INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 10 - Revista da Central Gospel

INCOMPLETO

AULA EM___DE______DE 2014 - LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel - nº 40)

Tema: OS MISTÉRIOS DO REINO E OS HOMENS DE VISÃO

Texto Áureo: Marcos 4.30
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição se concentre nas transformações que a mensagem do Reino pode operar nas pessoas. 
- “princípios variados acerca do Reino”, essas parábolas orientam as atitudes em situações recorrentes no Reino de Deus. Devemos considerar Reino de Deus como sendo o conjunto de coisas que estão a serviço de Cristo aqui, como a igreja, a família, os servos de Jesus, etc.
_______________________________________________
1. O JOIO E O TRIGO

1.1. O inimigo
- “silencio noturno”, quando tudo está calmo, o inimigo ataca de surpresa quando tudo parece estar tranquilo.

1.2. As sementes
- “O joio”, é uma planta semelhante ao trigo, a diferença fundamental é o grão, ou seja, o fruto. O joio é a representação de uma pessoa que entrou para o Reino, mas que tem a mente de Satanás.
- “depois da formação das espigas”, isso porque o joio não produz semente útil como a do trigo, assim são os joios lançados por Satanás no começo parece servir, mas depois não produzem nada.

1.3. Os servos
- “logo desejaram arrancá-lo”, os servos representam os obreiros de Jesus, muitas vezes são afoitos e querem logo tirar do corpo de cristo, aquele que está dando problemas.
- “arrancassem o trigo junto com o joio”, as vezes na igreja existe uma pessoa que julgamos ser joio, se tentamos arrancá-la, um outro irmão se sentirá decepcionado e sairá junto com o joio
- “o joio será queimado”, essa queima será no Juízo Final, por isso devemos hoje deixar os que são joio junto com os que são trigo e ensinar a todos a Palavra de Deus.

1.4. A interpretação do Mestre
- “foi apenas para os Seus discípulos”, porque não estava nos planos de Deus revelar ao povo naquele momento os mistérios do Reino.
_________________________________
2. O GRÃO DE MOSTARDA E AS AVES
- “vaticina o imperioso crescimento do Reino”, essa seria uma visão ampla, que diz respeito ao mundo inteiro, mas também pode ser comparado à mensagem do Evangelho semeada no coração de alguém, que cresce e faz com que essa pessoa que antes não era nada, agora passe a dar frutos e abrigue as aves.
- “sinaliza uma expansão atípica”, como o mostarda não vira árvore, então o Reino teria crescido de forma anormal, isso vai ser visto melhor mais a frente.
  
2.1. Considerações necessárias
- “jamais contradizia o ensinamento”, alguns irmão que pregam acabam trazendo analogias que entram em contradição com a Bíblia, deve haver cautela na pesquisa para a mensagem.
- “anunciar o que aconteceria a mensagem”, o quanto ela cresceria, o quanto seria boa para as pessoas e para o mundo.

2.2. O campo é o mundo
- “esta matriz analítica”, é o padrão de analogia usado anteriormente, nessa matriz é afirmado que o campo é o mundo, então vai ser usado assim em outros comentários e parábolas.
- “Satanás, nele, ainda lança suas sementes”, quer dizer que mesmo com oposição do inimigo o evangelho está crescendo nos corações e se espalhando pelo mundo.

2.3. O grão de mostarda que se fez árvore
- “uma hortaliça que se faz árvore”, Jesus expôs algo que foge a natureza acontecendo, comparando com o crescimento da Igreja nesses dois mil anos de história, entendemos que a parábola sugere que ela cresceu demais e apresenta um status que foge ao propósito.
- “tomaria proporções que fugiriam à essência”, hoje temos uma Igreja que cresceu sobremaneira, mas apresenta diversos problemas em muitas áreas. Existem cada vez mais crentes sociais que vivem uma vida cristã mais social do que espiritual e o cristianismo hoje cresce menos do que religiões como o islamismo, sem falar nos dons espirituais que são cada vez menos buscados.

2.4. As aves que se aninham nos ramos

- “figura dos falsos irmãos”, esses falsos irmãos se agregam ao Reino, divulgando doutrinas falsas como a teologia da prosperidade, triunfalismo e outras coisas mais.

                             INCOMPLETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.