terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 4 - Revista da Central Gospel



AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 4
(Revista: Central Gospel - nº 41)

Tema: ANTES DE DIZER SIM

Texto Áureo: Gênesis 24.67
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você orientará os alunos em algo muito importante que é a tomada de decisão e se prepare, pois nem todos os alunos concordarão com tudo que for falado.
- “atitude de rebeca”, além da atitude existem outras circunstâncias que mostram o caráter de Rebeca.
- “decidiu deixar sua família”, aqui já mostra o cumprimento uma das primeiras ordenanças sobre o casamento. Mc 10.7
_______________________________________________
1. EMOLÇÃO VERSUS RAZÃO
- “poderiam ser comprometidas”, a esposa de Isaque deveria ser alguém entendesse a sua origem e tivesse a mesma cultura sua, para não desvirtuá-lo da promessa. Foi assim com Salomão ao se casar com a filha de faraó. 1 Rs 3.1 e ainda hoje isso acontece com muitos jovens cristãos.
- “a moça não poderia ser Cananeia”, os rituais pagãos dos cananeus eram os piores da terra, havia práticas de sacrifícios de crianças e orgias.

1.1. As  escolhas, as bênçãos e as maldições
- “por esse motivo, preocupou-se”, ele viu que estava inserido em um projeto grandioso de Deus e por isso não poderia tratar a situação como um coisa qualquer, e nós ainda hoje estamos nesse projeto grandioso, por isso precisamos tratar a questão com a mesma preocupação.
- “tinha o seu valor”, não podemos negar que foi uma boa escolha, apesar de parecer arbitrário aos nossos olhos, mas devemos considerar que Isaque foi o único dos três patriarcas que decidiu ter uma só esposa, e vemos que ele não teve grandes problemas com esposas como tiveram Abraão e Jacó.

1.2. Atitudes irrefletidas, consequências imprevisíveis
- “decisões definitivas”, são decisões que não se deve ou não se pode voltar atrás, como a compra de uma casa, abertura de um,a empresa, mudança de emprego, uma faculdade, etc.
- “encadeamentos existenciais múltiplos”, quer dizer que essas mudanças vão mudar a vida da pessoa e vão mexer com o emocional, como acontece com o casamento.
- “peremptório”, aquilo que é decisivo.
- “orar a Deus pedindo sabedoria”, Deus não toma a decisão no nosso lugar, mas Ele nos dá entendimento para avaliar melhor a situação.
- “avaliar a responsabilidade”, avaliar a importância do empreendimento, e de der errado? O que se perde? Quem sai prejudicado?
________________________________
2. CRITÉRIOS PARA UMA BOS ESCOLHA
- “pessoas que tem consciência de seu compromisso com Cristo”, por isso todo jovem só deveria partir para uma vida matrimonial depois de sua convicção de fé e prática estarem bem resolvidas.
 - “origem marcada na época do namoro”, o namoro é o início de tudo, se um namorado(a) não é atencioso(a), não será depois de casado(a), se não é trabalhador(a), não será depois, etc.

2.1. Submissão à direção divina
- “de forma tão diretiva”, se refere a forma como o servo de Abraão conseguiu encontrar Rebeca, totalmente direcionado por Deus, geralmente não é assim hoje, Deus respeita nossas escolhas, mas Ele nos ajuda a ter os olhos abertos.
- “não são...os mesmos utilizados a milênios”, alguns crentes acreditam que Deus é quem escolhe o namorado(a) e futuro(a) esposo(a) de Seus servos. Mas Deus respeita nossas escolhas, Ele apenas nos orienta e revela onde será trabalhoso.

2.2. A benção dos pais
- “aptos a orientar”, se a família tiver debaixo da mão de Deus, os conselhos dos pais serão carregados de sabedoria e discernimento espiritual.
- “foi abençoada por sua família”, no mundo existe a prática de namoros escondidos e o famigerado “ficar”, que é o namoro de uma noite. Alguns crentes acabam se deixando levar por essas aventuras e algumas vezes terminam em grande decepção. O “ficar” pode ser algo passageiro e sem compromisso, mas a fama que as moças ganham permanece e no futuro lhes trarão consequências ruins.

2.3. A presença das marcas de Cristo
- “trago em meu corpo”, Paulo se referia às marcas dos acoites e perseguições que sofreu pelo nome de Jesus.
- “abriu mão de Sua própria glória”, quer dizer que Ele abriu mão dos atributos que divinos que não podem ser comunicados com a natureza humana material. Esses atributos são oniciência, onipresença, onipotência, preciência e outros.
- “paciência”, nós apresentamos paciência semelhante à de Cristo, quando somos injustiçados e decidimos aguardar em Deus a Sua justificação.
________________________________________
3. PERGUNTAS QUE PRECISAM SER RESPONDIDAS
- “apelos midiáticos”, são os apelos da mídia, onde prolifera o sensualismo.

