INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9


AULA EM 26 DE FEVEREIRO DE 2017 – LIÇÃO 9
(Revista: Editora Betel)

Tema: A geração que fracassou na Terra da Promessa

Texto Áureo: Ec 1.4
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição busque comparar a nossa luta para chegar ao céu com a luta da geração de José para conquistar a Terra Prometida, e como a geração seguinte deixou de lado aquela coragem.
- “curta demais para tudo realizar”, por isso não podemos ficar perdendo tempo com coisas inúteis, discussões, brigas e atividades que acrescentam nada na obra de Deus.
- “cada uma depende da outra para concluí-lo”, além de não perdermos tempo, precisamos manter a unidade entre as gerações, essas se encontram na igreja. Dentro da congregação tem vários grupos, crianças, jovens e adultos, são gerações diferentes dependentes entre si.    
__________________________________________
1. Fidelidade de um e o sucesso de outro
- “A geração pós-Josué jamais compreendeu”, notamos que a geração que veio depois de Josué não possuía um líder a altura dele, por isso tem se discutido muito acerca da necessidade de se preparar líderes para a geração futura.

1.1. Os desafios de nossa geração.
- “mudanças de nossa geração que passa, outra surge com novos desafios”, são mudanças tecnológicas e de comportamento social. Cada dia tem se tornado mais comum e aceitável coisas que até pouco tempo era abominável aos olhos da sociedade.
- “aprovam os casamentos de pessoas do mesmo sexo”, em alguns países que não aprovam esse tipo de casamento, alguns homossexuais tem conseguido na justiça os benefícios como se casados fossem.
- “entre jovens e não-casados era visto como desonroso”, um período em que se preservava a virgindade, atualmente é visto como algo retrógrado e sem valor. Novelas como a “Malhação” colocam o tempo todo, jovens falando sobre experiências de relação sexual, como sendo algo absolutamente normal.

1.2. Cada geração nasce com uma responsabilidade.
- “a seguinte geração pouco herdou da herança espiritual”, voltamos a lembrar a falta de se ter preparado um líder para o futuro assim como Josué foi aprendendo ao lado de Moisés. Notamos que Josué não prepara ninguém e isso influenciou toda uma geração.
- “houve muitas conquistas, mas não todas”, quer dizer que Josué não conseguiu conquistar toda a terra que o Senhor havia dado a eles.
- “morreu também seu legado”, legado é aquilo que é deixado após a morte ou saída de alguém. Quando os filhos não seguem os mesmos passos de seus pais, tudo o que eles deixam são jogados para escanteio.
O legado da geração de Josué é a fé e a obediência.

1.3. Toda geração possui uma missão.
- “a minha propriedade peculiar”, seria pertencer a Deus. Essa promessa foi feita por Deus a seu povo. Nós recebemos de Deus essa promessa para nossas vidas.
- “reino sacerdotal e povo santo”, sacerdote era aquele por quem as pessoas consultavam a Deus. A nação de Israel deveria ser o povo a quem as outras nações viriam para consultarem o Senhor.
_____________________________________________
2.  Por que fracassa uma geração?
- “sem achar que deveria conhecê-Lo”, assim caminham muitos nas igrejas, tomam Santa Ceia, porém sem conhecer o Senhor dos Exércitos.

2.1. Viver sem comunhão com Deus.
- “nasceu livre, em uma terra abundante”, a tranquilidade demasiada pode causar a acomodação.
- “experiências significativas com Deus”, ninguém pode afirmar que conhece alguém sem ter passado experiências com essa pessoa, assim também funciona com o Senhor, só se conhece Deus de verdade se viver uma vida devocional com Ele.
- “consciência de sua necessidade de Deus”, significa reconhecer que precisa de Deus, mais do que tudo.
- “não precisavam tanto de Deus quanto seus pais precisaram”, é um engano achar que os outros precisam mais de Deus do que nós. Todos precisam de Deus do mesmo jeito.


2.2. Viver sem compromisso.
- “para os próprios deleites empobrece a nossa existência”, a nossa existência se torna especial quando ela beneficia outros, quem luta só por si não marca o seu tempo e não será lembrado depois.
- “criticar ou desfazer o que foi feito antes”, aqui se refere às obras que os antepassados fizeram antes de nós, uma obra semelhante aos servos de Deus da época de Josué.
- “dar continuidade e seguir adiante com o plano”, se refere ao plano de conquista da Terra Prometida, a geração que veio depois de Josué deveria ter dado continuidade ao projeto de conquista da terra. Assim também nós temos que dar continuidade em conquistar a nossa Terra Prometida, o céu.
- “preparando outras gerações”, aqui está a chave que faltou na geração de Josué, preparo da geração seguinte. Eles estão entre nós, são os jovens de hoje, os adolescentes.

