sexta-feira, 22 de setembro de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 13


AULA EM 24 DE SETEMBRO DE 2017 - LIÇÃO 13
(Revista Editora Betel)

Tema: A perseverança do discípulo de Jesus Cristo


Texto Áureo: Lc 8.15

INTRODUÇÃO
Querido professor(a), para esta lição sugiro que comece perguntando aos alunos o que significa perseverança, como cada um define com suas palavras. Deixe eles falarem e comente no primeiro tópico.

1. A importância da perseverança.
- "É preciso ir até o fim (Dn 12.13).", aqui pode ser citado a velha máxima cristã de sabedoria que afirma: o segredo não é como se começa, mas em como se termina. Não adianta fazer grane coisas no meio se não poder chegar até o fim.

1.1. O que significa ser perseverante?
- "permanecer; suportar; aguentar", esse é um sentido, aguentar numa missão ou propósito, ficar firme, resistir, etc. algumas pessoas praticam isso sem conhecer o significado da palavra.
- "encontramos a palavra paciência (no grego “hupomone)”, esse é um significado que tem relação com a perseverança que entendemos hoje, note que as palavras vem da mesma raiz, entendemos então que ser perseverante é ser paciente nas dificuldades da caminhada.
- "Síndrome da Resposta Rápida", isso é um reflexo do comportamento pós-moderno do mundo, onde tudo deve ser feito com rapidez, na velocidade da tecnologia.


1.2. Cultivando hábitos saudáveis.
- "por criarem expectativas, que, não se cumprindo, levam à frustração", essas expectativas é esperar por algo que não foi prometido por Deus, talvez a pessoa tenha sido enganada por profeta ou pelo seu próprio coração e muitas vezes essas expectativas não são atendidas.
- "não cuidaram, antes, de estarem revestidos da armadura de Deus", essa armadura espiritual ajuda a pessoa a combater diante das dificuldades, mas se a pessoa descuidar da oração, da consagração e leitura da Palavra, então ficam vulneráveis. Descuidaram por não terem a perseverança de manter a posição de oração, jejum e Palavra.
- "Se não investirmos tempo em várias práticas devocionais", as práticas devocionais são estas, jejum, oração, consagração, culto, leitura da Palavra e outras.


1.3. É necessário um novo coração.
- "ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom", quer dizer que eles ouvem e guardam, não fazem pouco caso, consideram e meditam sobre ela. Essas pessoas conseguem absorver bem a Palavra devido a seus corações transformados.
- "disposto e inclinado para a Palavra de Deus, pelo novo nascimento", Quando a pessoa é salva de fato, o seu coração muda e passa a absorver as coisas do Reino de Deus. Talvez a semente da Palavra tenha sido lançada num coração ainda não transformado, mas que era uma terra boa e receptiva à Palavra, e após transformado a terra ficou melhor ainda.
- " contudo não valorizam a Palavra de Deus", são pessoas boas, mas com um coração cauterizado pelas coisas do mundo, não recebem a Palavra e tentam se justificar dizendo que fazem o bem e por isso são filhos de Deus. Esses coração podem receber a semente, mas não produzem nada.

2. “A carreira que nos está proposta”.

2.1. A necessidade de priorizar.
- "Estiveram frente a frente com Jesus, foram impulsionadas a seguí-Lo", aqui se refrete algumas realidades sobre a perseverança, são apresentados situações da vida das pessoas, dificuldades cotidianas, sendo necessário a perseverança.
- "possibilidade de não contar com as comodidades naturais da vida", as denominações onde os líderes não ensinam essas possibilidades, onde só pregam sobre prosperidade financeira, não ensinam o verdadeiro Evangelho.
- "contudo respondeu: “Deixa que primeiro”, se refere a muitos que para fazerem a obra de Deus colocam outras prioridades e se perdem em afazeres como os de Marta e não cuidam das coisas do Senhor. Falta a essas pessoas a perseverança de que trata essa lição. Peça aos alunos para zelarem em ter uma vida de perseverança, não desistirem e nem desanimarem.


