INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 21 de fevereiro de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 8 - Revista da Central Gospel

INCOMPLETO

AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 8
(Revista: Central Gospel - nº 41)

Tema: A FACE OCULTA DO ADULTÉRIO

Texto Áureo: Hebreus 13.4
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição recomendo que você leia os textos de 2 Samuel 11 e o 12, para estar inteirado acerca dos fatos de Davi e Bete-Seba.
- “um dos nomes mais importantes”, por ter sido ele quem unificou as tribos, conquistou Jerusalém e escreveu a adoração ao Senhor (Salmos) e muito mais.
- “foi um exemplo de fidelidade...transgrediu”, nesse ponto cabe uma orientação aos alunos, que não devemos confiar demasiadamente em todos que são exemplos de boa índole, pois todos estão sujeito à tentação e todos somos falhos.   
_______________________________________________
1. DAVI, URIAS E BATE-SEBA
- “déspota oriental”, “déspota” significa governante autoritário e é chamado de oriental porque a Palestina fica na região do Oriente Médio.

1.1. Negligência
- “delegou essa tarefa a terceiros”, negligenciar é deixar de fazer algo da sua responsabilidade, no momento em que Davi negligenciou a tarefa que era dele, abriu a guarda para Satanás agir na vida dele, isso acontece hoje quando um crente deixa de trabalhar em algo na obra de Deus, se acomoda em casa, então o inimigo vem lançar as tentações.

1.2. Insensatez e imprudência
- “a concupiscência...apoderou-se dele”, concupiscência é o desejo exagerado da carne, a concupiscência pode se tornar incontrolável. A atração que Davi sentiu poderia ter sido evitada se ele tivesse ido para a guerra com seu exército. Porém como ele já tinha errado e estava no local da tentação, então ela deveria estar em oração, e a Bíblia afirma que: “E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava...” 2 Samuel 11:2
- “e se deitou com ela”, é provável que Bete-Seba tenha concordado, pois o texto não mostra que Davi a obrigou ter relação com ele.

1.2.1. Acontecimento inesperado
- “interlúdio”, seria algum fato que tivesse ocorrido entre esses dois versículos, mas sabemos que houve um intervalo de tempo, pois ela não ficou grávida no dia seguinte.
- “marca o início do drama”, uma campanha militar como a que Urias estava poderia durar meses e até anos, Urias poderia voltar e encontrar sua esposa com uma barriga grande.  

1.3. A tirania
- “a solução encontrada”, quer dizer o “plano traçado”, Davi armou uma estratégia diabólica.
- “não contava com a fidelidade de seu soldado”, Urias achou um absurdo ele dormir em casa, enquanto seus irmãos estavam no campo de batalha 2 Sm 11.11
Só esse fato deveria comover o coração de Davi, mas ele estava cego pela concupiscência.

1.3.1. Um abismo chama outro abismo
- No Salmo 42.7 é feita essa afirmação de Davi: “Um abismo chama outro abismo”, quer dizer que uma mentira leva a outra e por aí vai, Davi relata esse aprendizado que ele adquiriu na pele.
- “tornou-se uma possibilidade real”, se refere à morte de Urias, agora na atual conjuntura Davi já considerava a hipótese de Urias perder a vida.
- “portasse a carta...sentença de morte”, na carta continha instruções para Joabe a fim de que Urias morresse em combate.

1.4. Soberba
- “um dos atos mais dignos de um monarca”, naquela época as viúvas não tinham nenhum auxílio dos governos, por isso ficavam totalmente desamparadas, quando o rei a tomou por esposa a viúva de Urias parecia um ato de favor, pois ele já tinha várias esposas e poderia parecer que ela seria apenas mais uma.
- “viria a trazer-lhe projeção”, isso é somente uma suposição, não se sabe se Davi tinha esse interesse.

                                  INCOMPLETO

2 comentários:

  1. Por favor amado irmão sou nova em ministrar escola biblica minha igreja é carente eu também por mais que me esforce também tenho muita dificuldade não que a revista seja dificil de interpreta-la é que o conhecimento é pouco mesmo estou dando tudo de mim mas, com o esboço a aula tem uma direçao melhor estarei dando justamente a aula n. 08 que veio incompleta rsrrsrsrsrsr mas tudo bem que Deus continue te orientando e derramando bençãos sem medida sobre ti e seu ministeri... A paz !

    ResponderExcluir
  2. Pena irmã, mas eu não posso retomar ele, estou muito ocupado, mas para a próxima semana vai estar completo. Desculpe não poder ajudá-la mais. Paz de Cristo.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.