INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 25 de fevereiro de 2017

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 9

INCOMPLETO

AULA EM 26 DE FEVEREIRO DE 2017 – LIÇÃO 9
(Revista: CPAD)

Tema: Fidelidade, firmes na fé

Texto Áureo: 2 Tm 2.13
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição mostre aos alunos a importância de ser fiel de se guardar do pecado, da idolatria e heresias.
- “como oposições, ou seja, contrárias à fidelidade”, ou seja, se a fidelidade fala de ser fiel, a idolatria e heresia falam de traição, exatamente o contrário.
- “até o dia em que nos encontraremos com o Senhor”, é uma fidelidade contínua, sem falhar. No mundo em que vivemos está cada vez mais difícil.
_______________________________________
I - O SIGNIFICADO DE FIDELIDADE

1. Definição. 
- “característica do que é fiel”, ou seja ser fiel e ter fidelidade é a mesma coisa.

2. A fidelidade como fruto do Espírito.
- “é desenvolvida em nós pela ação do Espírito Santo”, quer dizer que Ele faz brotar em nós o desejo de sermos fieis. Se alguém não possui o Espírito Santo não consegue manifestar essa fidelidade em sua vida, alguns se disfarçam de fieis, outros não se importam em demonstra sua falta de fidelidade.
- “ter uma maior comunhão com Ele, mediante a leitura da Palavra”, pela Bíblia passamos a conhecer a vontade de Deus e assim poderemos ser fieis.

3. A fidelidade de Deus.
- “um dos atributos morais de Deus”, alguns dos atributos morais de Deus são santidade, retidão, bondade, justiça, benevolência, paciência e outros.
- “a mesma atitude de lealdade que Ele tem para conosco”, ele nos deu a salvação em Cristo e a mantem ao nosso alcance até hoje, isso é fidelidade de Deus em relação a nós.
- “e às heresias que tão de perto nos rodeiam”, encontramos esses males no mundo em que vivemos o tempo todo, está na TV, nas redes sociais, nos jogos eletrônicos e na maior parte da internet.
- “sejam pessoas, sejam objetos”, atualmente se idolatra de tudo, desde filhos a celulares, é preciso não deixa que essas coisas ou pessoas sejam mais importantes para nós do que Deus. Por mais que alguém afirme que o celular não é mais importante do que Deus em sua vida, na prática ele desprende mais tempo utilizando o celular do que se ocupando com as coisas de Deus.
_________________________________
II - IDOLATRIA E HERESIA: UM PERIGO À FIDELIDADE

1. O que é idolatria? 
- “proveniente da falta de conhecimento das Escrituras”, e também de uma fraqueza humana em não consegui ter comunhão com o Criador que não pode se visto com os olhos naturais.
- “diversas vezes se deixaram levar pela idolatria”, isso porque Deus não era visto por eles constantemente, mas de tempos em tempos, porém os ídolos estavam o tempo inteiro. Eles não tinham a fé que é a confiança e esperança no que não se pode ver.
- “todos os reis do Reino do Norte fizeram o que era mal”, cada rei do Norte deixou o Senhor e seguiu a idolatria, por isso as tribos do norte foram dispersadas e desapareceram na história.
- “institucionalizando a idolatria em Israel”, fazendo com que a idolatria passasse a ser parte do estado.

                                    INCOMPLETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.