sábado, 24 de junho de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 13


AULA EM 25 DE JUNHO DE 2017 – LIÇÃO 13
(Revista: Editora Betel)

Tema: Deus estabelecerá governo justo e eterno

Texto Áureo: Jr 33.17
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição mostre as promessas de um governo justo, isso enche o povo de esperança e fé.
“o Rei que iria reinar com autoridade e justiça”, Jeremias anuncia isso num momento em que os reis exploravam o povo, se apartavam dos caminhos do Senhor e levavam o país à desgraça.
________________________________________
1. AS SIMILARIDADES ENTRE JEREMIAS E JESUS
“o profeta Jeremias e Jesus Cristo são muitas, essas similaridades fazem com que os ensinamentos da vida de Jeremias nos direcione para o exemplo de Cristo.
“estabelecido com a morte e ressurreição de Jesus”, dessa forma Jesus também estabelece um novo concerto, é como se Jeremias estivesse apontando para a Nova Aliança pelo sangue de Jesus.

1.1. Suas Missões eram de alcances mundiais.
- “não resumia a pregar somente para a sua nação, quando o Senhor afirma “às nações te dei por profeta”, Jr 1.5 Ele se refere às nações conhecidas no mundo antigo, porém a obra de Jesus seria para todas as nações e pessoas do globo terrestre.
“que o juízo de Deus estava próximo”, essa era a principal mensagem do profeta Jeremias, pela qual sofreu muitas perseguições. Nos dias de hoje se faz muito necessário anunciar os acontecimentos do tempo do fim.

1.2. Outras semelhanças entre Jeremias e Jesus.
- “ambos eram solteiros;, abdicaram de constituir família para cumprir a chamada de Deus. No caso de Jesus não casar era um pré requisito para a obra da cruz.
“sofreram com a rebeldia dos falsos profetas”, existiam pouquíssimos profetas na época de Jesus, o maior problema de Jesus era com os religiosos invejosos.
- “choraram sobre a cidade de Jerusalém.
“choraram sobre a cidade de Jerusalém”, assim como Jeremias Jesus chorou pela obstinação do povo em viver no pecado e não ouvi a voz de Deus.
“eram familiarizados com o sofrimento”, Jesus sabia de tudo que deveria passar e por isso sua alma se angustiava:
“Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!” Lc 12.50

1.3. Jesus é o verbo de Deus.
- “Jesus também não foi bem aceito por Seu povo, na ocasião Jesus lançou uma verdade universal incontestável:
“E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa.” Mc 6.4
“ensinasse com autoridade e como boca de Deus”, o povo reconhecia isso foram influenciados pelos fariseus e entregaram Jesus para ser morto.
“a população gritou e persistiu em Sua morte”, como a maioria dos homens aqueles judeus gostavam do Jesus que lhes dava pão e curava suas enfermidades, mas no momento em que Ele não estava dando o que eles queriam então se deixaram levar pelos invejosos. Muitos hoje só querem as portas abertas da parte de Deus, mas não querem aquele que abre as portas.
____________________________________________
2. O prenúncio do Messias

2.1. Cristo, o Renovo Justo.
- “pastores que apascentam o meu povo, se referindo às autoridades que lideravam em Jerusalém e que levaram o país à apostasia.
“não terminará em destruição e dispersão”, isso aponta para o período do Apocalipse chamado milênio, quando Jesus reinará por mil anos em Israel

2.2. Cristo, nossa esperança.
“há promessa de restauração e renovação, Deus sempre nos deixa com algo para nos dar esperança, sempre em meio ao caos Ele nos consola com as promessas.
“Deus estava lhe apresentando o cumprimento das promessas”, Deus demonstra que em Jesus se cumpriria essas promessas. Entendemos que o cumprimento de boa parte das promessas feita a nação de Israel ainda vão se cumprir, por ocasião do milênio, quando Jesus estará governando o mundo com Seu trono em Jerusalém. 

2.3. Cristo, a certeza da restauração.
- ““um broto), “um ramo”, é como se da antiga árvore surgisse um ramo novo, como se da Antiga Aliança surgisse um broto novo que trará uma Nova Aliança. Esse renovo é Jesus.
“a “árvore” irá renascer, do seu tronco”, geralmente quando se corta uma árvore, o seu tronco começa a dar pequenos brotos, há situações que esses brotos crescem e se tornam uma nova árvore.
“O propósito de Deus prevalecerá”, o propósito de Deus vão se cumprir em definitivo por ocasião dos finais dos tempos, quando todas as coisas estiverem debaixo dos pés do Senhor.
________________________________________
3. A promessa de um novo concerto
“expunham a decadente condição espiritual do ser humano”, só mostrava o quanto é impossível ao ser humano se salvar. A Lei servia para condenar e os sacrifícios de animais só remediavam a situação momentânea do pecador, mas não resolvia o problema.

3.1. Um concerto superior.
- “continuamente o povo de Israel descumpriu as exigências, era pesado demais para o povo cumprir os rituais da Lei, era necessário um concerto com um fardo mais leve e um jugo mais suave.
“incapacidade de toda a humanidade em viver de acordo”, ao ser humano é impossível seguir as normas da Lei, por isso afirmamos que ela traz a condenação.
“não conforme o concerto que fiz com seus pais”, um novo concerto não como aquele feito no deserto, mas um feito na cruz. Dessa forma nós temos hoje esse novo concerto com Deus. 

3.2. O novo concerto e a interioridade.
- “contudo, não havia mudança no comportamento diário, quer dizer que só faziam o necessário por fora, mas seu interior ainda era cheio de pecado. Na Lei é possível andar assim, pois só se julga o exterior.
“sincretismo religioso”, é o uso de crenças de outras religiões na nossa fé.
“se limitava a demonstrações exteriores”, viviam na aparência de fidelidade, porém eram religiosos de máscaras. 

3.3. O novo concerto e o mistério de Deus.
- ...

CONCLUSÃO
- “um exame introspectivo à luz da Palavra de Deus, é examinar cada um a si mesmo conforme a Palavra, ver se de acordo com o ensino de Jesus estamos agindo corretamente, principalmente com atitudes relativas a perdão, amor, santidade, etc.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO
1. Quem estabeleceu a nova aliança?
R: O Messias (Jr 31.31; Mt 26.28).

2. Qual era o alcance da missão de jeremias?
R: Mundial (Jr 1.5).

3. Como Jeremias era conhecido?
R: Como “o profeta das lágrimas” (Lm 1.12-13).

4. Quem é o Renovo Justo?
R: Jesus (Jr 23.5).

5. Quando Deus castiga o Seu povo, qual é o Seu objetivo?
R: Restaurar (Jr 31.17-18; Hb 12.5-11).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

4 comentários:

  1. TENHO ACOMPALHADO OS ESBOÇOS E TEM SIDO MUITO GRATIFICANTE.MEU E REGINALDO E SOU PROFESSOR DA AD EM GOIANIA.DEUS TE ABENÇOE POR ESTAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz meu santo, fique a vontade para utilizar nosso material sempre que precisar.
      Tenho vontade de visitar Goiania, quando eu for vou avisar no Blog pra ir na tua igreja fazer uma visitinha.

      Deus é fiel.

      Excluir
  2. Parabéns Pastor continue seu trabalho pois ele é de suma importância para os professores da ebd muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amado(a), Deus tem me abençoado com o dom da Palavra e preciso ajudar aos professores da Escola Dominical, por isso é necessário bastante empenho nessa obra.

      Abraço e paz de Cristo

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.