terça-feira, 1 de agosto de 2017

ESCOLA DOMINICAL CPAD ADULTOS - Subsídio da Lição 6


AULA EM 06 DE AGOSTO DE 2017 – LIÇÃO 6
(Revista: CPAD)

Tema: A pecaminosidade humana e a sua restauração a Deus

Texto Áureo: Rm 3.16
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição fale usando exemplos reais, pois o assunto envolve vida prática. 
“Hamartiologia”, palavra grega que é a junção de duas palavras Harmatia = erro + logos = estudo. Essa é a doutrina do pecado.
“as confusões existentes na humanidade são manifestações do pecado”, quando o ser humano pecou teve seus sentimentos corrompidos pelo pecado e passou a ter pouco controle sobre suas emoções, alguns chegam a extremos de matarem ou se matarem.
“Ninguém pode se livrar dele”, até mesmo os salvos são chamados de pecadores, por estarem ainda sobre influência do pecado. A diferença é que os salvos pecam ocasionalmente por falta de vigilância, de forma involuntária, enquanto que os mundanos pecam constantemente por estarei habituados ao pecado, pecam de forma voluntária.   
_______________________________________
I - DEFININDO OS TERMOS

1. Pecado.
“concupiscência, prostituição, injustiça etc, em suma é tudo o que afasta o homem de Deus, e também faz com que os homens se matem uns aos outros. O pecado faz a separação entre o homem e Deus.
“chattath, e seu equivalente verbal chattá”, ou seja chattath” é pecado e chattá” é pecar.
“o pecado jaz à porta”, quer dizer que o pecado repousa à porta, significa que ele está na entrada do coração, esperando o momento para dominar o coração de Caim. As palavras de Deus para Caim serve para todos os seres humanos. O pecado está à porta do coração.
“Essa palavra na Septuaginta traduz 24 termos”, a Septuaginta é a tradução do Antigo Testamento do hebraico para o grego. 

2. Os termos hebraicos awon e peshá.
“termo hebraico avon, “iniquidade, perversão””, não se deve confundir com a arca de perfumes “Avon”, a não ser haja alguma conexão com a origem do nome e o termo “awon” do hebraico.
“o verbo avah, de mesma raiz”, é o verbo pecar, ou errar.
“forçou e foi além dos limites que Deus estabeleceu”, Deus impôs limites ao comportamento humano pela Lei dada a Moisés. E o ser humano pela corrupção de sua natureza transgrediu esses limites, embora Deus soubesse que o ser humano não conseguiria permanecer nos limites estabelecidos, mas era necessário, pois ninguém pode viver sem limites.

3. O que é pecado?
- “não é um livro de definição, mas de descrição”, quer dizer que a Bíblia não busca explicar o que é isso ou aquilo, ela apenas conta as histórias e as coisas que Deus ordena ao Seu povo. Contando a história a Bíblia vai demonstrando o que é cada elemento da nossa prática devocional e doutrinária.
“Philip Schaff”, (1819–1893), nascido na Suíça foi um teólogo protestante e historiador da igreja cristã, passou a maior parte de sua vida adulta vivendo e ensinando no Estados Unidos.
“ARA”, versão Almeida Revista e Atualizada. Quando não houver indicação da versão bíblica da referência, subentende-se que foi extraído da Almeida Revista e Corrigida (ARC), quando for de qualquer outra versão será mencionada a sigla.
“Esse pecado é chamado de omissão”, nem sempre omitir fatos ou se omitir diante de algo será pecado 1 Sm 16.12 porém há situações que devemos agir e não se omitir.  
_________________________________
II - ORIGEM DO PECADO

1. O pecado no céu.
“pelo mau uso do livre-arbítrio, no céu Satanás fez uma escolha e as consequências dessa escolha mudaram tudo.
“Foi o orgulho e a soberba que fizeram esse querubim se transformar”, são pecados que se aloja na alma, pecados como orgulho, soberba, presunção, olhar altivo, etc. Pessoas que manifesta esse tipo de pecado fica parecido com Satanás.
“com os anjos que o acompanharam em sua rebelião”, quem se deixa levar por esse tipo de pecado acaba facilmente aliciando outros com ele. Pode reparar que os rebeldes geralmente são são orgulhosos ou soberbos também.

