INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 31 de janeiro de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 5 - Revista da CPAD

INCOMPLETO

AULA EM 01 DE FEVEREIRO DE 2015 – LIÇÃO 5
(Revista: CPAD)

Tema: Não Tomarás o Nome do Senhor em Vão

Texto Áureo: Levítico 19.12
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição note que o “tomar o nome do Senhor em vão”, é se referir a Ele em juramento.
- “juramentos triviais em coisas efêmeras”, é o juramento por motivos bobos, sobre assuntos sem importância. Isso tornava o nome sobre o qual foi jurado sem importância.
- “cada um deve falar a verdade”, quando a pessoa profere mentiras, logo é descoberta, e dessa forma a palavra da pessoa perde valor, quando ela diz a verdade ninguém acredita e isso o Senhor não quer para o seu povo.  
__________________________________________
1. O NOME DIVINO

1. O nome.
- “para mostrar o caráter e a índole”, geralmente os pais davam o nome mediante a alguma circunstância incomum que ocorria na gravidez ou no parto.
- “caso de mudança de nomes”, a pessoa poderia mudar o seu nome diante da sociedade, devido a alguma mudança em sua vida, como foi o caso de Saulo de Tarso que a após o envolvimento na obra de Deus, passou a ser chamado de Paulo.
- “revela suas obras e atributos”, os nomes de Deus foram dados na Bíblia de acordo com a forma de Deus agir.

2. Nomes genéricos.
- “nomes genéricos”, são chamados de genéricos por que eram usados para designar as divindades pagãs.
- “tradução do hebraico para a nossa língua”, é a tradução de João Ferreira de Almeida.

3. Nomes específicos.
- “nomes específicos”, são chamados específicos por serem usados somente para se referir a Deus.
- “YHWH, Yahweh, Javé ou Jeová”, do tetragrama se originou os nomes Yahweh, Javé ou Jeová. O tetragrama é o termo “Eu sou o que sou”, que foi a forma que Deus mandou Moisés o identificar para os filhos de Israel:


“Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” Êxodo 3:13-14

Dessa identificação de Deus surgiu o tetragrama sagrado YHWH
- “emprega "SENHOR", com todas as letras maiúsculas”, professor(a), aqui é interessante pedir para os alunos abrirem as Bíblias em algum versículos onde aparecem o nome grafado dessa forma “SENHOR”. Ex.: Salmo 113.1, convém se lembrar que só a versão corrigida de Almeida aparece grafado dessa forma.
_____________________________________________
2. O NOME QUE SE TORNOU INEFÁVEL
- “inefável”, é o que não se pode expressar com palavras.

1.  A pronúncia do nome divino.
- “desde o período interbíblico”, foi o período entre o ultimo profeta do Antigo Testamento até o tempo de Cristo, aproximadamente uns 400 anos.
- “permanece impronunciável”, ele se tornou impronunciável porque os judeus perderam a pronúncia, hoje não se sabe como se pronuncia.
- “não violar o terceiro mandamento”, quando Deus deu os mandamentos os judeus logo entenderam que era a esse nome que se referia o terceiro mandamento, e por isso não o pronunciaram mais, apenas passaram a representá-lo pelas letras do tetragrama.
- “A escrita hebraica é consonantal”, quer dizer que não possui vogais, apenas consoantes.

2.  Jeová ou Javé?
- “a pronúncia antiga do nome é Yahweh”, é só uma questão de pronúncia, a forma correta seria Jeová (usada na tradução de Almeida), mas a pronúncia mais correta seria Iavé, ou Javé (que é usada na Bíblia católica).

3. O significado.
- “EU SOU O QUE SOU”, dessa frase surgiu o tetragrama YHWH, o nome de Deus surge de termos humanos por ordem do próprio Deus, pois Ele mandou Moisés apresentá-lo como o “EU SOU”, Ele quer ser reconhecido pelo que Ele é, e não somente pelo que pode fazer ou pelo que pode dar.

                                 INCOMPLETO

2 comentários:

  1. Paz do Senhor, o senhor terminá a aula V da CPAD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E varão, eu até queria terminá-la, mas meu computador deu pal e estou usando o do meu filho, não vai ser possível finalizar aquele esboço.
      Paz de Cristo e me perdoe.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.