INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 10 de junho de 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 11


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 11
(Revista: Central Gospel - nº 50)

Tema:  OS DRAMAS HUMANOS E A GRAÇA DIVINA

Texto Bíblico Básico:

1 Sm 1.9-11,17,18,20,22,26-28
9 Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.
10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
11 E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
17 Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
18 E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.
20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
22 Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre.
26 E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.
27 Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.
28 Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor.

Texto Áureo: 1 Sm 1.8b
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição se concentre na comunicação dentro do lar, pois os cônjuges devem aprender a compartilhar seus problemas e entenderem entre eles seus sentimentos.
“quando a desventura bate à porta de nossa casa”, se refere as adversidades que vez por outra ocorrem em nossa vida e nossa família.
“a graça divina pode manifestar-se”,
significa que o Senhor às vezes usa as adversidades da família para fazer coisas maravilhosas em nossa parentela.
 _______________________________________________
1. ANA, ELCANA E SAMUEL
desejava ter um filho, Ana queria afastar a vergonha, ela não sonhava somente em ser mãe, mas ela queria retirar a vergonha de sobre si em não poder ter filhos. 
“de maneira periférica”, ao redor do centro, Ana era o centro da narrativa e ao redor dela estavam esses personagens. 

1.1. Segredos ocultos dentro de casa
muitas pessoas sofrem em silêncio” são assuntos que as mulheres se sentem constrangidas para falar. Por isso preferem ficar caladas para não exporem seus maridos ou a família 
“segredos guardados e inconfessados”, muuitas vezes a pessoa não encontra no conjugue um cúmplice para compartilhar seus segredos sentimentais, talvez o cônjuge se preocupe mais em acusar e condenar do que ouvir e ajudar.
Dentro de um lar precisamos ser mais ouvintes antes de emitir qualquer parecer sobre as questões que nossos ente queridos nos trazem.   
__________________________________________
2. AS LIÇÕES DE ANA
- “Ana recorreu ao Senhor, Penina passava por uma situação de certa forma humilhante, pois seu marido não a amava e favorecia Ana na frente de todos, mas Penina não recorre a Deus, a diferença entre as histórias tristes da vida é que algumas pessoas recorrem a Deus e o Senhor faz Sua obra na vida delas, outras não.

2.1. Nem sempre nossas necessidades serão compreendidas dentro de casa
lugar criado por Deus...lócus da nossa felicidade, se refere à nossa casa, lócus significa “lugar”, ou seja, a nossa casa deveria ser o lugar da nossa felicidade, e na verdade é, porém devemos saber que nem sempre teremos a compreensão de todos e daí surgem muitos problemas familiares.
“inábil para identificar o que consumia sua esposa”, a maioria das esposas não se agradam em dizer aquilo que parece óbvio, Elcana já deveria estar ciente do que se passava no coração de Ana, mas não soube compreender o que era.
“nos ensine a acessar o coração”, nem tudo que está no coração do cônjuge ou filhos é compartilhado pela boca fala, às vezes saber interpretar o que se esconde dentro do intimo.

2.2. O coração tem suas própria demandas
não pode ser satisfeito com palavras, presença ou presentes, Elcana não sabia disso e por isso ele questiona: “Não te sou eu melhor do que dez filhos?” 1 Sm 1.8
- “entender a língua que ele fala”, Ana precisava de um filho para afastar sua humilhação, porém Elcana não entendia isso porque não era ele que passava a humilhação, por isso ele não entendia a linguagem do coração de Ana.

2.3. Precisamos assumir nossas dores e dar nome a elas
- a ideia nesse tópico é compartilhar com Deus e com o cônjuge o real problema, para que ele não fique consumindo a pessoa por dentro. 

2.4. Nossa fé antecipa a vitória em forma de voto 
“agradecer, antecipadamente”, o voto é um compromisso que o crente faz com o Senhor vislumbrando a vitória.
“nem saúde”, muitas pessoas ricas, altivas ou soberbas descobrem num leito que não somos dono de nada que a vida nos proporcionou. Ana estava retornando para Deus aquilo que já era Dele, o seu filho.

2.5. Às vezes precisamos orar em silêncio
- “para que ninguém ouça e interfira, geralmente temos o costume de orar em voz alta na igreja, nesse caso devemos ter muito cuidado com o que vamos falar, pois outros poderão ouvir e fazer certos julgamentos precipitados.

2.6. Precisamos de pessoas que nos ajudem a concretizar os propósitos de de Deus em nossa vida
- “quero fazer parte dessa benção também”, essa é uma conjecturação do comentarista, pois Elcana nunca afirmou isso, mas pelo texto de 1 Sm 1.19 “E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.”, a parte sublinhada foi indica que Elcana teve relação com Ana e por isso o comentarista afirma que Elcana quis participar da bênção de Ana.
“falta de parceria de fé”, é importante que o casal compartilhe os desejos e sonhos para que ocorra essa parceria de fé.
- “porque Elcana acreditou”, jamais o texto afirma isso, somente a conjecturação do comentarista faz essa afirmação.

CONCLUSÃO
- “desenvolverei para o louvor de Sua glória”, fazer isso, é o mesmo que oferecer nossa vitória a Deus, como fez Ana levando Samuel para servir na obra de Deus.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE AQUI OU NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.