quinta-feira, 24 de agosto de 2017

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 9


AULA EM 27 DE AGOSTO DE 2017 – LIÇÃO 9
(Revista: CPAD)

Tema: A Necessidade de Termos uma Vida Santa

Texto Áureo: 1 Pe 1.15
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição comece relembrando aos alunos que santidade é a separação do pecado, daquilo que é mundano e corrompido. 
“justificado, regenerado, santificado”, o processo de salvação da alma humana não é simples, não foi simples para Jesus e também não é simples para nós. É um processo que envolve a crucificação, a fé e ação direta do Espírito Santo em nós.
“é instantânea, mas ao mesmo tempo progressiva”, instantaneamente passamos a ser classificados como santos e cabe a nós com a ajuda do Santo Espírito permanecer nessa condição. Não é fácil e somente com a ajuda do Espírito do Senhor podemos conseguir.
_______________________________________
I - DEFININDO OS TERMOS

1. A santidade de Deus.
“Essa santidade é absoluta, pois Deus é santo em seu caráter e essência, Deus não tem parte com o pecado e o que há em todo o mundo ao redor é pecado, se Deus descesse com toda a Sua glória ao mundo nada restaria, A santidade de Deus é absoluta, ela não pode ser corrompida pelo pecado, se ela se aproximar do pecado ele é aniquilado juntamente com seu portador.
“Essa santidade é a plenitude gloriosa da excelência moral de Deus”, definir Deus como santo é o melhor adjetivo, por isso dizemos que a santidade está na Sua essência, a nossa santidade não vem de nós, vem de Deus que vai nos limpando e nos tornando santos em Cristo.

2. Significado.
“tem a ideia de "separar para Deus, retirar do uso comum", hoje usamos para isso a palavra “consagrar”, com o mesmo significado de “separar para o uso do Senhor”. Por exemplo quando consagramos os instrumentos na igreja ou quando alguém se consagra, nesse sentido poderia ser usada a palavra “santificar”. Veja ela aplicada no texto de Lv 10.10.
“E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,” Lv 10.10 Aqui a palavra santo se refere a uma pessoa separada para o serviço de Deus, no contexto era o sacerdote.

3. Exclusividade.
- “O que é sagrado não pode ter uso comum”, atualmente essa regra se aplica às pessoas e não a objetos, mesmo assim mantemos o respeito pelas coisas utilizadas no templo, porém no tempo da Lei a profanação de objetos do santuário podia causar a morte.
“O sagrado deve ser tratado como tal”, o máximo respeito deve ser dado às coisas consagradas ao serviço da casa de Deus, devido a consciência senão as pessoas também não respeitarão o Senhor.
________________________________
II - A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA

1. Israel.
“para ser sua propriedade particular dentre todos os povos, e através de Israel todas as pessoas teriam a oportunidade de saber sobre Deus, sobre o Criador de tudo. Assim nós que somos povo de Deus devemos ter a noção de santidade e de referencial de Deus na Terra.
“devia estar de acordo com a santidade do seu Deus”, essa é a base para o comportamento cristão diferenciado, vivemos momentos em que os crentes se parecem muito com os mundanos, mas essa situação não é a ideal, ainda que as roupas se pareçam com o mundo devem ter decência, ainda que andemos no meio dos ímpios devemos deixar a prática da impiedade.

2. A Igreja.
“para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou, assim como Deus queria que Israel fosse um povo separado das demais nações, também quer para a Igreja que ela seja um povo representante de Deus no mundo.
“os mesmos desafios da igreja hoje”, a Igreja desempenha melhor essa tarefa por estar inserida em todas as nações, um povo que vive entre os povos da Terra.

3. Uma exigência natural. 
“santos em toda a vossa maneira de viver”,significa demonstrar santidade em tudo, no comportamento, nas palavras, nas decisões, etc.
“longe das práticas imorais dos cananeus”, a idolatria que se praticava em Canaã era a mais pesada e mais difícil de ser combatida, pois estava associada à praticas de orgias e isso era tentador ao povo de Deus. Assim é semelhante ao que ocorre hoje. 
___________________________________________
III - A POSSIBILIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA

1. A santificação posicional.
“quando o pecador recebe, pela fé, a Jesus como Senhor e Salvador”, nessa situação há uma mudança no campo espiritual, onde a pessoa passa a ser salva em Cristo, se vier a falecer recebe a vida eterna. É posicional porque ele passa a posição de santo do Senhor.
“é também o começo de uma vida progressiva”, quer dizer que a pessoa não pode se acomodar por ter sido salvo, achar que está tudo tranquilo porque recebeu Jesus como salvador, será necessário buscar uma vida de santificação constante, como veremos a seguir.

2. A santificação real.
“somos transformados de glória em glória”, a santificação progressiva opera transformação, progressivamente, essa é a santificação que deve ser colocada em prática diariamente.
“o Espírito Santo está em nós e habita em nós”, quando o Espírito Santo habita no crente Ele o purifica, e só se retira se a pessoa negar a santificação real, caso a pessoa pecar e aceitar que não tem problema pecar.

3. A santificação futura.
- “transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso”, ninguém poderá ir para o céu com esse corpo corrompido, o céu é um lugar santo e somente com o corpo transformado pela santificação futura poderemos entrar nele.

4. É possível ser santo?  
“O Senhor nos forneceu todos os recursos”, todo esse preparo foi para o tempo do fim, quando a Igreja estaria sendo bombardeada por todos os lados e o povo de Deus estaria sofrendo grandes tentações para abandonar a fé. Mas a pessoa que quiser se santificar precisa ter a fé de que o sangue de Jesus o purifica, precisa se envolver com o Espírito Santo, deixar Ele habitar no coração e se aprofundar na Palavra de Deus. 
____________________________________
CONCLUSÃO
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
  
Qual o significado de qadash e qual o sentido de santificação?
O verbo hebraico qadash,"ser santo", e seus derivados "santo, santificar, dedicar, consagrar", no Antigo Testamento, significam "separar".

O que é santificação posicional?
É o primeiro aspecto da santificação, também chamado de santificação passada ou instantânea.

O que é santificação real?
É conhecida como a santificação presente.

O que é santificação futura?
É o terceiro aspecto da santificação, conhecido também como "glorificação" (Fp 3.11).

Quais os três meios que Deus disponibilizou para a santificação?
Deus disponibilizou três meios para a santificação: o sangue de Jesus; o Espírito Santo (2 Ts 2.13)  e a própria Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef 5.26).

Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)
Boa Aula!

4 comentários:

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.