INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 4 de março de 2017

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 10


AULA EM 5 DE MARÇO DE 2017 – LIÇÃO 10
(Revista: CPAD)

Tema: Mansidão: torna o crente apto para evitar pelejas

Texto Áureo: Ef 4.1,2
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição mostre aos alunos como devem agir diante das pessoas do mundo, com a mansidão de Cristo. Que ao final dessa aula eles possam sentir desejo de serem manso e humildes.
- “estudaremos mais um aspecto do fruto do Espírito”, sempre explicando inicialmente aos alunos que é apenas um fruto do Espírito com vários aspectos e a mansidão é um deles.
- “as pelejas como obra da carne e como oposição à brandura”, são várias obras da carne e por isso elas podem aparecer isoladamente, porém os aspectos do fruto do Espírito aparecem todos juntos na vida do servo de Deus.
- “ter outra virtude que é a humildade”, com a humildade ele deixa de ser arrogante e assim evitará o nervosismo exagerado. Uma outra virtude para ser manso seria ter consciência, aquele que possui consciência das consequências da falta de mansidão terá forças para evita-la. Outra virtude é o amor, tendo amor o servo de Deus jamais agirá com nervosismo arrogante com os outros.
- “Ele abomina o altivo de coração”, a pessoa altiva de coração fica parecida com Satanás, pois foi ele o primeiro de coração altivo.
- “animais dóceis, mansos e submissos ao pastor”, o próprio Jesus foi comparado à uma ovelha para exemplificar como Ele passou pela cruz.
_______________________________________
I - MANSIDÃO, O OPOSTO DA ARROGÂNCIA

1. Mansidão não é covardia. 
- “é uma atitude interior”, que vem de dentro, por isso não depende do meio em que vivemos, não precisa que as pessoas ao nosso redor sejam mansas para que nós sejamos também.
- “estavam difamando-o, distorcendo suas mensagens”, isso pode tirar a mansidão de qualquer um, menos daquele que tem o Espírito Santo em sua vida.
- “consolo que recebera de Deus”, Deus é o nosso maior consolo, por isso o Seu Espírito é o Consolador, para essas situações, sabemos que ainda que outros não nos valorizem o Senhor nos tem em alto apreço.
- “um tanto rígido com os irmãos”, devido ao que ele escreve em suas cartas, mas isso se deve ao zelo pela obra do Senhor. Todos que são zelosos com a obra são vistos como rígidos.

2. Ser manso é ser corajoso.
- “mansidão não faz do crente um covarde ou tímido”, as pessoas podem achar que os mansos são tímidos ou medrosos, mas isso não é verdade, sabem ter firmeza na hora certa.
- “de maneira que o nome do Senhor seja exaltado”, quando uma pessoa cristã deixa de agir arrogantemente e mostra um comportamento digno de Cristo, então as pessoas contemplam e admiram a Deus por ter servos tão bons e dignos em Sua obra.
- “Jeremias era um forte proclamador das verdades”, ele era equilibrado, agia mansamente, mas quando necessário mandou descer fogo do céu e consumiu dois capitães de cinquenta com seus cem soldados.

3. A mansidão, fruto do Espírito.
- “presentes na vida dos súditos do Reino de Deus”, apesar do Reino de Jesus não ser desse mundo, nós ainda estamos aqui e por isso precisamos demonstrar para as pessoas daqui como procede um cidadão do céu.
- “ofereceu o seu fardo a todos”, fardo aqui representa o peso da responsabilidade de se dizer servo de Cristo, Jesus estava comparando com a Lei e disse que o Dele era leve.
- “tinham prazer em estar ao seu lado”, assim as pessoas devem se sentir em relação a nós, por sermos imitação de Jesus. Pergunte aos alunos se as pessoas sentem isso deles. Pergunte se as pessoas do mundo sentem prazer em estar ao lado deles.
- “sempre com a razão e que são os donos da verdade”, com isso eles afastam as pessoas, os líderes espirituais devem cuidar para que não haja sentimentos assim neles.
_________________________________
II - EVITANDO AS PELEJAS E CONTENDAS

1. Pelejas e discórdias. 
- “significa desavença e desarmonia”, estar em peleja é estar em desavença, não entrar em acordo, alguns crentes acham melhor estarem em debates e rixas do que em mansidão. Existem muitos cristãos briguentos que basta poucas palavras para que percam o controle.
- “descrever um mercenário, pessoa que luta por posição e glória”, um mercenário não está no Evangelho pelos mesmos motivos que nós, ele visa um ganho particular, por isso está sempre em contendas e pelejas, seus momentos de mansidão são teatrais e logo demonstram quem são de verdade.


