sexta-feira, 30 de junho de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 1


AULA EM 02 DE JULHO DE 2017 – LIÇÃO 1
(Revista: Editora Betel)

Tema: A TAREFA DE TESTEMUNHAR CRISTO

Texto Áureo: At 1.8
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição passe para os alunos a necessidade de evangelizar o máximo de pessoas possível. 
“responsabilidade de Seus discípulos na continuação de Sua obra”, ao contrário do que muitos judeus pensavam, que o Messias viria somente para eles, mas Jesus havia alertado eles diversas vezes de que o Evangelho seria anunciado em todo o mundo.
“alcançando todos os povos”, o grande objetivo é que o Evangelho do Reno fosse anunciado a todos os povos, e não que convertesse todos os povos, por isso encontramos povos por que já ouviram falar do Evangelho de Jesus e não o receberam. 
________________________________________
1. O EVANGELISMO E SUA ESSÊNCIA
“nossa motivação deve ser a glória de Deus, ou seja, devemos, fazer essa obra pelo que Deus é, por quem Ele é, e não pelas recompensas materiais que alguns acreditam que receberão.  

1.1. A vital importância do evangelismo.
- “mais gratificante para ser um humano do que, a pessoa se sente bem por ver alguém que antes era problemático ou destruído e agora está regenerado e reintegrado a sociedade.
“é para o salvo como uma respiração”, quer dizer que ele pode morrer se não o fizer, pois assim como a respiração dá vida ao corpo, a evangelização dá vida ao verdadeiro servo de Cristo. 
“Enquanto muitos cristãos deleitam-se nos cultos comodamente”, isso acontece porque muitos vão aos cultos para se sentirem bem, e de fato ocorre de a pessoa se sentir bem depois de momentos de adoração, ainda mais com alguns cultos onde as ministrações são para dar ajuda psicológica aos irmãos. É preciso haver uma quebra da acomodação trazendo mensagens de confronto espiritual.

1.2. O alcance do evangelismo.
- “evangelismo pessoal proporciona oportunidade, o evangelismo onde uma pessoa ou equipe interpela alguém isoladamente, nesse caso há mais chance de conversão.
“expor suas dúvidas e ser esclarecida”, dificilmente alguém faz isso num culto diante da igreja, conversando isoladamente a pessoal tem mais chance de abrir seu coração.
- “compreendiam a necessidade de testemunhar acerca”, eles eram fervorosos pregadores e também davam um excelente testemunho de amor à toda sociedade. Isso demonstra que a mensagem do Evangelho é mais eficazmente transmitida se for acompanhada de um bom testemunho de vida cristã.

1.3. Evangelizar é falar do sacrifício de Cristo.
- “Mas que venha ao conhecimento da verdade, quando se conhece a verdade a pessoa se torna injustificável diante de Deus e dos homens. Por isso o Evangelho precisa chegar à todas as nações e povos antes que venha o fim.
“conheça o motivo da vinda de Jesus Cristo”, experimente perguntar para a classe o motivo da vinda de Jesus ao mundo. Ouça as resposta e veja se alguma bate com essa: para reconciliar o homem que estava destituído da glória de Deus.
“nos deu a oportunidade de nos tornarmos filhos de Deus”, a obra Dele é muito maior do que simplesmente pagar nossa dívida, Ele nos coloca na família de Deus, como Seus filhos adotivos.
“Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” Gl 4.5
“sobre a necessidade de esclarecer as multidões acerca”, Jesus evangelizava e ensinava, Ele colocou atrelou o ministério do ensino à evangelização das massas. Na verdade são áreas que devem atuar para o mesmo objetivo, ganhar almas.
_____________________________________________
2. Por que devemos evangelizar?
“o Evangelho “é o poder de Deus para salvação””, essa afirmação de Paulo é bem devocional, pergunte aos alunos o que significa a palavra “Evangelho”, aceite a seguinte resposta: significa boas novas, é a boa notícia de salvação para todas as pessoas.  

