quinta-feira, 28 de setembro de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 1


AULA EM 1° DE OUTUBRO DE 2017 - LIÇÃO 1
(Revista Editora Betel)

Tema: O Deus todo poderoso se revelou


Texto Áureo: Jo 4.24

INTRODUÇÃO
Querido professor(a), para esta lição apresente a revista e seus temas para os alunos e tente despertar neles o interessa para as lições.
- "não com uma fé cega", a fé cega é a fé que não considera nenhum outro elemento para que ocorra, geralmente é uma fé sem uma base.
- "com uma fé alicerçada nas Sagradas Escrituras", é a fé que usa a Bíblia como base de existência, onde a pessoa só aceita algo como verdade se estiver referenciado nas sagradas escrituras.

1. A existência de Deus.

1.1. A criação testemunha a existência de Deus.
- "já evidencia que existe uma causa originária", os cientistas afirmam que essa causa originária teria sido a explosão cósmica chamada Big Ben e segundo eles essa explosão teria organizados os planetas, estrelas e galáxias nas posições em que estão. A partir daí a vida teria surgido na água e evoluindo até ocupar todo o mundo.
"um poder que é tanto sobre-humano quanto sobrenatural", essa é fé universal que nasce gravada no subconsciente humano. Todos os seres humanos sabem que existe uma força superior de onde vem todas as coisas.

1.2. Deus é auto existente.

- "Antes de mim deus nenhum se formou", mostrando que ninguém tem essa capacidade de se formar, de existir por si mesmo, de não depender de ninguém, somente Deus pode isso.
"sempre existiu, é infinito", Deus é infinito como os números na matemática, infinito pra frente e pra trás, como o conjunto do números inteiros: Z = {...-3,-2,-1,0,1,2,3...} Deus sempre existiu, não se pode compreender uma origem para Deus, está fora do campo da compreensão humana.

1.3. Deus criou tudo sem ser criado.

- "todas as coisas, sejam elas terrenas...se originam do Criador", Deus desprendeu energia para criar e movimentar tudo que existe no universo e existe coisas bem poderosas no universo, como as estrelas e os buracos negros. Imaginar zilhões de estrelas no universo com uma capacidade monumental de energia em cada uma e saber que um Senhor criou todas elas, imagine a capacidade do poder desse Deus.
- "Ele cria a partir do nada"
, quando a Bíblia afirma que o Senhor fez o céu e a terra, se refere a essa criação do nada, sem que houvesse coisa alguma.

2. A natureza de Deus.

2.1. Deus é Espírito.
- "porque estes insultam Sua natureza invisível", e porque seduzem o ser humano, pois os ídolos atendem uma área do ser humano, a necessidade de ver a imagem, para as pessoas que estão longe dos caminhos de Deus é mais fácil seguir o se pode ver ou tocar (as imagens) do que servir aquele que não se pode ver.
- "Para Deus não há limites no tempo e no espaço", por isso se afirma que para Deus um dia é como mil anos e vice-versa 2 Pe 3.8. O Senhor olha para o tempo e consegue enxergar o início e o fim de tudo, pois não está limitado por tempo.

2.2. Deus é bom.
- "Deus é Espírito perfeitamente bom", pelos fatos ocorridos no Antigo Testamento, acerca da invasão e morte dos moradores de Jericó, Sodoma, Gomorra e outras cidades, muitos críticos questionam a bondade de Deus, porém se esquecem de Deus é também justo e que os tais fatos ocorreram em um período diferente do atual, não se pode avaliar as atitudes daquele período com os conceitos atuais.
- "Deus é bom em tudo: na Sua essência; na Sua natureza", o problema são nossos julgamentos, Deus é o criador, não podemos avaliá-lo, não temos podemos questioná-lo acerca de Seus atos soberanos, Ele deus a vida e pode tirá-la, se Ele quiser tirar a minha vida antes do fim dessa frase, pode fazê-lo e não será culpado por isso, pois é uma prerrogativa Dele como criador.  

2.3. Deus é fiel.
- "Ele jamais pode ser infiel", Ele não pode fazer nada que vá contra a Sua natureza, assim como não pode mentir, embora Ele tenha poder ilimitado, se encontra limitado por si mesmo. Ninguém explica isso! Está limitado pelo amor que tem por nós.
- "por suas infidelidades e desejos de poder", o ser humano é facilmente seduzível por três coisas: dinheiro, poder e sexo. Por essas coisas se corrompem e se perdem, enganam e decepcionam.

3. O amor de Deus.

3.1. O significado do amor de Deus.
- "os melhores interesses de Suas criaturas", como o Senhor enxerga mais a frente do que nós, muitas vezes não entendemos o que Ele faz, não entendemos porque Ele fecha umas portas.
- "Seu amor é Longânimo e não depende de obra alguma", quer dizer que o amor de Deus é paciente, espera sempre uma resposta favorável do ser humano, sempre nos dando oportunidades.

3.2. Um amor que se doa.
- "Ele é o amor em exercício", tudo aquilo que a Bíblia nos ensina acerca de amor é o que Deus demonstra para nos dar o exemplo, Ele não somente afirma que nos ama, Ele pratica esse amor e nos constrange com Seus exemplos e o maior deles é o sacrifício de Cristo na cruz.
"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." Rm 5.8
- "Dar faz parte do seu “Ser, e não somente dar, mas dar a Si mesmo", Ele deu a vida ao ser humano, deus o maná, deu a salvação, deu o Seu Espírito, deu dons, talentos e por fim dará o céu. O que temos dado a Ele? 

3.3. Um amor que corrige.
- "O amor de Deus é incondicional", o amor que não  impõe condições, que não pede nada em troca. É chamado na Bíblia de amor ágape, o amor verdadeiro.
- "corrige para que sejamos participantes de Sua santidade", a intenção do Senhor é que nos tornemos sempre algo melhor, um exemplo para o mundo, para que a sociedade seja influenciada por nós, para que nossos pais se orgulhem de nós e nossos filhos possam receber um bom aprendizado pelo nosso exemplo, essas são as melhores intenções de Deus para Seus filhos.

Conclusão.
- "Bíblia não faça questão de provar a existência de Deus", a Bíblia é um livro para aqueles que acreditam na existência do Pai, se alguém que nega a Deus e a Jesus ler a Bíblia dificilmente se converterá, mas se alguém que se diz ateu, deixar que algo na Bíblia lhe chame a atenção terá grande chance ter seu coração atingido pela Palavra como já aconteceu algumas vezes.
- Faça um resumo abordando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula.

Pr Marcos André – professor

Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

2 comentários:

  1. Obrigado pastor, mas um conteúdo edificante que Deus continue a te abençoar ricamente.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.