INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 8


AULA EM 20 DE AGOSTO DE 2017 – LIÇÃO 8
(Revista: CPAD)

Tema: A Igreja de Cristo

Texto Áureo: Mt 18.20
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição apresente a importância de se entender o que significa o termo “igreja”
“seu final glorioso no epílogo da história humana”, epílogo, é o desfecho, a conclusão final, quer dizer que a história da Igreja na Terra termina junto com a História da raça humana.
_______________________________________
I - A COMUNIDADE DOS FIÉIS

1. Etimologia.
“ocorre duas vezes na Septuaginta, essa é a tradução do Antigo Testamento para o grego, por isso onde aparece o “chamar para o lado de fora”, foi traduzido como “ekkaleo”.
“ajuntamento”, o termo “ekklesia” foi usado pela primeira vez por Jesus em Mt 16.18, veja:
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mt 16.18 Dessa forma Jesus poderia ter dito: edificarei o meu ajuntamento...vemos que Jesus tinha a intenção de congregar um povo, reunir ou separar. 

2. A assembleia dos cidadãos.
“em referência à congregação de Israel”, quando se referia a congregação dos filhos de Israel era usado no hebraico o termo “qahal”, e ao ser traduzido para o grego na Septuaginta foi traduzido como “ekklesia”.
“assembleia dos cidadãos em Atenas”, nas cidade gregas ocorria um tipo de reunião fora da cidade, onde as autoridades gregas se congregavam para discutir assuntos pertinentes à cidade. Isso demonstra o que significava a “ekklesia” para os gregos.

3. O significado da expressão "Santa Igreja Católica".
- “O termo katholikós, "universal, geral"", o nome “católico” vem desse credo, que significa “universal”, ou seja, falar que uma igreja é católica, seria dizer que ela é universal, quer dizer, para todas as pessoas.
“de cima para baixo”, significando que a Igreja veio de Deus, por isso ela pode ser considerada santa.
“o significado exato do termo se perdeu com o tempo”, por ter sido deixado de ser usado. Assim algumas palavras vão perdendo o sentido original, no português isso ocorre direto.
_________________________________
II - ELEMENTOS QUE IDENTIFICAM UMA IGREJA

1. Afinal, o que é Igreja?
“como Senhor e Salvador, como o Cristo Filho de Deus, baseado nas palavras de Pedro foi que Jesus prometeu edificar a Sua Igreja e prometeu que o inferno não alcançaria o povo.
“professando sua fé nEle publicamente”, houve um tempo em que falar publicamente de Jesus era motivo para mortes, porém em nosso país não temos esse problema e note que o crescimento da Igreja não chega nem perto ao da igreja de Jerusalém
“presente na igreja por meio do Espírito Santo”, quando Jesus afirma que estaria conosco, Ele não disse literalmente, mas afirmou que pela presença do Espírito Santo, estaria sempre conosco.

2. As ordenanças.
“ordenanças da Igreja dadas por ordem específica do Senhor, não chamamos de mandamento, porém é como se fosse, sendo que não tem o mesmo peso de mandamento, pois pode acontecer de alguém ser salvo sem ser batizado, no caso de a pessoa aceitar a Cristo no leito de morte e partir antes de ser batizado.
“fazei isso em memória de mim”, essas ordenanças tiram a salvação de alguém se a pessoa as ignorar, não der importância ou não buscar entender seu significado.
“precisa estar em comunhão com a Igreja”, esse é o entendimento dos pentecostais e dos tradicionais, mas sabemos que alguns ministérios neopentecostais servem a santa ceia para todos os que estiverem na igreja, assim como fazem os católicos.

3. A adoração. 
“adoração como serviço sagrado”, a adoração é um elemento importantíssimo do culto a Deus, anima o coração e aproxima os crentes de Deus e uns dos outros.
- “Os principais elementos de um culto são”, a lista dos elementos apresentados aqui seguem uma ordem durante a execução do culto, para que haja organização, evitar os escândalos e aproveitamento de tempo em reunião diante de Deus. Essa organização dos elementos do culto chamamos de “liturgia do culto”.

