sábado, 11 de abril de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 2 - Revista da Central Gospel

INCOMPLETO

AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 2
(Revista: Central Gospel - nº 42)

Tema: A CONQUISTA DA TERRA PROMETIDA

Texto Áureo: Josué 1.11
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição explique os fatos históricos sempre salientando o poder de Deus, evite explicações de autores liberais que tentam formular hipóteses para os grandes milagres de Deus naquele período.  
- “Hexateuco”, seria o conjunto de seis livros, sem a característica de lei e sim registros históricos da formação da nação.
- “uma figura quase onipresente”, a onipresença é o atributo que significa presença em tudo. É um atributo exclusivo de Deus. Aqui é um exagero de linguagem para dizer que Josué está presente em todos os eventos nesse livro.
- “primeira geração pós-cativeiro”, são os judeus que nasceram no deserto.
_______________________________________________
1. PROMESSA ESTENDIDA À GERAÇÃO PÓS-CATIVEIRO
- “não.9.

1.1.  Uma promessa contínua
- “começa com uma promessa”, o Senhor levanta o ânimo de Josué com essa promessa. Uma das formas mais eficazes de nos animarmos na obra de Deus é estarmos conectados com Suas promessas.
- “observar alguns preceitos”, nada recebemos de mão beijada, é necessário conquistar lutar, chame a atenção dos alunos nisso, comente que a primeira recomendação de Deus é que ele se esforce.
________________________________
2. A CONQUISTA DE JERICÓ
- “enviar dois espias”, notemos que a espionagem é praticada a muito tempo e muito necessária, a palavra dos espias podem animar ou desanimar uma campanha. Nm 13.31-33
- “Raabe sabia que Deus havia dado aquela terra”, ela não teve uma revelação especial, ela deduziu pelo que conhecia, pois a história das pragas no Egito e a travessia do Mar Vermelho tinha corrido por toda parte.

2.1. A travessia do Jordão
- “o rio interrompeu seu curso”, o rio passou a ter a água represada, como um dique. Dessa forma eles teria uma parede d’água de uma lado e do outro estaria seco, enquanto no Mar Vermelho eles tiveram duas paredes d’água.

2.1.1. Resposta do povo o milagre
- “como memorial”, a função seria lembrar, sempre que alguém passasse por ali e visse aquelas pedras às margens do Jordão, lembrariam da história de seus pais, de que o povo atravessou o Jordão com o pé seco.
- “celebraram a Páscoa”, na havia mais pressa para a conquista, eles aprenderam que as bênçãos de Deus se conquista no tempo Dele e a melhor coisa é se comportar como vencedor.

2.2. A destruição de Jericó
- “o portão de acesso”, na verdade o povo poderia entrar por qualquer parte, mas vencer de cara a cidade mais fortificada de Canaã seria uma recado desanimador para todas as outras cidades.
- “exatidão litúrgica”, liturgia significa “organização de eventos”, aqui está dizendo que o número set aparece como se os eventos previsto estivessem organizados liturgicamente, obedecendo uma ordem espiritual. E sabemos que foi exatamente isso.
_________________________________
3. TEMPO DO APRENDIZADO
- “segundo eles eram poucos inimigos”, dessa vez o efeito foi exageradamente inverso, eles tranquilizaram Josué até demais. Josué ficou tão tranquilo que nem consultou a Deus e enviou uns três mil homens. Ensine que não se deve ir a luta sem antes consultar a Deus. Se Josué tivesse consultado Deus o teria avisado do anátema escondido.

3.1. A derrota em Ai
- “tomou das coisas condenadas”, os bens materiais de Jericó foi chamado de anátema, que era algo separado para a destruição, não podia ser tomado. Ainda hoje no mundo existem coisas condenadas por Deus, mas alguns crentes insistem em esconder consigo, muitas lutas são perdidas por conta disso.

3.2. A renovação do altar
- “renovou os altares”, é representação de renovar a aliança com Deus.
- “rememorou a Lei”, trouxe a Lei a memória outra vez, a renovação de uma aliança não deve ser feita somente com o desejo no coração, mas deve haver atitudes que realmente demonstre o arrependimento.

4. ATAQUES INIMIGOS
- “fingiram-se de retirantes”, o plano era fazer aliança como se fosse de longe, dessa forma eles conseguiriam, pois Josué não havia sido proibido por Deus de ter aliança com os povos distantes.  
- “exigindo, portanto, uma consulta ao Senhor”, mais uma vez Josué errou ao deixar de consultar a Deus. É preciso consultar a Deus também sobre as alianças.

4.1. Israel lutou uma batalha que não era sua
...

5. GUERRAS E CONQUISTAS
- “politeísmo”, a idolatria estava na cultura do povo em geral, mesmo que eles acabassem com os adultos e velhos, no futuro os filhos deles tornariam à idolatria. Professor(a), analisar os fatos passados com a visão humanista atual é muito difícil. Hoje não aceitamos muitas coisas que eram comuns naquela época e toleramos outras que eram imperdoáveis naquele tempo. Entende-se que o que Deus mandou fazer era necessário para aquele tempo.

5.1. Repouso

- “mais lenta e menos ativa”, quer dizer que a narrativa fica tediosa ou menos interessante, porém considerando que os livros históricos servem para mostrar os fatos da formação da nação de Israel, entendemos que não foi escrita para agradar ao leitor, mas nos agrada saber que Deus estava no controle de tudo e providenciou que essa história chegasse a nós hoje.

                                   INCOMPLETO

6 comentários:

  1. estou aguardando o esboço da lição 3 por favor meu professor me ajude rsrs (se possivel) desde já agradeço e que DEUS continue a te abençoar. irmã nice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, sua vitória está chegando vaso, rsrsrs, Deus estive acamado esses dias, por isso está atrasando, mas o Espírito Santo já deu vitória.

      paz de Jesus

      Excluir
  2. Parabéns irmão, pelo comentário da lição dois, notei que o senhor é autentico e não se preocupa em agradar, me refiro a sua posição quando se refere o que o comentarista da lição escreve dizendo que Josué é uma figura quase Onipresente. DEUS continue lhe abençoando grandemente, sou professora da Escola Bíblica e os seus comentários tem me auxiliado muito. A paz de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário tão bem elaborado. Na verdade eu falei mais com a intenção de explicar. O negócio está estreito mesmo é nas lições da Betel.

      Paz.

      Excluir
  3. kd o 5.2. A escolha certa? precisando pra finalizar essa liçao,Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não será possível concluí-la irmão. Peço a compreensão do amado irmão.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.