos a serem alcançados num prazo de dois ou três anos e longo prazo, poderiam ser os objetivos para cinco anos ou mais.
- “instituiu ensinadores do Livro da Lei”, nota-se que ele tinha um alto grau de organização, descentralizando o trabalho e instituindo mestres para o ofício.

1.2. Um líder deve eleger prioridades
- “são essenciais para o sucesso.”, quando se trabalha em uma meta se faz aquilo que realmente importa, deixando trabalhos supérfluos para depois.
- “forma de se evitar muitos desperdícios”, esse desperdício além de outros, pode ser também o de tempo. Quando se trabalha em algo que não é urgente, perde-se o tempo de se realizar o que é essencial.
- “saberá fugir daquilo que lhe tira o foco”, existem atividades que desviam a atenção do líder, como entretenimentos, por exemplo.
- “ele era disciplinado”, ser disciplinados é ter a capacidade de seguir normas, um líder disciplinado segue as metas que ele mesmo estabelece para si e para sua liderança. Muitos estabelecem as metas, mas não tem a capacidade de segui-las.

1.3.  Um líder deve amar aquilo que faz
- “como se estivessem ali obrigadas”, algumas pessoas na igreja estão ali obrigadas, é uma obrigação que ela mesma se impõe, por diversos motivos.
- “a amarem o que fazem”, há quem diga que é impossível alguém conseguir se forçar a gostar de algo. Mas na prática é possível sim e uma dica seria a pessoa buscar as qualidades e benefícios do trabalho ao invés de procurar os defeitos.
- “isso não é trabalho, é uma fonte de vida”, algumas pessoas que declararam amar o que faziam viveram por muito tempo, isso se explica pela satisfação diária que essas pessoas tinham nas suas atividades.
- “John Maxwell”, escritor evangélico e conferencista. Mora atualmente na Flórida, EUA.

2.   Comunique o melhor de você
- ...

 2.1.  Um líder deve trabalhar com diligência
- “caminhos de Davi seu pai” caminhos de Davi seu pai. Aqui Davi é chamado de pai não por ter sido ele o pai de Josafá, mas porque ele foi o maior nome da árvore genealógica da família de Josafá.
- “não buscou a Baalins”, esses Baalins eram figuras de Baal.
- “zerar o que os líderes passados fizeram”, essa é uma forma de atitude política, onde uma pessoa tenta apagar a memória da outra.

2.2. Um líder deve ser fiel à organização que preside
- “mas podendo ser uma empresa”, os princípios de liderança cristã são aplicáveis em todo meio secular.
- “posto como modelo”, o princípio da liderança é esse, estar em condições de ser imitado pelos liderados. Um líder é aquele a quem as pessoas seguem

2.3.  Um líder deve ser sempre vigilante
- “darem vazão aos seus caprichos egoístas”,
- “tirar vantagens nas alianças com servos bem intencionados”, Acabe tentou se apoiar na aliança bem sucedida de Josafá, assim alguns maus líderes tentam se apoiar em outros por serem bem sucedidos, a fim de conseguirem objetivos particulares.
- “por não vigiar Josafá sofreu prejuízos”, a falta de vigilância acarreta grande prejuízo para os melhores servos. Sempre foi assim e sempre será, devemos nos guardar de alianças com aqueles que não estão na mesma visão espiritual.
______________________________________
3.  Aproveite melhor as oportunidades
- “Ele aproveitou para buscar a Deus”, assim como os reis de Israel eram bem sucedidos quando buscavam ao Senhor, da mesma forma os lideres espirituais atuais precisam descobrir esta verdade.

3.1. Um líder deve sempre buscar a Deus (2Cr 17.4)
- “Ele se deixou ser achado”, ninguém encontra Deus se Ele não quiser ser encontrado. A sinceridade de Josafá foi o segredo de ele ter sido atendido por Deus, “e buscar-me-ei e me achareis quando me buscardes de todo coração.” Jeremias 29.13.
- “essa foi a verdadeira força”, a verdadeira força foi buscar e ter encontrado a presença de Deus. Foi o grande diferencial na vida de Josafá e tem sido na vida de muitos líderes hoje.
- “podemos inferir”, inferir é colocar no texto algo que parece ter sido esquecido de ser mencionado, algo que dá a entender que ocorreu.
- “Josafá foi essa dádiva”, quem tem um líder comprometido com a obra, recebeu do Pai um presente. Nos tempo trabalhosos em que vivemos, encontrar um líder que dedicado e fiel a Deus é extremamente difícil.

3.2.  Um líder sempre ousa inovar e reformar (2Cr 17.6)
- “ele não usou suas próprias estratégias”, esse tipo de informação fala contra alguns líderes que aprenderam estratégias na vida secular e por isso deixa de consultar ao Senhor. Josafá não agia por impulso ou por vaidade pessoal, diria na direção de Deus.
- “exceto em casos raros”, exatamente há situações em que o grupo ou a igreja está muito prejudicado, alguns quase acabando e por isso necessitam de uma mexida total.
- “reforma e elimina o que precisa”, elimina o que precisa ser eliminado. Isso deve ser feito com um certo tempo e com um certo nível de cautela. Quando um líder recém empossado muda tudo no momento em que assume, ele começa a sofrer resistência.
- “ela era patrocinadora do paganismo em Judá”, nesse caso não havia o que se fazer, por mais cauteloso que o líder seja, ele não pode comungar com o pecado. O líder que está sob a direção de Deus não favorece ninguém, quem deve tem que pagar.

3.3. Todo líder de sucesso tem uma boa equipe (2Cr 17.7-8)
- “O avanço de uma boa liderança está em uma boa equipe”, ao contrário do líder centralizador, o líder que sabe coordenar bem sua equipe, faz com que seus liderados tenham prazer de trabalhar ao seu lado, o resultado disso é o sucesso.
- “uma equipe bem desenvolvida”, podemos citar Jesus, pois Ele nomeou pelo menos três equipes: uma de setenta homens para divulgar o evangelho, outra menor de doze homens para estar mais próxima dele e uma de três homens formada pelos mais chegados para o auxiliar nos assuntos mais prioritários.
- “trabalho pedagógico eficaz”, é o trabalho de ensino das Escrituras sagradas.
- “Josafá se fez representar e se reproduziu”, a sua equipe e organização fez com que ele fosse conhecido aos arredores de Reino, mesmo sem estar presente ele era lembrado.
- “legítimos representantes”, quem tem o cajado na mão não tem medo de perder lugar ou posição, sabe que quando delega autoridade para outro não está se diminuindo, ao contrario, está se multiplicando e se engrandecendo
______________________________________
CONCLUSÃO
- ““diligência”, que representa zelo, dedicação e amor “, se a liderança tiver esses conceitos em suas mentes então ela terá menos problemas a resolver e mais sucesso para comemorar.
- Relembre à classe, os pontos mais importantes da aula.

Boa aula!

Marcos André – editor
Gustavo Matos – colaborador
Luiz Evaldo Barbosa - colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.