4. A família de Deus.
- “sois edificados casa espiritual”, nós somos o templo de Deus ou se preferir templo do Espírito Santo, e a Igreja é a família de Deus na Terra. É importante cuidar das coisas da igreja local, mas a Igreja de Jesus são as pessoas e não os objetos.
___________________________________________
III - O CORPO DE CRISTO

1. O corpo e seus membros.
“não relaciona o tema unidade e diversidade do corpo”, ele não está preocupado em mostrar diferenças uns dos outros, em qual posição estaria os apóstolos ou os pastores nesse corpo.

2. A morada de Deus.
“a Igreja é o corpo espiritual de Cristo”, por isso se alguém persegue a Igreja persegue a Cristo e se fere a Igreja fere a Cristo. Todos os perseguidores da Igreja hoje sofrerão no Juízo Final.
“morada de Deus no Espírito”, na Igreja está a presença de Deus, a única instituição na Terra que abriga a presença do Criador, quando ela for tirada da Terra então não haverá mais a presença do Senhor aqui. 

3. Os membros do corpo.
- “como aparece na Almeida Século 21, e expressões correlatas na NTLH”, essas são versões melhoradas, com atualizações nos textos, sendo que a NTLH é a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, com uma linguagem mais popular e fácil de entender.
“NVI (que tem esta nota: "Ou com; ou ainda por")”, a NVI é a Nova Versão Internacional, nela o texto mencionado aparece assim: "em um só Espírito” e ela disponibiliza a nota: "Ou com; ou ainda por") significando que você substituir o texto "em um só Espírito” por: "com um só Espírito” ou "por um só Espírito”.
“a iniciação dos crentes no corpo de Cristo”, ou seja assim que recebem a Jesus como salvador.
“e todos temos bebido de um Espírito”, chegou-se a se pensar no passado que aqueles que não fossem batizados no Espírito Santo como no dia de pentecostes com evidência no falar em línguas, então não tinha o Espírito de Deus, mas essa ideia é ultrapassada.
____________________________________
CONCLUSÃO
“primeiramente no tabernáculo e depois no Templo”, locais onde a presença de Deus era manifestada e onde a congregação dos filhos de Israel se reuniam. Hoje é no corpo do cristão, no seu interior, por isso que quando oramos podemos perceber que a voz que fala conosco, que nos responde e nos consola flui de nosso interior.  
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
  
O que significa literalmente a palavra grega ekklesía, "igreja"?
O termo grego para "igreja" é ekklesía, literalmente, "chamado para fora", do verbo grego ekkaleo "chamar, convocar".

Qual o tom da "universal assembleia e igreja dos primogênitos"?
Essas palavras expressam um tom de uma celebração jubilosa, de uma reunião festiva com todos os remidos como cidadãos da comunidade celestial (Ap 5.11-13).

Quais as ordenanças da Igreja?
As ordenanças da Igreja são duas, a primeira é o batismo em águas e a segunda é a Ceia do Senhor.

O que significa "casa de Deus" em relação à Igreja?
Há passagens no Novo Testamento em que o termo "casa" parece se referir à igreja. O termo "casa" também é utilizado na Bíblia metaforicamente para designar "família" (Js 24.15; At 16.31). A Igreja é citada como a família de Deus (Ef 2.19) e o templo espiritual de Deus (1 Co 3.16; Ef 2.22). É por isso que chamamos de irmãos aqueles que se convertem ao Senhor Jesus.

O que significa "batizado pelo Espírito" (1 Co 12.13)?
Ser batizado "por um só Espírito" quer dizer que é o Espírito quem batiza; isso indica a iniciação dos crentes no corpo de Cristo e não se refere ao batismo do dia de Pentecostes.

Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)
Boa Aula!

ACESSE TAMBÉM O CONTEÚDO DA LIÇÃO 8 - Clique aqui! 

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.