INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 24 de março de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Conteúdo da Lição 13


AULA EM 26 DE MARÇO DE 2017 – LIÇÃO 13
(Revista: Editora Betel)

Tema: Os últimos dias serão tempos trabalhosos e de apostasia

Texto Áureo: Hb 12.1
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), esta lição nos ensina a viver e a crescer na presença de Deus.
- “cada vez mais nítidos em nossa geração”, diante de tantos sinais acredita-se que o Senhor virá se não na nossa geração, na próxima. São acontecimentos no mundo, acontecimentos em Israel e até mesmo dentro da Igreja.
- “estar firmes e vigilantes”, vigilantes aqui tem duas finalidades, vigiando os sinais dos tempos e vigiando com as tentações para não perdermos a nossa salvação.
__________________________________________
1. A malignidade da geração dos últimos dias
- “descreve a qualidade da geração vigente”, da geração dos dias atuais, como se Paulo estivesse vendo hoje o que está acontecendo.

1.1. Homens amantes de si mesmos.
- “vida centrada em si mesmo”, é o egocentrismo, o ser humano buscando por si mesmo.
- “essência do cristianismo não é entronizar o eu”, a visão do Evangelho é o amar a Deus e ao próximo, devemos valorizar mais o próximo em detrimento de nós mesmos.
- “Nenhum ensino nas Escrituras nos admoesta a amar a nós mesmos”, em muitas pregações e canções é enaltecido o ser humano, o eu. Hoje em dia pessoas recebem a Jesus pensando no que podem receber Dele.

1.2. Homens presunçosos e soberbos.
- “os homens serão presunçosos”, presunçoso é a pessoa que acredita ser alguma coisa.
- “tem alto conceito sobre si mesmo.”, o presunçoso se acha alguém capaz de muitas coisas.
- “Aliado ao presunçoso está o soberbo”, um pecado puxando outro. Se não vigiarmos faremos os dois papeis.

1.3. Homens desobedientes aos pais.
- “tempo de insubmissão à autoridade paterna”, muitos jovens hoje se moldam a esse sistema e vão aos poucos introduzindo esses costumes dento das igrejas.
- “tinham como de grande valia os deveres com os pais”, quer dizer eles valorizavam essa conduta de respeitar os pais e de honrá-los.
- “De repente, uma revolução ocorreu na sociedade”, quer dizer que a sociedade mudou muito rápido, pois de vinte anos para cá notamos que o comportamento dessa sociedade está cada vez mais pervertido pelo pecado.
- “quando a juventude perde todo o respeito pelos mais velhos”, se uma juventude não respeita os mais velhos que tipo de jovens eles vão produzir no futuro?
- “é o elixir da longevidade”, o respeito aos pais é um mandamento com a promessa de vida longa. De fato é muito grande o índice de mortes entre os jovens dessa sociedade moderna.
_____________________________________________
2. A escória de uma geração
- “composta por pessoas sem afeto natural”, obviamente nem todas as pessoas são assim, mas o texto se refere à maioria da população dos nossos dias.

2.1. Amigos dos deleites e inimigos de Deus.
- “um amigo traia o próprio amigo”, desde a época de Roma como império a ocorrência de traição era comum na sociedade e não mudou muito de lá pra cá.
- “levados por uma paixão obstinada”, pode se referir às paixões sentimentais de um homem por uma mulher, como também pode estar falando de ideais e projetos.
- “tornam-se imprudentes e insensíveis”, eles se descuidam de suas vidas espiritual e não percebem quando o inimigo lança as armadilhas.

2.2. Apenas aparência de piedade.
- “aproximar-se de Deus é estar pronto para experimentar”, quem se aproxima de Deus adquire com Ele um relacionamento mais profundo, mais intimidade e com certeza tudo vai mudar em sua vida.
mi.
- “A acusação aqui é que esses homens terão apenas uma forma externa”, se referindo à acusação de que nos últimos dias os homens teriam “apenas aparência de piedade”.
- “seguirão um ritual com liturgia e adoração”, note que isso tem acontecido nas igrejas nesses últimos dias. Porém o texto de Paulo parece se referir apenas aos ímpios, porém sabemos que nos dias que precedem a vinda de Jesus entrará a apostasia nas igrejas.
- “muitas pessoas apresentam-se como representantes”, hoje conhecemos cantores, pregadores e líderes que nada tem do amor de Deus em suas vidas, seu deus é o dinheiro e a vaidade.

