INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quinta-feira, 4 de maio de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 6


AULA EM 7 DE MAIO DE 2017 – LIÇÃO 6
(Revista: Editora Betel)

Tema: O Senhor, Justiça Nossa

Texto Áureo: Jr 23.6
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição aborde o aspecto intercessor pela justiça do profeta Jeremias, pois ele buscava de Deus um alento para seus compatriotas.
- “grandiosa e magnífica justiça do Eterno Deus”, justiça significa punir o que comete transgressão e louvar a prática do que é correto. A justiça de Deus é tremenda porque vem junto com a misericórdia. Deus conseguiu em um único ato exercer justiça e misericórdia ao mesmo tempo, a crucificação.

__________________________________________
1. Deus é a nossa justiça
- “Agora, estamos quites com a justiça divina”, como justiça é a punição da transgressão e a transgressão contra Deus deve ser punido com a morte, então precisou alguém morrer pelos nossos erros e falhas. Quer dizer que nós éramos dignos de morte.

1.1. Quem ainda não sofreu uma injustiça?
- “uma das coisas mais doloridas de lidar”, sempre esperamos o reconhecimento por aquilo que fazemos de justo e quando isso não acontece nos sentimos como que roubados de algo e alguns sentimentos tendem a surgir.
- “a revolta toma conta de quem é alvo de injustiças”, esse é um dos sentimentos, outro sentimento seria a decepção com aqueles que achamos que deveriam nos fazer a devida justiça.
- “apenas por ser justo diante de Deus”, ser justo naquela época significava renunciar muita coisa, não se pode ser justo diante de Deus e querer reconhecimento do mundo.

1.2. Os líderes destruíam o povo.
- “pois nasceu neste ambiente religioso”, há quem diga que ele renunciou ao sacerdócio para ser profeta, isso não pode ser comprovado. Sabemos que naquela época era muito melhor ser sacerdote do que profeta.
- “os falsos líderes tenham feito a cabeça do povo”, esses líderes eram os profetas e sacerdotes que enganavam o povo com suas profecias falsas e interpretações errôneas.
- “dispersam as ovelhas do meu pasto”, dispersar as ovelhas para Deus é um pecado mais grave do que o homicídio. Mc 9.42
- “Eram sábios para o mal e não para o bem”, é impressionante como a criatividade das pessoas é aguçada para fazer o que é errado, existem criminosos mais criativos do que engenheiros. E o problema é que no meio do povo de Deus muitos homens piedosos são acomodados, enquanto os falsos líderes são criativos e astutos.

1.3. Encher o povo de falsas esperanças.
- “sacerdotes e profetas contemporâneos a Jeremias”, se refere aos falsos profetas e os sacerdotes interesseiros que só profetizavam conforme lhes convinha. Sabemos porém que foram contemporâneos a Jeremias os profetas Daniel e Ezequiel, mas esses só foram erguidos como profetas dentro do cativeiro.
- “deixava o Senhor indignado”, da mesma forma os sacerdotes e profetas de hoje que cometem os mesmos pecados daqueles homens, também deixam o Senhor indignado, mas atualmente no tempo da graça impera a paciência de Deus para que vidas sejam salvas e toda injustiça será punida na Grande Tribulação e Juízo Final.
- “Eis que lhes darei a comer alosna”, alosna é o mesmo que absinto, uma substância aromática e tóxica.
_____________________________________________
2. O Senhor é Justo Juiz

2.1. Chorar era preciso.
- “o juízo de Deus já havia sido comunicado”, Jeremias chorava pelo povo enquanto eles nem se importavam com as profecias do Senhor. Muitas vezes o profeta é apenas uma voz que clama no deserto.
- “filhos e lhes serviram de alimento na destruição”, essa destruição foi o cerco e invasão de Jerusalém, onde o povo ficou dentro dos muros da cidade santa, por dois anos antes de ser invadida.

2.2. O Senhor que nos encoraja.
- “ Deus o fez valente”, Deus enxerga o potencial das pessoas ainda que elas mesmas não considerem o que são ou não acreditam em si mesmas, assim o Senhor evita aqueles que acham que são alguma coisa.
- “não vem de quem o Senhor chama e sim do Senhor”, a pessoa tem o potencial para ser usada pelo Senhor e assim Deus passa a capacitá-la.
- “que o Diabo entre na brecha e nos afaste de Deus”, brecha pode ser aquela área de nossas vidas em que temos mais dificuldades para deixar Deus trabalhar.
- “a todas as cidades de Judá, que vêm adorar na casa”, uma estratégia de Deus para que a Sua mensagem chegasse ao maior número possível de pessoas nas diversas cidades de Judá.

