sábado, 26 de maio de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9


INCOMPLETO

AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 9
(Revista: Central Gospel - nº 54)

Tema: Inconformados Com o Mundo

Texto Bíblico Básico:

1 João 2.15-17
15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17 - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Efésios 5.8-17
8 - Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
9 - (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade),
10 - aprovando o que é agradável ao Senhor.
11 - E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as.
12 - Porque o que eles fazem em oculto, até dizê-lo é torpe.
13 - Mas todas essas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
14 - Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
15 - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
16 - remindo o tempo, porquanto os dias são maus.
17 - Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

Texto áureo: Rm 12.2a
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Querido Professor(a), nesta lição trate de valores absolutos, como é o caso do aborto, a valorização da vida intrauterina que algumas pessoas acreditam que podem tirar.
- "em meio a uma sociedade que sempre oferece facilidades e vantagens para o pecado?", essa é a forma de trabalhar do cristão determinada por Jesus, Ele nos enviou para estar no meio da sociedade, mostrando que somos seus servos, fazendo a diferença e lavando as pessoas a glorificarem a Deus por nosso testemunho. Precisamos saber viver no meio dos pecadores.
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Mt 5.16_______________________________________________
1. O RELATIVO SE SOBREPONDO AO ABSOLUTO
- "São valores absolutos. Não se referem, portanto, aos costumes que diferenciam os povos", os valores que as Escrituras nos ensina não entra em desacordo com as culturas, são absolutos para qualquer cultura. Exemplo: o amor aos próximo pode ser aplicado em qualquer cultura, dentre outros.
Alguns valores cristãos podem parecer conflitantes, mas a demonstração de amor ao próximo desfaz os conflitos.


1.1. Valores absolutos determinados por Deus ou valores mundanos relativos?
"O que Deus determina como pecado na Sua Palavra inclui todos os homens.", todas as culturas e pessoas sabem que há algo certo e algo errado, por isso a doutrina sobre o pecado é absoluta para todos.
"Podemos citar, como exemplos de valores absolutos", os exemplos que o comentarista citou ainda pode ser acrescido de outros, como a virgindade, a fidelidade conjugal, respeitos aos pais, etc.

2. A QUESTÃO DO ABORTO
- "seja intra ou extrauterina,", extrauterina é quando ocorre a fecundação em laboratório, para o caso dos bebês de proveta, quer dizer que até mesmo nesses casos a vida começa ao ser fecundado o óvulo, ou seja na concepção.
"não existe uma lei que apoie a aprovação de aborto", a legislação brasileira permite apenas nos casos de risco de morte à mulher, estupro e anencefalia, nos outros casos é crime, conforme o artigo 124 do Código Penal.

2.1. Embasamento teológico
- "Deus considera a vida de um pequeno bebê no útero da mãe igual à vida de um homem.", na passagem em questão podemos extrair a intenção e os valores divinos quanto a vida de feto. Deus elabora planos para essa nova pessoa que ainda não viu a luz do dia. Retirar a vida de um nascituro é mais que covardia é um atentado contra Deus.
"os Seus olhos nos viram quando nosso corpo ainda era informe", o texto de Sl 139.15,16 é o mais usado para demonstrar o que Deus considera em relação ao feto, por isso somos contra o aborto em qualquer situação.

2.2. Embasamento científico
- "Na oitava semana, tudo o que haverá no futuro bebê plenamente desenvolvido já se encontra presente", é fato que a mãe consegue se comunicar com o feto e há quem diga que o feto conhece a voz da mãe. Se um feto consegue ter essa interação com a mãe como podemos dizer que ele não tem vida própria e independente? Como se pode afirmar que a vida do feto pertence a mãe?

2.3. O agente passivo e o agente ativo na gestação
...

3. COMPREENDENDO A IDEOLOGIA DE GÊNERO
- "os sexos masculino e feminino são entendidos como uma construção social", alguns defendem que os homossexuais nascem com um corpo onde fisicamente tem um sexo determinado, mas mentalmente eles decidem por outro gênero. Para eles esse conceito de que a pessoa deve seguir a orientação sexual do corpo físico é uma imposição da sociedade. 


INCOMPLETO


Pr Marcos André

ÁUDIO DO SUBSÍDIO



Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.