2.1. Porque é uma ordenança.
- “quem não crê já está condenado, dando a noção de salvação e condenação imediata, com isso podemos dizer que quem crer está salvo e a questão é saber se continuará salvo.
“veio buscar e salvar o que se havia perdido”, essa é a reconciliação com Deus que havíamos falado anteriormente, a humanidade estava perdida sem opção, mas após o advento de Cristo, a humanidade passou a ter a chance de ser salva.
“notificação acerca da salvação da humanidade é incumbência nossa”, isso é a evangelização, notificar o mundo de que o Rei veio salvar o ser humano da condenação eterna.

2.2. Porque a morte não espera.
“As oportunidades de salvação podem ser únicas., conte para os alunos ou pergunte para eles se conhecem algum fato de pessoas que tiveram o oportunidade e Deus avisou que seria a última e tiveram suas vidas ceifadas sem receber Jesus. Existem muitas histórias assim.
“Para uns, ela é repentina. Para outros, ela demora”, pode ser que a volta de Cristo demore mais um pouco, porém a morte chega todos os dias para alguém.
- “que após a morte segue-se o juízo divino?”, essa afirmação é de Hb 9.27 e vai contra a doutrina católica do purgatório, que afirma que os nossos pecados são purgados para que se possa ir para o céu.

2.3. Porque a vinda do Senhor se aproxima.
- “os últimos momentos da Igreja, de acordo com os sinais podemos perceber que o Senhor está as portas e que muitos verão o arrebatamento da Igreja.
“Ele não convocou os anjos para essa tarefa”, os anjos adorariam cumprir essa missão, mas o Senhor o ordenou ao seus humano .
- “pois me é imposta essa obrigação”, ninguém deve ficar se gabando com as almas que recebem a Jesus através de uma ministração. Muitos querem os aplausos e reconhecimento.
________________________________________
3.  O perfil de um bom evangelizador

3.1. Aquele que não tem preconceito.
- “quem éramos e o que aconteceu conosco, quando o crente medita na sua condição anterior, ele passa a respeitar mais as pessoas, deixa o preconceito de achar que alguém é ruim porque está no pecado, pode ser alguém aprisionado que deseja se libertar, porém não tem força.
“Cristo foi o responsável por estarmos hoje de posse de”, devemos apresentar Jesus a essas pessoas, pois assim o Espírito Santo trabalhará em seus corações, dando a força necessária para abandonar o pecado.
“Evangelizar é deixar de lado as diferenças”, como Jesus no poço pedindo água à mulher samaritana, os judeus não falavam com os samaritanos, mas Jesus quebra essa barreira social e começa pedindo água. Jo 4.7   

3.2. Aquele que conhece bem a Palavra de Deus.
- “Como poderei entender, se alguém não me ensinar?, o conhecimento que  Felipe tinha na Palavra de Deus foi a porta para evangelizar o eunuco, por isso os crentes devem ler a Bíblia para as oportunidades que surgirão.
“necessitam ser esclarecidas acerca da salvação”, estamos num tempo de muitas pregações vazias de conteúdos, mas cheias de gritos e palavras persuasivas que emocionam, mas não convencem. Por isso muitos abandonam a fé na primeira dificuldade, por não entender a salvação.
“Existem pessoas que conhecem muito a Bíblia”, porém conhecimento da verdade não liberta, mas se comprometer com verdade é que transforma Jo 8.32 o verbo conhecer dessa passagem se refere a compromisso e não a saber sobre a verdade.

3.3. Aquele que tem profunda paixão pelos perdidos.
“não se importou em ser mal interpretado, por estar conversando sozinho com uma mulher, era irregular na época assim como soa estranho hoje. Porém Jesus não se importou com isso.

CONCLUSÃO
- “principalmente uma vida prática, uma vida de prática das coisas de Deus, precisamos praticar os ensinamentos do Senhor e demonstrar amor ao mundo. Não adianta falar só na teoria sem viver o amor.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO
1. Em que se baseia a tarefa de evangelizar?
R: No plano de Deus em alcançar toda a humanidade e na ordem de Jesus Cristo (Mc 16.15).

2. Qual a vontade de Deus para a humanidade?
R: Que nenhum homem se perca (1Pe 3.9).

3. Por que devemos evangelizar?
R: Porque é uma ordenança (Mc 16.15-18).

4. Cite uma razão que dê urgência à evangelização.
R: A vinda do Senhor (1Ts 4.16-17).

5. Cite uma característica indispensável ao ganhador de almas.
R: Profunda compaixão pelas almas (Jo 4.9).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.