INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 27 de maio de 2017

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 9


AULA EM 28 DE MAIO DE 2017 – LIÇÃO 9
(Revista: CPAD)

Tema: Hulda, a Mulher que Estava no Lugar Certo

Texto Áureo: 2 Cr 34.24
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição demonstre como um caráter discreto pode ser usado na obra de Deus, pois ninguém precisa ser as estrela para que Deus promova Seu avivamento.
- “livro da Lei, que fora perdido na Casa do Senhor”, esse livro era a Torá e foi encontrado após uma arrumação na casa de Deus. Quer dizer que os sacerdotes estavam fazendo os rituais sem o conhecimento das ordenanças do livro da Lei.
- “mandou consultar ao Senhor sobre tamanha desgraça”, a Lei previa o castigo para a nação quando eles se apartassem da obediência ao Senhor, isso incomodou o rei que decidiu consultar a Deus por boca de algum profeta.
_______________________________________
I - QUEM FOI HULDA 

1. Hulda.
- “num tempo em que os reis e os profetas haviam se desviado”, uma coisa é ser servo de Deus em um ambiente com muitos servos fieis, outra coisa é ser servo quando muitos já se corromperam ou desistiram.
- “O texto em estudo diz que ela era esposa de Salum”, ela era casada e era difícil naquele tempo uma mulher conseguir ter uma expressão em Israel como essa profetisa, isso mostra que havia concordância entre ela e seu esposo para poder fazer esse serviço.
- “na segunda parte" da cidade, ou na "cidade baixa"”, Jerusalém foi construída numa cadeia de montanhas, por isso havia uma parte baixa e uma alta.

2. Atividade que exerceu.
- “exerceu a atividade de profetisa”, uma mulher que tinha intimidade com Deus, pois o profeta era uma pessoa que ouvia a voz do Senhor para falar ao povo.
- “predominantemente confiado aos homens”, ser profetisa naquela época era um desafio, muitos se recusavam receber a profecia por vir de uma mulher, tinha que ser mulher de Deus de verdade.
- “ascensão e queda do reino de Ezequias,”, não se pode afirmar isso com certeza, pois Ezequias reinou a uns cinquenta anos antes de Hulda profetizar para o rei Josias.
- “Ela entrou em cena num momento dramático”, algumas pessoas entram na história para fazerem a diferença num momento específico e depois não aparecem mais, Deus conta com os que estão nos holofotes e também com os que estão no anonimato.

3. Deus ouviu Hulda.
- “outros reis não tomaram conhecimento de seu ministério”, a nação entrou num caos espiritual e o templo foi abandonado ficando esquecido o livro da Lei no seu interior, por causa daqueles mesmos reis.
- “levantou um menino para promover mudanças impactantes”, se referindo a Josias que resolveu arrumar a purificar Israel e a reparar a casa de Deus no oitavo ano de seu reinado, com 16 anos de idade.
_________________________________
II - HULDA VÊ O TEMPO DO AVIVAMENTO

1. Josias promove verdadeiro avivamento. 
- “com o apoio de conselheiros reais”, embora a Bíblia não mencione os nomes desses conselheiros, com certeza souberam aconselhar bem o jovem rei. Pois ele desejou ainda cedo buscar a presença de Deus.
- “nos caminhos de Davi, seu pai”, aqui não fala de Amom que era de fato seu pai, mas fala da genealogia sendo ele da casa de Davi e pela obra que ele fez, que o tornava mais semelhante a Davi do que a Amom.


2. Aboliu a idolatria.
- “drásticas e corajosas contra a idolatria”, aram corajosas porque ele poderia perder o apoio popular que o colocou no cargo, mas notamos que ele não estava preocupado com isso.
- “no oitavo ano de seu reinado”, ele começou a reinar com oito anos então ele estaria agora com 16 anos.
- “parte de um "remanescente fiel"”, pelo que entendemos da Palavra o Senhor sempre tem um remanescente fiel em Israel, alguém que não negou a presença de Deus, que não seguiu a idolatria dominante.