2. Ações do homem carnal.
- “não estão lutando mais pela causa de Cristo”, pra começar pergunte aos alunos se eles sabem qual é a causa de Cristo? Responda depois: a causa de Cristo é a salvação da humanidade e levar o máximo de pessoas possível para essa salvação.
- “apenas por cargos e posições”, à pregação da Palavra de Deus agregou-se as instituições religiosas com suas distribuições de cargos e responsabilidades, criando dessa forma uma diferenciação entre os irmãos, onde os de maior ascendência são vistos como mais importantes. Assim muitos buscam ser importantes na igreja.
- “tem dons ministeriais”, são os dons para exercerem o ministério, serem líderes, dirigentes e auxiliadores.
- “nem faz politicagem para alcançar aquilo que é divino”, fazer politicagem é articular situações e pessoas para conseguir um objetivo.

3. Um espírito aguerrido.
- “justos em um mundo de trevas”, esse é o motivo de toda a dificuldade, tudo a nossa volta é de corrupção e maldade e nós temos que ser diferentes nesse meio.
- “seguir a segunda milha”, ocorria quando um soldado ou alguém de autoridade obrigava alguém a carregar sua bagagem ou caminhar com ele por uma milha, Jesus mandou que os seus servos andassem mais uma milha, a fim de demonstrar o amor. Mt 5.41
- “para combater a peleja”, combater contra as lutas e contendas no seio da Igreja, é lutar para que não haja luta, brigas e contendas.
___________________________________________
III - BEM-AVENTURADOS OS MANSOS

1. O Sermão da Montanha.
- “os princípios estabelecidos por Jesus”, são as principais ordenanças. Embora pareçam simples, são de grande complexidade e de difícil execução.
- “estavam sob o jugo dos romanos”, o império romano dominava toda a Ásia naquele época inclusive a Palestina e muitos cidadãos de Judá desejavam a libertação.
- “ansiavam por um messias que viesse fazer uma revolução”, por isso rejeitaram a Jesus, pois o Messias que Deus deu não foi o que eles queriam.
- “seu reino não era desse mundo”, Jesus não veio nos libertar dos reis humanos, mas veio nos libertar do maligno.
- “para os mansos: “[...] eles herdarão a terra” (Mt 5.5).”, até hoje os mansos tem vida longa na terra e se livram de situações até de morte, com palavras brandas acalmam o furor.

2. Estêvão um homem manso.
- “se colocou de joelhos e clamou ao Senhor por eles dizendo”, no apedrejamento as pedras não poderiam ser muito grandes, para que todos pudesse participar, assim o apedrejado permanecia vivo sendo golpeado, por isso deu tempo para que Estevão orasse de joelhos.
- “com certeza desejaria vingança”, muitos sofrem agravos pequenos e já querem se vingar de alguém.

3. A mansidão de Cristo.
- “Suas dores foram físicas e emocionais”, não só foi chicoteado e esbofeteado, mas viu um de seus discípulos lhe trair, outro lhe negou três vezes e os outros fugiram e o deixaram só.
- “como a ovelha muda perante os seus tosquiadores”, tinha objetivos maiores e não poderia colocar tudo a perder por conta de um orgulho.
- “Como você age diante daqueles que o maltratam”, quando não tomamos as mesmas atitudes do mundo, que é de se vingar, então somos taxados de bobos e otários, mas a recompensa está no final.
____________________________________
CONCLUSÃO
- “mansos e humildes de coração”, como foi dito antes essas duas virtudes estão juntas, pois são interdependentes. Quem é manso também deve ser humilde, pois sendo humilde conseguirá também ser manso.
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
   
De acordo com a lição, o que é ser manso?
Ser manso é ser humilde, amável e cortez.

Cite exemplos bíblicos de mansidão.
Jesus, Estêvâo, Moisés.

Segundo a lição, qual a única forma para combater a peleja?
Sendo cheio do Espírito Santo.

Qual a palavra utilizada no grego para discórdia? Qual o seu significado?
No grego a palavra utilizada para discórdia é eritheiai que significa desavença e desarmonia.

Qual a recompensa para os mansos segundo o Sermão da Montanha?
Eles herdarão o Reino dos Céus.

Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

5 comentários:

  1. muito bom pastor, Deus abençoe a sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Aqui no japão nós estamos meio atrasado kkkkk mas estamos indo. pastor sera que o senhor conseguiria para mim o Subsídio da Lição 12, por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão Marcio Kuriyama, que benção saber que o nosso trabalho foi tão longe, qual parte do Japão você mora, qual igreja, faz um contato whatzap, minha esposa tem um sonho de conhecer o Japão kkkk. Vou ver o que posso fazer, pois o subsídio da lição 12 eu não fiz.

      Abraços.

      Pr Marcos André - Editor
      21 969786830 (zap)

      Excluir
  3. PR.marcos André a paz do Senhor.Qual será a seqüência dos esboços essa semana? Deus continue abençoando ricamente esse blog pois c ele ensinamos e aprendemos todos os dias. Deus seja contigo irmão. Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã vou colocar agora, obrigado pelas palavras, ontem não pude fazer nada aqui, paz do Senhor.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.