INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 12 de agosto de 2017

ESCOLA DOMiNICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 7


AULA EM 13 DE AGOSTO DE 2017 – LIÇÃO 7
(Revista: CPAD)

Tema: A necessidade do Novo Nascimento

Texto Áureo: Jo 3.7
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição enfatize a necessidade de nova posição com Deus, novo nascimento, abandono de velhas práticas e atitudes.
“boas ações, um padrão de vida exemplar e...não conduzem ninguém à vida eterna”, esse é um paradigma que deve ser quebrado, essa é a convicção dos movimentos espíritas em nosso país, eles até fazem uma excelente obra, mas salvação está condicionada ao nome estar escrito no Livro da Vida.
“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”, Ap 20.15
_______________________________________
I - UM LÍDER RELIGIOSO BEM-INTENCIONADO

1. Quem era Nicodemos?
“e membro do sinédrio, o sinédrio era uma assembleia de autoridades religiosas judaicas, era um tribunal formado para julgar as coisas pertinentes à religião. O império romano autorizava que os assuntos religiosos fossem tratados dentro da própria crença.
“parece que não queria ser visto pelo povo conversando com o Mestre”, ele tinha uma posição elevada entre os fariseus e ficaria mal pra ele sendo visto conversando com aquele que os fariseus acusavam de subverter o povo.  

2. Os fariseus.
“era a mais severa seita do judaísmo”, seita é o segmento que se destaca da religião principal, sendo a religião principal o judaísmo, então os fariseus eram considerados seita por ter se destacado do judaísmo, as práticas religiosas dos fariseus estavam fora da Palavra de Deus, carregada de tradições e extremismo.
“tornou-se sinônimo de hipócrita e fingido, até os dias de hoje”, até hoje para designar um religioso hipócrita chamamos de fariseu  

3. Os sinais efetuados por Jesus.
- “estando ele em Jerusalém pela Páscoa, durante a festa”, esses milagres se espalharam, pois todos os anos muitas pessoas subiam à Jerusalém vindos de vários lugares da província judaica e até de cidades fora da Palestina.
“ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”, Nicodemos com essas palavras reflete o pensamento dos fariseus, ou seja, sabiam que Deus era com Jesus, mas acreditavam Ele fosse somente um profeta, e achava que eles tinham as mesmas prerrogativas que eles.
_________________________________
II - O NOVO NASCIMENTO

1. É necessário nascer de novo (v.7).
“uma resposta elogiosa como retribuição das boas e sinceras palavras, certamente isso é o que os religiosos esperam, por mais que Nocodemos fosse diferente dos demais, ele ainda tinham uma mente religiosa, nos devemos ter o devido cuidado para a nossa fé não produzir religiosos como Nicodemos, que acreditam em Jesus, mas ainda vivem a prática religiosa e que não sabem o que é nascer de novo.
“quando o pecador se torna nova criatura”, é deixar um condição velha e assumir uma nova posição, deixar o velho homem e se revestir no novo, no nascer de novo a pessoa passa a possuiri um novo coração, mas vai se transformando mentalmente a cada dia, deixando velhas concepções e adquirindo a maturidade cristã.

2. Regeneração.
“doutrina da reencarnação, essa é uma doutrina espírita, que alega que o ser humanos volta ao mundo reencarnando em ciclos, essa doutrina é amplamente difundida em novelas filmes que narram de forma poética o retorno de pessoas que viveram outras vidas no passado.
“nascido do Espírito é espírito”, se refere a um novo nascimento espiritual, onde a pessoa passa a ser uma nova criatura espiritual e isso refleti em todas as áreas da vida, fazendo a pessoa a modificar seu comportamento e forma de pensar.

3. A perplexidade de Nicodemos. 
“Por fim, Deus assumiu a forma humana”, para ter comunhão com o ser humano notamos sempre iniciativa e principais ações da parte de Deus, o homem pouco faz nesse sentido. Se não fosse Deus, nenhum de nós seria salvo. Muitas pessoas jamais entendem o porque Deus age dessa forma, com tanta misericórdia. Quanto mais religiosa for nossa mente mais longe ficamos de entender esse mistério.
___________________________________________
III - UMA NECESSIDADE

1. O estado humano.
“deveria estar inteirado sobre o assunto.”, Nicodemos tinha o conhecimento, mas não sabia aplica-lo na vida, assim como ele muitos religiosos conhecem as ordenanças de Jesus, mas não conseguem vive a prático do Evangelho. 

2. Saulo de Tarso.
“Ninguém é salvo simplesmente por pertencer a uma religião”, as religiões do mundo não apregoam esse novo nascimento, por isso é necessário que os novos convertidos tenham sempre instrução dessa necessidade, pois diante das facilidades que outras religiões oferecem, muitos crentes se apartam da fé.
Muitas pessoas hoje buscam as igrejas para receberem bênçãos, lotam os cultos de libertação e esvazia os estudos. Alerte os alunos.

3. O centurião Cornélio.
- “essas atitudes de Cornélio tinham a aprovação divina”, muitas pessoas se contentam apenas com a aprovação de Deus ou das pessoas, mas isso não valerá no dia do Juízo Final. Pode ter dado todo seus bens aos pobres, mas se não nasceu de novo, se pela fé em Jesus não fizer aliança com Ele, não haverá salvação. 
____________________________________
CONCLUSÃO
“não somente ao pecador contumaz, mas também aos muitos “Nicodemos” e “Cornélios”, pecador contumaz é o ímpio que está longe dos caminhos do Senhor, já os Nicodemos e Cornélios são os piedosos que desejam ter um encontro real com Jesus, mas estão presos a seus paradigmas tradicionais.  
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
  
Por que o diálogo de Nicodemos com Jesus ainda impressiona as pessoas até hoje?
Esse diálogo impressiona as pessoas ainda hoje, pois nele está o que consideramos ser o texto áureo da Bíblia (Jo 3.16).

O que atraiu Nicodemos a Jesus?
Os milagres que Jesus havia realizado.

O que significa nascer de novo, da água e do Espírito?
Nascer de novo é nascer da água e do Espírito, e isso significa regeneração. É o início de uma nova vida, quando o pecador se torna nova criatura (2 Co 5.17) criada em Cristo Jesus (Ef 2.10). Trata-se de uma experiência profunda com Jesus, e não de mera mudança de religião.

Qual a vontade de Deus em relação às suas criaturas?
Que creiam em Jesus Cristo para perdão dos pecados e experimentem o novo nascimento.

Como o apóstolo Paulo passou a se ver depois de sua experiência com Cristo?
Depois de sua experiência com Jesus, ele se considerou o principal entre os pecadores (1 Tm 1.15) e descreveu o seu estado de miséria diante de Deus igualando-se aos demais pecadores (Tt 3.3).

Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)
Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.