2.2. A pessoa de Jesus, nossa maior motivação.

- " “Senhor, para quem iremos nós?”, os outros foram embora por não terem entendido o que Jesus estava dizendo, se escandalizaram por acharem que Ele estava delirando ou fazendo pouco caso deles, mas na verdade nem os doze apóstolos entenderam o que Jesus havia dito, só foram entender depois, com isso notamos que eles basearam sua resposta apenas numa verdade, Jesus tinha a Palavra de vida.
- "fundamentada, inicialmente, na pessoa de Jesus Cristo", independente de entendermos ou não o que Ele quer fazer, obedecer-lhe é o melhor caminho, e único motivo é o que Ele é, o nosso Senhor!


2.3. A Palavra de Deus como fundamentação.
- "Numa época de tanta ênfase em conquistar", nos dias atuais as pessoas valorizam obter bens e ter sucesso nos negócios e nas demais áreas, até as posições eclesiásticas tem se transformado em negócio.
- "razões da nossa perseverança como discípulos de Jesus", ou seja, quem trabalha na obra de Deus como discípulo de Cristo, não deve esperar as mesmas coisas que o mundo espera, sucesso, fama, dinheiro, etc. Quando essas coisas não acontecem, muitos se desviam da fé.


3. Atitudes de perseverança.

3.1. Perseverar na Palavra de Deus.
- "verdadeiramente sereis meus discípulos”", quer dizer, somente se permanecer na Palavra Dele, então seremos discípulos verdadeiros, alguns tem desanimado por terem deixado a Palavra Dele de lado. Quem tem o hábito de meditar na Palavra, examinar, guardar e praticar, não se desvia por qualquer motivo e nem se deixa levar por novidades teológicas.

3.2. Perseverar no amor.

- "todos conhecerão que sois meus discípulos", Jesus está dizendo que a marca do discípulo seria o amor e que isso seria um testemunho de que somos servos, ou seja amarmos de verdade estaremos anunciando a Jesus ao mundo.
- "Judas Iscariotes já havia se retirado do meio deles", Jesus está dando as instruções enquanto Judas estava indo buscar os guardas do Templo para prender Jesus.


3.3. Perseverar na frutificação.
- "muitos vivem uma fé meramente nominal", uma fé apenas para ser denominado como religioso, buscam coisas que os identifiquem como uma carteira, um anel, um diploma, etc, mas a fé que produz é a que está no coração, que não precisa aparecer, mas produz fruto. Esse tem mais chance de continuar produzindo.

Conclusão.

- "e a Palavra de Deus como nossa lâmpada", quando uma tropa militar caminha a noite é necessário levar lanternas para iluminar o caminho e assim não tropeçar em nada. Por isso a Palavra do Salmo 119.105 nos fala:
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." Sl 119.105

Questionário.
1. Ao discursar sobre como as pessoas recebem a Palavra de Deus, quais tipos de terrenos Jesus citou?
R: Pé do caminho, pedregoso, entre espinhos e boa terra (Mt 13).

2. Como inicia a “carreira que nos está proposta”?
R: Com o novo nascimento (Hb 12.1).

3. Qual foi a resposta de Pedro, quando Jesus interpelou aos que ficaram se eles também iriam embora?
R: “Senhor, para quem iremos nós?” (Jo 6.68).

4. O que é a perseverança?
R: É a marca do discípulo de Jesus Cristo (Jo 8.31).

5. Cite uma característica marcante do discípulo de Jesus.
R: O amor (Jo 13.35).


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

2 comentários:

  1. A paz pastor, que bom que esse conteúdo está completo, tem me ajudado muitíssimo, fico grata a Deus por esse trabalho,que ele continue a te abençoar nesta jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz irmã Vone, dá um trabalho tremendo fazer os três conteúdos, mas estou tentando resolver essa parte, só peço a ajuda em oração e clique nos anúncios. Deus abençoe você e sua casa.
      Abraços.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.