2. O pecado no Éden.
“exceto da árvore da ciência do bem e do mal, Deus deixou essa árvore bem no meio do jardim exatamente para que o ser humano tivesse escolha. Ficando evidente o livre arbítrio dado ao homem.
“eles perceberam que estavam nus e procuraram se esconder”, essa é a primeira consequência para aqueles que pecam, vem a vergonha e tenta se esconder de Deus.
“ruptura imediata da comunhão com Deus, a morte espiritual”, a morte entrou de duas formas, espiritual e também a fisicamente, eles não morreram de imediato, mas foi tirado o acesso à árvore da vida que também estava no jardim. A morte física entrou como providência divina para que o ser humano não ficasse um pecador eterno.

3. A universalidade do pecado.  
“passou a ser conhecido como “pecado original””, é o pecado que todo ser humano trás ao nascer, a herança de Adão, o primeiro humano pecador.
“todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”, Paulo com essas palavras estava explicando a situação do ser humano sem Deus. Porém a situação real daqueles que receberam Jesus como salvador é essa:
“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Rm 3.24 Apesar de estarmos justificados ainda somos herdeiros do pecado original.
“A prova incontestável da universalidade do pecado é a morte”, ou seja, como a morte vem para todos, então entendemos que todos herdaram o pecado de Adão.
 ___________________________________________
III - A SOLUÇÃO PARA O PECADO

1.  Nem tudo está perdido.
“mortos em ofensas e pecados”, a palavra “morte” está sempre associada à palavra “pecado”, pois foi esse o alerta que Deus havia dado a Adão, “que eles morreriam se desobedecessem à proibição divina.” 
“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gn 2.17
- “infinita bondade e misericórdia”, Deus poderia ter destruído essa humanidade e ter feito uma outra criação melhor, mas Ele não fez isso, porque Ele nos ama e por isso manifesta a Sua misericórdia. Mas também Ele é justo e para que houvesse justiça alguém teria que morrer pelos pecados humanidade então foi enviado Jesus Cristo. 

2. A provisão de Deus. 
“a redenção veio por um homem”, assim como o pecado de um trouxe a morte sobre todos, também a obediência de um trouxe vida sobre todos.
“A morte de Jesus foi expiatória”, foi uma morte para nos purificar dos nossos pecados.
“satisfazendo a santidade e a justiça de Deus”, quer dizer que quando houve propiciação pelos pecados, que foi Jesus morrer na cruz por nós, então houve justiça divina, pois a justiça significa punir o errado e louvar o que está certo. Dessa forma Jesus ao morrer houve a punição ao que estava errado, nós, mas Jesus morreu por nós. 
____________________________________
CONCLUSÃO
“fomos restaurados a Deus pelo arrependimento”, e na verdade existem muitas pessoas que precisam ser restauradas como nós fomos.
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
  
Qual o termo genérico para designar o pecado e qual o seu significado?
O termo genérico para designar o pecado com todos os seus detalhes, chattath, e seu equivalente verbal chattá (pronuncia-se hatá, com “h” aspirado), que literalmente significa “errar o alvo” (Jz 20.16).

O que é pecado nas palavras de 1 João 3.4?
É a transgressão da lei (1Jo 3.4 — ARA).

Onde se originou o pecado e por quem tudo começou?
O pecado se originou no céu e tudo começou pelo mau uso do livre-arbítrio.

Qual a prova incontestável da universalidade do pecado?
A prova incontestável da universalidade do pecado é a morte (Rm 5.12).

Quem é a provisão de Deus para o pecador?
Jesus Cristo, “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

Pr Marcos André – professor

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

2 comentários:

  1. Obrigada,Pastor,por nos abençoar com esses esboços.Muito nos acrescenta.
    Que Deus continue lhe abençoando e capacitando nessa tão importante tarefa:a edificação do corpo de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Alessandra, obrigado pela preferência, Deus abençoe tua vida.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.