INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sexta-feira, 20 de julho de 2018

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 4



AULA EM 22 DE JULHO DE 2018 - LIÇÃO 4
(Revista Editora Betel)

Tema: As dez pragas: a justiça de Deus
Texto Áureo: Êx 7.3

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nessa lição a ideia é mostrar que as pragas lançadas contra a terra do Egito tinham um objetivo muito maior do que o que muitos pensam, ferir o orgulho dos idólatras.
"mostrando que somente Ele tem todo o poder", com as dez pragas Deus mostrou para todo o povo do Egito e para Faraó que nenhum de seus deuses tem poder algum, que somente o Senhor possui todo o poder.

1. O conflito com Faraó

1.1. A retaliação de Faraó
- "O plano do rei era acabar com o ócio dos israelitas", a ideia de Faraó era fazer com que os próprios hebreus apanhassem a palha para fazer os tijolos e cobrar a eles a mesma quantidade de tijolos de anteriormente, assim eles não teriam tempo para descanso.
"a carga de trabalhos e as pressões do dia a dia têm feito muitos cristãos deixarem de congregar", essas sãos as táticas de Satanás para impedir que o povo de Deus cultue ao Senhor, aumentando suas ocupações. Atualmente as pessoas vivem numa correria do dia a dia e muitos se esfriam na igreja, deixam a oração e não leem a Bíblia.

1.2. A queixa dos israelitas
- "o inimigo fez de tudo para colocar os membros contra aqueles que o Senhor tem vocacionado", nesse ponto Faraó conseguiu o que queria, pois o povo se voltou contra Moisés, assim também muitos crentes que ao serem alertados por seus pastores de que precisam estar mais presentes nas orações, na Escola Dominical e nos estudos também se coltam contra seus líderes, nesse ponto Satanás tem conseguido fazer com que muitos servos de Deus se rebelem contra a liderança.

1.3. Moisés apresenta as queixas do povo diante de Deus
"que Deus lembrasse a ele a promessa feita aos patriarcas e de novo prometeu livrar o Seu povo", mesmo Deus sendo auto suficiente e e podendo erguer outro líder o Senhor valoriza os que Ele chamou e dá uma palavra especial para Moisés, assim Ele fez com Elias naquela caverna, assim ele faz com muitos que estão se esmorecendo na liderança.
"Diante dos problemas da vida, não podemos nos desesperar,", Deus nos treina para sermos hábeis em resolver crises e enfrentar problemas, quando cremos que Ele é o Todo Poderoso então temos mais chance de conseguirmos vencer as adversidades.

2. A realidade das pragas

2.1. O efeito e as características das três primeiras pragas
- "Essa praga atacou diretamente o deus egípcio Hapi", a intenção atingir a crença do povo nessa divindade e quebrar o orgulho de Faraó e de seus sacerdotes.
"responsável pelas inundações do Nilo, que traziam grande prosperidade", as inundações faziam com que a água do rio cobrisse parte da margem, fazendo com que a agricultura fosse próspera e isso era vista como uma benção da divindade Hapi.
"tinha uma conexão muito forte com os deuses Hapi e Ecte", Deus fez com que todas as rãs saíssem dos brejos e lagos e fossem para a cidade, mostrando quem é que controla os animais.
"Deus mostra que Ele era maior que o solo sagrado egípcio", na verdade Deus mostrou que o solo não tinha nada de sagrado, pois transformou o pós em criaturas tão odiosas para todos, Deus atacando a fé e o orgulho que estava no coração dos egípcios.

2.2. As pragas que causaram dor
- "Com esta praga, mais uma rodada de negociação foi aberta entre Faraó e Moisés", essa praga foi após a dos piolhos, nesse momento Faraó se viu mais apertado e dava sinais de exaustão, após a praga dos piolhos os magos já não conseguiam imitar e chegaram a afirmar que era o dedo de Deus operando.
"E os magos fizeram também assim com os seus encantamentos para produzir piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos homens e no gado.Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito." Êx 8.18,19

- "porém, na terra de Gósen, onde habitava os filhos de Israel, não houve perda no rebanho", alguns defensores da escola pós-tribulacionista que afirmam que o arrebatamento da Igreja será após a Grande Tribulação usam essa referência como tipologia para afirmar que a Igreja passará a Grande Tribulação na terra, sendo guardada pelo Senhor assim como as pragas do Egito não atingiam os filhos de Israel. 

2.3. As pragas contra a natureza
...

3. As negociações do Faraó

3.1. A primeira rodada de negociação
- "o povo não se separaria exclusivamente para Deus", as propostas de Faraó podem ser consideradas tipologicamente as propostas de Satanás aos convertidos pela igreja nos dias atuais, é a ideia de a pessoa se converter, mas não deixar completamente o mundo, não ser exclusivo de Deus.

3.2. Uma segunda opção
- "somente, indo, não vades longe", continua como uma proposta satânica, para que a pessoa não se afaste muito do mundo, mas que mantenha sempre uma proximidade com o sistema mundano, costumes antigos, amizades antigas, sempre com a possibilidade de retorno.
"orai também por mim.", é assim que as nossas amizades antigas se comportam, parecendo concordar com a nossa atual situação cristã, mas na primeira oportunidade virá os convites para retornar.

3.3. A terceira opção
- "Faraó dando permissão apenas para os homens saírem", o grande problema de Faraó sempre foi os homens, pois eram a possibilidade de formar exército contro os egípcios. No campo espiritual Faraó sabia que os homens não iriam a lugar nenhum sem suas famílias. Assim Satanás hoje em dia tenta dividir a família, fazendo com que somente os pais se dediquem a Deus, deixando os filhos de menores, para se decidirem sozinhos tirando eles do ambiente cristãos e entregando aos sites de relacionamentos e jogos eletrônicos.

Conclusão
"para criar um conceito de Deus na mente dos israelitas", a ideia parece ser a de ensinar a povo o conhecimento do Deus Todo Poderoso que eles não possuíam até aquele momento.
- Faça a revisão e corrija o questionário

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

4 comentários:

  1. Pastor paz do Senhor muito bom esses esboco sempre leio e aprendo muito Deus abençoe grandemente sua vida fica na paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu querido, que bom ler isso, Deus abençoe você e tua casa. Ore por nós. Paz do Senhor

      Excluir
  2. Não consigo dar aula sem antes consultar seus esboços, eles complementam e me ajudam a direcionar o trajeto da aula. Fica muito mais compreensível . Deus abençoe e continue te dando sabedoria e graça 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, pretendo divulgar esse trabalho para muito mais professores fazerem uso dele. Paz do Senhor.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.