3.1. O que é jugo desigual
- “não nivelamento, sobretudo, da fé”, nivelamento é estar no mesmo padrão, quando a fé não está no mesmo padrão, os conjugues caminham em harmonia, no caso dos conjugues, se um tem um tipo de fé e o outro não, um acaba prejudicando o outro, não é difícil a fé cristã converter o conjugue, mas a caminhada pode ficar muito prejudicada e levar anos para o problema ser reparado.
- “por si só, não habilita ninguém”, está dizendo que não adianta os conjugues terem a mesma fé, é necessário haja ou que surja o amor, se os namorados ou noivos não sentirem a evolução do relacionamento para o amor então devem analisar bem a decisão de se casar.

3.2. Afinal, qual a diferença entre o amor verdadeiro e o falso amor (paixão)?
- “a quem o nutre”, indicando que o amor deve ser alimentado.
- “buscar seus próprios interesses”, quando o amor surge no coração, a pessoa começa a agir pensando na pessoa amada.
- “é passageiro”, quando a pessoa apaixonada assume uma outra realidade diferente daquela que ocasionou a paixão, então esse sentimento começa a desaparecer rapidamente.

3.3. Sexo antes do casamento. Pode?
- “tornem-se pais precocemente”, antes de estarem preparados para essa difícil tarefa de criar filhos. Muitos jovens perdem boas oportunidades na vida devido a gravidez e gastos adicionais com filhos.
- “maturidade”, é a sabedoria pela experiência que se adquiri com o tempo.
- “gera casamentos para salvaguardar a reputação”, se refere ao que ocorre com alguns jovens que após terem relações sexuais são obrigados a se casarem para não trazer escândalo para a família.

3.4. À luz da Bíblia, “ficar” é uma atitude correta?
- “traduzir suas palavras em ações”, seria praticar o que se fala, nós cristãos repudiamos a hipocrisia e não aceitamos que alguém afirme algo e não faça o que afirmou. Outras religiões não colocam essa falha nas mais graves, mas para o crente isso é inadmissível.
- “não ficam por razões óbvias”, note que “ficam” está em itálico, por se referir ao ato de ficar uma noite, ou durante uma festa.

3.2. Como identificar a pessoa certa
- “uma escolha acertada”, os filmes e as novelas ensinam que as pessoas devem seguir seu próprio coração, mas a Bíblia alerta que o nosso coração é enganoso. Jr 17.9
- “conferir a mística”, se refere a ideia que muitos crentes defendem de que Deus revela ao crente qual o conjugue. A lição ensina o que também acreditamos, que a decisão é da pessoa, Deus pode até alertar se uma escolha vai trazer problemas futuros, mas Ele não impede a pessoa de fazer a sua escolha.
- “em que pese o fato da pessoa ser salva”, está afirmando que a salvação da pessoa, seu compromisso com a palavra e sua maturidade devem ser levados em conta na hora da escolha.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “modelo divino para a sexualidade”, parece se referir a constituição familiar, pai, mãe e filhos.
- “completude como ser humano”, se refere ao ser humano com seu conjugue, pois parece que para Deus o ser humano completo deve estar com seu conjugue em família. Mt 19.5
- Acreditamos também que o Espírito Santo pode trazer alguém como o servo de Abraão trouxe uma esposa para Isaque. Mas cada um fará a sua própria escolha, só não poderá reclamar com Deus depois.

Boa aula!


Marcos André – professor

9 comentários:

  1. Obrigado Professor/Pastor Marcos...
    Está postegem com antecedência, nos ajudou eeeeee mmmuuuuuiiiiiitttttooooo.
    Que Deus continue a recompensá-lo em todas as áreas de sua vida.
    Um Gigantesco abraço fraterno e continue na Paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém varão, espero poder publicar sempre com antecedência para vocês e muitos outros irmãos que são leitores assíduos do CLUBE DA TEOLOGIA. Paz de Cristo e muita saúde pra você e sua casa.

      Excluir
  2. Me ajudou também... Muito rico esse complemento....
    Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão, estou trabalhando bastante para melhorar a qualidade desse trabalho. Ajude em oração aí!

      Paz.

      Excluir
  3. Tem ajudado na ministração na EBD. Deus continue te usando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória. Deus está no controle. Continue usando nossos esboços. Obrigado pela consideração abençoado.

      Paz.

      Excluir
  4. a paz do senhor amado irmão gostaria de pedir ao amado irmão se puder continue com seus esboços pos estou lecionando na escola biblica e seus esboços estao fazendo uma falta muito grande ... por favor irmao ja estou na liçao 7 e nao consigo achar seus esboços nos ajude e Deus estara te engrandecendo o nome nas terras que Deus o abençoe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou continuar sim irmã Rose, amanhã vou fazer o da lição 8 e semana que vem eu publicarei eles mais cedo.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.