3. Resgatou a Lei do Senhor.
- “Aos vinte e seis anos de idade, Josias mandou reparar a Casa do Senhor”, a idade dele é entendida de 2 Cr 34.8.
- “fez ciente ao rei que o livro da Lei”, ele encontrou o livro da Lei, o que significa que o livro estava perdido dentro dos entulhos e lixo na casa de Deus, demonstrando que a muito tempo não se limpava ou se fazia cerimônias na casa do Senhor.
- “Ao ouvir o conteúdo do livro, o rei rasgou suas vestes”, com isso entendemos que aquela era a única cópia em Israel, não havia outra, isso mostra a importância que as autoridades davam ao livro da Lei.
- “porque grande é o furor do Senhor, que se derramou”, note que o rei Josias já estava considerando a indignação de Deus apenas pela interpretação das Escrituras.
___________________________________________
III - HULDA É USADA POR DEUS

1. A dura mensagem de Deus.
- “ a destruição de Judá por causa da idolatria”, essa destruição ocorreu pela mão de Nabucodonosor no ano de 586 a.C.
- “restauração e prosperidade, no reinado de Josias”, isso porque ele foi fiel, mesmo que todos de seu tempo tenham escolhido permanecer infiéis. Deus tem vitórias para aqueles que decidirem ficar fieis, ainda que estejamos cercados de infiéis.

2. Hulda profetiza para o rei Josias.
- “Deus mostrou à profetisa Hulda”, isso mostra que o rei estava o tempo inteiro sendo observado por Deus, o Senhor estava registrando tudo o que Josias fazia e no momento certo o exaltou e falou a ele. Por mais que parece que Deus não está percebendo, devemos saber que Ele tudo observa.  
- “Deus viu como Josias se humilhou”, Deus se agradou da atitude de humilhação diante do perigo iminente. Estamos num mundo onde a maioria das pessoas não sentem nada quando anunciamos os eventos apocalípticos.
- “ele desceria ao sepulcro em paz”, quer dizer que a casa dele não entraria em guerra e que seu trono não seria usurpado.

3. O efeito da profecia sobre Judá e Jerusalém
- “só têm efeito se começarem pela liderança”, os membros de uma igreja só seguirão seus líderes, por isso os líderes devem ser os primeiros a resgatarem a meditação na Lei.
- “ele leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro”, ou seja, o avivamento deve vir pela leitura da Palavra de Deus, quando encontrarmos o livro da Lei, devemos ler e meditar.
- “O verdadeiro líder vai na frente e influencia seus liderados”, esse é o papel de um líder, influenciar. O líder deve saber que suas atitudes influenciam os liderados.
- “e celebrou a Páscoa do Senhor”, quer dizer que ele trouxe de volta o memorial principal que fazia o povo se lembrar da saído do Egito, a festa da Páscoa.
____________________________________
CONCLUSÃO
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:

Quando Hulda exerceu o papel de profetisa?
Num tempo em que esse ofício era predominantemente confiado a homens.

Hulda foi contemporânea de que reis?
Ezequias, Manassés, Amom e Josias.

Onde estava o livro da Lei, no tempo de Josias?
Estava perdido, na casa do Senhor.

Que previu Hulda em sua profecia?
A destruição de Judá por causa da idolatria e a sua restauração, no reinado de Josias.

Que fez Josias em relação à idolatria?
Determinou que todas as abominações fossem tiradas do meio de Israel.

Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE AQUI OU NO ANÚNCIO ABAIXO! 

2 comentários:

  1. Obrigado Pastor Deus Abençoe nos aqui em Santa Catarina ficamos muito felizes por sua dedicação a obra do senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém manda um abraço meu para o povo aí da congregação, graça e paz irmão Jeferson.
      Bom saber que professores do Brasil inteiro curtem nossa página.

      Pr Marcos André - Editor

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.