2.3. Que sempre aprendem, mas desconhecem a verdade.
- “aprender a verdade e desconhecê-la?”, a Bíblia fala que a verdade liberta Jo 8.32 porém sabemos de pessoas que aprenderam sobre a verdade, mas não foram libertas, quer dizer que aprenderam, mas não a conheceram, ou seja, não a tomaram para si.
- “será reprovada caso venha para a luz”, na luz as suas obras serão reveladas e terão que entregar seus cargos e deixar seus ministérios para se concertarem com o Senhor.
- “desejosas em discutir toda nova teoria”, conhecem a Bíblia e são excelentes na dialética e na hermenêutica, mas na prática não são filhos de Deus.
- “fortalecer nossas vidas na batalha moral”, é a luta para se manter em santidade e preservar a boa conduta do verdadeiro cristão.
________________________________________
3. Resplandecendo em meio a corrupção
- “resplandecer como astros no meio de uma geração corrompida”, comparando os crentes com as estrelas que brilham na escuridão do céu.
- “a verdade divina sempre prevalecerá”, é a verdade de que há um só Deus e Criador de todas as coisas e dominador sobre tudo e todos, essa verdade divina é absoluta, porém os homens tentam afirmar que é relativa, ou seja, depende do ponto de vista, cultura ou momento histórico, mas isso é invenção para tentar fugir dessa verdade divina.  

3.1. Permanecendo na sã doutrina.
- “permaneça firmado na Palavra de Deus”, como uma construção sobre um alicerce bem sólido ou sobre a rocha.
- “não podem abalar os alicerces de um prédio fortificado”, para que um alicerce seja bem fortificado ele deve ter suas sapatas bem profundas, assim deve o crente se aprofundar no conhecimento para que seu alicerce possa ser bem forte.
- “A verdade destrói o egocentrismo”, o egocentrismo é a prática da pessoa adorar a si mesmo e buscar seu próprio bem apenas, mas a verdade da Palavra de Deus faz com que essa pessoa reconheça que Deus deve estar em primeiro lugar e que deve cuidar do próximo também.
- “tornar-se uma ferramenta que conforta a vida de outros”, os cristão passam a trabalhar em prol do Reino de Deus cuidando, aconselhando, ensinado e evangelizando outros para que Reino se expanda na terra.

3.2. Fazendo valer a posição para a qual foi chamado.
- “Ela tem começo e fim, e, ao final, o bem prevalecerá”, o Senhor escreveu a história da humanidade e determinou a vitória do bem sobre o mal, por isso, por mais que parece que estamos perdendo na luta, saibamos que o dia do juízo chegará.
- “Cristo vivo reinará sobre todas as nações da Terra”, se referindo ao milênio onde o Senhor Jesus reinará por mil anos.
- “homens e mulheres que estejam na brecha”, nas cidades da época do Antigo Testamento tinham muralhas também antigas, e nessas muralhas poderia aparecer alguma brecha e os inimigos poderiam entrar por elas, por isso era necessário vigiá-las.
- “continuar pregando a Palavra de Deus, pura e sem mistura”, estamos vivendo momentos em que a Palavra de Deus está sendo usada como base para um sem fim de heresias e seitas, não tem sido anunciada de forma pura como fizeram os apóstolos.

3.3. Não se tornando insípido.
- “uma comida sem sal”, assim é o mundo não passa na garganta, não dá para saboreá-lo. É preciso que os crentes possam continuar a temperá-lo.
- “para viver em meio as diferenças”, Ele orou para que não fossemos tirados do mundo, mas para que possamos ser livres do mal Jo 17.15 Por isso precisamos fazer a diferença dentro do mundo.
- “Porque produz sede”, fazendo uma metáfora com a pessoa que come uma comida com sal e fica com sede, assim acontece com aquele que entra em contato conosco, fica com sede de Deus.

CONCLUSÃO
- “prontos a enfrentar os desafios de nossa geração”, alguns desses desafios para exemplo: o relativismo, o antropocentrismo, a apostasia, a inversão de valores, a degradação da família, etc.  
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO
                  
1. Quem é o soberbo, de acordo com a lição?
R: Aquele que sempre se mostra acima dos outros e o homem a quem Deus resiste(1Pe 5.5).

2. Qual é o termo usado por Paulo para traidor?
R: “Prodotes” (2Tm 3.4).

3. O que Paulo nos diz em Filipenses 2.15?
R: Devemos resplandecer como astros no meio de uma geração corrompida (Fp 2.15).

4. Por que o povo de Deus se perde?
R: Por falta de conhecimento (Os 4.6).

5. O que Deus procura?
R: Homens e mulheres que estejam na brecha (Ez 22.30).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.