2.3. O profeta não pode desanimar em meio às adversidades.
- “um profeta não é honrado na sua própria terra”, essa afirmação de Jesus é carregada de psicologia e se aplica a todas as classes sociais e segmentos da sociedade, pois Jesus conhece o ser humano em todos os seus aspectos.
- “acordar do sono espiritual que estavam”, de qualquer forma se isso acontecesse eles seriam como remanescentes de Deus numa nação corrompida e beira de uma destruição.
- “que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor”, não só Jeremia, mas o Senhor já estava começando a mandar a palavra de restauração após o cativeiro, com a ideia de dar ânimo ao povo.
________________________________________
3.  Deus protege os injustiçados

3.1. Sua missão era maior que sua dor.
- “ocupou posição de grande destaque como profeta”, o fato de Jeremias profetizar contra o rei de Israel fez com que sua mensagem chegasse a locais muito distantes e ele ficou conhecido nos países em redor.
- “Entranhas minhas, entranhas minhas”, são os órgãos internos do ser humano, onde está a vitalidade e a vida da pessoa.
- “Ele sabia que sua missão era maior do que sua dor”, quando a pessoa está animada com algo, então não há dor que o impeça de trabalhar o foco na missão diminui o tamanho do obstáculo.

3.2. As tentativas de calar Jeremias.
- “sentiu muito o peso da responsabilidade de ser o último mensageiro”, é exatamente assim que devem se sentir os mensageiros de Deus, pois a cada dia tem menos crentes dispostos a levar a verdadeira Palavra de Deus, pois muitos pregam um falso evangelho que não fala do amor de Cristo.
- “Pelo fato de sua mensagem ser muito pessimista”, mensagem pessimista é aquela que passa o estado péssimo das coisas e era isso que a mensagem de Jeremias estava passando, porém ele não poderia alterar o que Deus mandou falar, em nenhum ponto.
- “os falsos profetas anunciavam paz e prosperidade”, é exatamente o que muitos anunciam hoje sem o medo de se tornarem falsos profetas do nosso tempo.
- “Embora acusado por todos, Jeremias não se calou”, muitos se calam por estarem procurando status, pois querem estar na mídia e por isso não levam mensagens que desagrada as lideranças, com medo de perderem as oportunidades.

3.3. Jesus Cristo é o preço pago para nossa justiça.
- “sem que seja por intermédio do Senhor Jesus”, essa grande verdade é negada por algumas das religiões cristãs, pois colocam outros mediadores entre Deus e o homem e também entre o homem e Cristo, lamentável. Atualmente alguns católicos chegam a afirmar que as imagens de santos nos templos são apenas para veneração do mártir, mas na verdade sabemos que muitos dos fieis fazem seus pedidos a essas imagens.
- “Apenas pela justiça do Pai em Cristo”, significa dizer que Deus fez justiça por nós em Cristo, na cruz do Calvário.
- “No tribunal celestial, Jesus é o Advogado”, isso atualmente, pois chegará o tempo em que Ele se assentará como o Juiz, conforme At 10.42.

CONCLUSÃO
- “Não porque aspiremos pecar sucessivamente”, mas alguns pensam assim, a pessoa que peca pensando em ser perdoada depois está causando um mal terrível à sua alma, pois está se habituando ao pecado.
- “sabemos que somos fracos”, nenhum ser humano por si só, consegue resistir à tentação ou à provação, somente com a provisão do salvador e o Espírito Santo que nos conduz a Ele todos os dias.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO
                  
1. O que Deus exige dos líderes?
R: Que amem e guiem Suas ovelhas na graça e no conhecimento (2Pe 3.18).

2. Quais eram os pecados dos profetas e sacerdotes contemporâneos de Jeremias?
R: Cometiam adultérios, andavam em falsidade e fortaleciam os malfeitores (Jr 23.14).

3. Quem disse que um profeta não é honrado em sua terra?
R: Jesus (Jo 4.44).

4. O que a Bíblia diz sobre a obediência?
R: Que obedecer é melhor do que sacrificar (1Sm 15.22).

5. Onde está escrito que Cristo é o mediador entre Deus e os homens?
R: 1 Timóteo 2.5.

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!  

11 comentários:

  1. Difícil!!! assim fica muito difícil mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigado meu parceiro, Deus está conosco.

      Excluir
    2. tem alguem ultilizazandoseu material e repassando criaram blog chamado crescendo para edificar e estao editando neste momento o que passa para nos seus ndireito autorais deve ser observado pois e dificil devido muita pesquesa

      Excluir
  3. BOA NOITE SERA QUE IRÃO PUBLICAR O LIÇAO 7 DA CENTRAL GOSPEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhando nela aqui, boa noite meu querido. Abraços.

      Excluir
  4. apaz do senhor pastor sei que o senhor e homem muito dedicado a passar para nos um esbolço mas ha alguem tomando posse das sua postague e recriando blog ultilizando seu material

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação meu querido, vou tentar identificar, eu tinha autorizado dois blogs a repassarem minha postagens, mas tinha estar com minha assinatura na autoria, vou verificar com os dados que você me passou.
      Obrigado. Paz.

      Pr Marcos André - Editor

      Excluir
  5. Pastor Marcos, só para informação: na postagem dos comentários da BETEL foi postado três vezes, do item 2.2 em diante.
    Jairo - Itapuranga-GO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou vê lá pra corrigir, obrigado irmão Jairo.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.