sábado, 7 de abril de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 2


AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 2
(Revista: Central Gospel - nº 54)

Tema: A Singularidade do Novo Nascimento

Texto Bíblico Básico:

João 3.1-8

1 - E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 - Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 - Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 - Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Texto áureo: 2 Co 5.17
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Querido Professor(a), nesta lição esclareça a ação do Espírito Santo no interior do ser humano, lembrando que o Espírito trabalha dentro da Igreja e no mundo, na vida das pessoas.
"é o poder transformador que atua no íntimo de cada pessoa", sabemos que é uma obra do Espírito Santo, porém Ele usa a Palavra para ministrar o arrependimento e a purificação dentro de cada um e o Evangelho é a Palavra de Deus. A Palavra é a espada do Espírito.
_______________________________________________
1. O QUE SIGNIFICA SER TRANSFORMADO?

1.1. O processo que se inicia
- "o desejo de praticar o mal vai desaparecendo", é o caráter da pessoa mudando, pela ação do Santo Espírito ela vai mudando a índole.
"uma nova pessoa, com um desejo ardente de praticar o bem", de acordo com algumas experiências há pessoas que nem se conhecem mais depois que são transformadas, alguns irmãos tomam atitudes que jamais tomariam se fosse antes, como por exemplo, ficar calado diante de uma afronta.

1.2. A operação do Espírito Santo

- "fazendo-o entender que, por tal condição, está sujeito a castigos", ou seja, o Espírito está convencendo a pessoa da justiça, muitos no mundo caminham como se nunca fossem prestar contas com o Senhor, mas pela atuação do Espírito os novos crentes entendem isso e mudam.

1.3. O Espírito Santo trabalha em favor do homem
- "precisa de um poder sobrenatural que o ajude a libertar-se de tal situação", esse poder sobrenatural é necessário porque o ser humano está num mundo físico e corrompido, onde tudo coopera para nos corromper e nos aprisionar, uma palavra de ânimo e santidade dentro da igreja é combatida por dez de desânimo e pecado fora dela. Essa é a triste realidade que não podemos fugir, ninguém pode se libertar por sua própria vontade.

1.3.1. A participação do homem no processo da salvação
- "A salvação é pela graça (fator divino)", quer dizer que independe do ser humano, ficando assim a parte de Deus para conosco uma parte de amor, que nos constrange a amarmos ainda mais. Infelizmente nem todos alcançam essa maturidade.
"por meio da fé (fator humano)", essa é a nossa parte, precisamos buscar essa fé, precisamos nos esforçar e alcançar essa fé que a Palavra nos dá, mas vivemos os tempos trabalhosos, onde muitos servos de Deus não buscam mais o conhecimento da Palavra.

1.3.2. Jesus atende àquele que o procura
- "um dos integrantes do partido mais ortodoxo dos judeus", ortodoxo se refere àquele que defende as tradições e os dogmas mais originais da crença, assim eram os fariseus, partido do qual Nicodemos fazia parte, devido aos costumes tradicionalíssimo e o que os maiorais do partido pensavam de Jesus, Nicodemos foi em oculto para falar com o Mestre.
"dispensou atenção especial àquele homem", Jesus falou com Nicodemos verdades profundas sobre vida espiritual e novo nascimento que até hoje repercutem e são base teológica para muitos estudos.

2. O MISTÉRIO QUE ENVOLVE O NOVO NASCIMENTO

2.1. Nascer da água e do Espírito

2.1.1. Jesus falou sobre a água
- "Para um fariseu o lavar-se, o estar limpo era coisa muito importante", Jesus fala conforme Deus fala, sempre da forma como a pessoa entenda, como Jesus estava falando com um fariseu Ele faz um comparativo com a pureza do nascimento.
"e iniciar uma nova vida, purificando-se com santidade", Jesus ensinou para Nicodemos que viver em santidade só é possível pelo Espírito Santo, por isso Ele afirma a necessidade de nascer da água e do Espírito. 

2.1.2. Jesus falou sobre o nascer do Espírito
- "o Senhor deu um tom espiritual à conversa", Jesus passou a falar sobre aspectos espirituais da fé, porém Nicodemos raciocinava com as coisas materiais e racionais,pensava com a mente na terra e não no céu.
"Nascer do Espírito significa mudança radical de pensamento", nesse nascimento a pessoa passa a ter uma vida espiritual, passa a ser guiada pelo Espírito de Deus, deixa de ser homem natural e assim passa a compreender as coisas espirituais. Alguns crentes ainda tem pensamentos mundanos, isso é porque ainda não nasceram do Espírito.

2.2. O que é nascido da carne é carne
- "o novo nascimento é um milagre que acontece na vida daquele que crê no Filho de Deus", todo o processo desse novo nascimento é milagroso, existem pessoas que jamis imaginaríamos que seriam salvas, no entendo hoje as encontramos cheias do Espírito de Deus, transformadas. Muitas vezes esperamos de Deus milagres extraordinários, mas o milagre do novo nascimento pode estar ocorrendo bem do nosso lado.

2.3. Necessário vos é nascer de novo 
"seria um processo que permitiria à pessoa, depois da morte, voltar a viver em outro corpo", essa é uma doutrina defendida por várias religiões de origem hindu, principalmente o espiritismo que elaborou várias teses e crenças sobre essa doutrina.  A indústria cinematográfica e as novelas encontraram uma forma de explorar isso usando o apelo do romantismo, onde se aborda a ideia de que uma pessoa pudesse ter vivido em outras vidas e reviver aventuras de outras épocas, com isso a ideia de reencarnação é muito popular.
"o número de pessoas deveria ser estável", alguns ramos do espiritismo acreditam que a pessoa reencarna doze vezes, conforme os signos do zodíaco, sendo o último estágio o que a pessoa alcança a maior maturidade.

CONCLUSÃO
Faça a revisão e corrija a atividade proposta.
Boa aula.

Pr Marcos André

Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.