INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 20 de maio de 2017

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 8

INCOMPLETO

AULA EM 21 DE MAIO DE 2017 – LIÇÃO 8
(Revista: CPAD)

Tema: Abigail, um Caráter Conciliador

Texto Áureo: Pv 15.1
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição exorte sobre a postura de Abigail, uma mulher sábia e o que podemos aprender com sua atitude.
- “mulher sábia que edificou sua casa”, Abigail tomou a frente para livra a sua casa de uma destruição, ela agiu quando seu esposo ignorou o perigo.
- “desventura de se casar com um homem tolo”, naquele tempo a maioria dos casamentos eram arranjados pelos pais e isso pode ser o motivo de ela estar naquela situação.
- “suscitando ira e desejo de vingança”, era uma tropa armada de mais de trezentos homens que estava com Davi, Nabal agiu de forma estúpida.
- “um favor a Nabal ao proteger seus rebanhos”, Nabal poderia não ter aceitado porém não deveria ter ofendido aquele sobre quem havia uma promessa e que reunia um pequeno exército que o seguia.
_______________________________________
I - ABIGAIL, UM POUCO DE SUA HISTÓRIA 

1. Nabal, um homem de Belial.
- “diz que ele era "homem mui poderoso”, note que a prosperidade nem sempre está ligada a integridade espiritual. Nem sempre os bons são prósperos e nem sempre os maus são mal sucedidos.
- “um espírito mal, arrogante, que não se relacionava bem”, é estranho afirmar, mas existem crentes assim, que não se relacionam bem com os de fora.
- “Era considerado um "tal filho de Belial", filho de Belial era uma expressão da época para indicar a pessoa de má índole, que não cumpria a Lei de Deus. Belial era um personagem da mitologia canaanita. A expressão não significava filho do diabo, pois o judeu não tinha o conceito de diabo ou satanás.

2. Davi recorre a Nabal e é desconsiderado.
- “estava tosquiando ovelhas”, época de lucro da propriedade e com certeza havia alimentos para os trabalhadores da tosquia.  
- “solicitou que enviasse o que pudesse para seus homens”, haviam muitos que apoiavam Davi em Israel e sempre o auxiliavam com alimentos, é possível que Davi acreditasse que Nabal também o apoiaria.
- “solicitou que enviasse o que pudesse para seus homens”, é uma declaração de que não conhece a Davi e nem sua família.
- “solicitou que enviasse o que pudesse para seus homens”, talvez Nabal não tivesse conhecimento da quantidade de homens que estavam com Davi e por isso agiu daquela forma.

3. Davi resolve vingar a afronta.
- “foi uma grande afronta a Davi e a seu grupo”, Nabal se desfez dos guerreiros que estavam com Davi, homens que tinham o poder de tomar o que quisessem de Nabal, mas resolveram pedir.
- “tomou quatrocentos homens para ir em direção a Nabal”, quatrocentos homens era um número exagerado, Davi tinha a intenção de matar Nabal e seus homens, porém isso seria um grande erro, pois a atitude de Nabal não justificaria uma matança.
- “contrária à vontade de Deus”, se Davi fizesse isso, ele poderia perder apoio do povo e sofrer castigo da parte do Senhor. Abigail não livrou só Nabal e sua casa, mas livrou também a Davi.
_________________________________
II - ABIGAIL DEMONSTRA O SEU CARÁTER

1. Uma mulher prudente. 
- “dotada de beleza física e entendimento”, isso é muito raro nos dias atuais, mas não é impossível de se encontrar essa combinação.
- “resolveu agir com prudência, sabedoria e diligência”, ela fez o papel que era para o seu marido fazer, mas como ele não tinha o devido entendimento, ela tomou a frente e agiu.
- “evitar um grande mal que seria perpetrado por Davi”, Abigail livrou seu marido da morte, sua casa da destruição e livrou Davi de cometer uma atrocidade reprovável.
- “deu uma lição para todos os que servem a Deus”, ainda hoje ela nos ensina essa lição, porém só saberá disso os crentes que gostam de ler a Bíblia e de irem a Escola Dominical.

                                           INCOMPLETO

2 comentários:

  1. Sempre que a CPAD fica em terceiro não terminam de posta.😞

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.