2.3. Viver sem conhecer a Deus é desperdiçar a própria vida.
- “pois seus pais eram seus espelhos”, eles tinham neles o exemplo do que acontece quando saímos da direção de Deus, dessa forma tinham mais chance de sucesso.
- “O conhecimento de Deus”, isso pode acontecer dentro de casa, quando um pai alcança uma intimidade com Deus ele deixa como legado para o filhos o conhecimento do caminho que leva até a Deus, cabe ao filho trilhar.
- “famílias inteiras estão sendo dizimadas”, o sistema mundano destrói casamentos, pois ele promove o sensualismo e a busca desenfreada por dinheiro.
- “O conhecimento de Deus vai além de saber que Ele existe”, é adquirir intimidade, viver experiências com o Criador, seguir Sua orientação, andar nos seus caminhos através da Sua Palavra.
________________________________________
3. Uma geração pode afetar a outra
- “Problemas, somente isso”, assim está ocorrendo com as reservas naturais do planeta, a geração atual está deixando um problemão para o futuro.
- “enviava um libertador a cada período de tempo”, toda vez que eles clamavam a Deus o Senhor mandava o libertador.

3.1. Sem legado só restarão ruínas.
- “fizeram parte do DNA da geração da época dos juízes”, quer dizer que receberam como herança o descompromisso com a benção de Deus.
- “hoje não passam de lembranças”, quem desenvolve um trabalho importante deve preparar os que darão continuidade.
- “mercados, museus e até ferrovias”, se refere às igrejas centenárias da Europa, onde muitas que não ficaram em ruínas foram vendidas e se tornaram em estabelecimentos para outras práticas.

3.2. Povo sem sucessão é povo sem sucesso.
- “recebeu uma capacitação da parte de Moisés”, ele andava sempre ao lado de Moisés aprendendo das suas experiências e adquirindo a capacidade de liderar.
- “não há registros de ter preparado outro”, quando lemos Josué não lemos sobre ninguém o acompanhando como ele acompanhou Moisés. Quando ele morreu o povo ficou sem um chefe.
- “cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos”, nós sabemos muito bem o problema que isso deu, quando alguém não está debaixo da autoridade de um líder, começa a fazer o que acha melhor e como o coração do homem é enganoso essa pessoa cai em muitos erros.

3.3. Povo sem herança espiritual é povo sem perspectiva.
- “até os seus libertadores eram oscilantes”, até os que Deus levantava para libertar o povo tinham problemas em se firmar na fé, um exemplo disso foi Sansão.
- “quando morria um juiz o povo caia na mesma desgraça”, esse tempo nos mostra que o povo não pode ficar sem um líder espiritual, por isso somos contra o movimento dos crentes desigrejados que tem crescido muito no nosso país e até fora dele.
- “mas quem é o Senhor que o salvou”, na atualidade os crentes buscam as bênçãos de Deus e só reconhecem que Deus está presente em algo se ocorrer alguma maravilha, isso porque ignoram o conhecimento de Deus. Querem um Deus que dá e não um Deus que é.

CONCLUSÃO
- “porque deixou o Senhor e serviu a deuses estranhos”, e fizeram isso várias vezes até se findar o tempo dos juízes e continuaram fazendo no período dos reis até o cativeiro. Só o cativeiro lhes ensinou o que significa estar afastado de Deus.
- “mesmo estando no lugar em que Deus nos colocou”, um exemplo bíblico para essa afirmação é esse versículo:
“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” 1 Co 10.12
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO

1. O que empobrece a nossa existência?
R: Viver apenas para si e para os próprios deleites (Jo 4.36-38).

2. O que pode frear o mal?
R: Um retorno à Palavra de Deus (Os 4.6).

3. O que fez parte do DNA da geração dos juízes?
R: O descompromisso e a insensatez (Lm 5.7, 17).

4. O que Josué não preparou?
R: Nenhum outro líder para dar seguimento à obra que realizava (Dt 34.9).

5. Qual a primeira grande tarefa de um salvo?
R: Conhecer quem é o Senhor que o salvou.

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.