quarta-feira, 9 de maio de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 7



AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 7
(Revista: Central Gospel - nº 54)

Tema: Grandes Lutas, Maiores Vitórias

Texto Bíblico Básico:

Romanos 8.31,32,35-3931 - Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 - Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?.
35 - Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 - Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro.
37 - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
38 - Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
39 - nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!

2 Coríntios 2.14-16
14 - E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.
15 - Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
16 - Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?

Texto áureo: Is 59.19
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Querido Professor(a), nesta lição trabalhe em mostrar para os irmãos que há motivos para perseverarem nas adversidades.
"o motivo pelo qual passamos por adversidades", um dos principais motivos de passarmos adversidades está nesse cuidado que Deus tem de nós. Ele quer nos aperfeiçoar e nos melhorar como Seus servos.
"muitas vezes, não chega da maneira como esperamos", não podemos jamais colocar regras na forma como Deus trabalha e no Seu tempo, pois Deus dispões de dados que não temos, como o conhecimento do futuro, por exemplo.
_______________________________________________
1. DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS
"Ele consente que as coisas aconteçam...porque tem propósitos para todas as coisas", Deus permite que certas coisas aconteça que não ficar o tempo todo interferindo em tudo, Ele deixa a natureza seguir Seu curso e interfere eu poucas situações, mas não fica indiferente está sempre contemplando o Seu povo.

2. DEUS USA VÁRIAS MANEIRAS PARA ENSINAR O HOMEM

2.1. A disciplina divina
- "Os crentes praticam muitas faltas em seu cotidiano", somos pecadores e algumas vezes deixamos essa natureza adâmica influenciarmos e acabamos errando, então a disciplina será necessária, o problema não é pecar e sim deixar que esses erros nos dominem e fiquemos indiferentes à disciplina.


2.1.1. Os erros cometidos
- "pois Deus repreende aquele que ama", funciona da mesma forma como um pai ama seu filho, que impede que ele faça tudo o que quer, assim como ele impede seu filhos de ir onde quer para sua segurança, também Deus nos impede de irmos onde queremos para nossa segurança, pois Ele nos ama.

2.1.2. As perseguições
- "Os cristãos foram provados na fé com muita severidade.", se referindo às perseguições sofridas pelos crentes por parte dos judeus e gentios nas cidades onde os apóstolos pregavam, conforme os relatos de Atos, depois foram os romanos que perseguiram os crentes até a conversão de Roma.
"isso acontece de maneira velada: por meio de preconceito, de injustiças", velada porque não uma declaração formal de repúdio aos crentes, isso ocorre principalmente nos países de liberdade religiosa. Convém lembrar que ainda existe perseguições ferrenhas em algumas nações. 


2.1.3. Os males naturais

"Tudo o que acontece ao ímpio também acontece ao cristão", relembre aos alunos que o crente também sofre com a chuva, as catástrofes climáticas, também fica doente e também sofre com as crises sociais.
"deve estar ciente de que Deus não o desamparou", tendo essa fé o crente consegue suportar as lutas e dificuldades. A calma diante das adversidades faz com que a pessoa consiga encontrar o solução para o problema e trabalhar nela.

3. COMO ALCANÇAR VITÓRIAS?

3.1. Ter certeza de que o Senhor é o seu Deus
- "entre o apóstolo Paulo e o Senhor um relacionamento especial, pessoal e familiar:", o tratamento de Deus para conosco não é o de patrão e empregado, Ele se relaciona com Seu servo, é um relacionamento de pai e filho, Deus quer intimidade com Seus filhos.
"Isso gera uma grande confiança. Esse é o primeiro passo para a vitória", definindo então, o primeiro passo para a vitória é a confiança e a certeza de que Deus está conosco e que Ele é o nosso amigo, o nosso Pai.

3.2. Reconhecer o poderio de Deus
- "O poderio, as riquezas, as possibilidades dele são imensuráveis", não é difícil encontrar crentes que tem dificuldades em acreditar que Deus pode todas as coisas e que se Ele ainda não fez algo é devido a uma série de fatores que Ele leva em conta. A obra de Deus não pode ser entendida por nós, porque não temos os mesmos elementos de informação que Deus tem.

3.3. A vitória do cristão não é pequena
- "que ajuda regateando, fazendo economia, de maneira limitada, medíocre.", o ser humano geralmente vai ajudar levando em consideração o quento está perdendo com isso, a pessoa a ser ajudada e os benefícios que sua ajuda pode lhe trazer.
"mas outros participam dela também.", Deus visa sempre a família, Ele sempre considera os nossos ao nos abençoar, com isso Ele pode dar muito ou pouco, quase sempre diferente do que pedimos. Lembre-se que mesmo Ele dando pouco Ele está fazendo mais do que esperamos. 

3.4. O segredo da vitória está na fidelidade do cristão
- "Existe uma reciprocidade entre Jesus e Seus servos", reciprocidade significa responder da mesma forma, com a mesma medida e assim deve ser a nossa resposta diante da fidelidade de Deus e do que o Senhor está disposto a fazer por nós, devemos estar dispostos a fazer na mesma medida.

3.4.1. Em lugar de murmuração e medo, o louvor
- "ao contrário da murmuração, que excita, irrita e adoece", a pessoa quando murmura está alimentando sua insatisfação e com isso começa a impaciência e surgem outros males físicos.

3.4.2. Crente convicto é crente vitorioso
"Existe uma certeza inexplicável no coração do servo do Senhor", inexplicável porque existe por meio da fé e isso não se explica, ninguém tem um prova visual da morte de Cristo, mas temos a certeza pela Palavra de Deus, que é de onde vem a nossa fé.

CONCLUSÃO
- "Cada cristão seja, pois, um soldado valente", o crente que deve ter a certeza que foi levantado de um vale que estava cheio de ossos, mas um dia o Senhor enviou um profeta e profetizou sobre nossas vidas e Deus nos fez um exército grande em número, somos soldados do Senhor.
- Faça a revisão e corrija a atividade proposta.


Pr Marcos André

ÁUDIO DO SUBSÍDIO



Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.