sábado, 21 de julho de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 4



AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 4
(Revista: Central Gospel - nº 55)

Tema: Salomão, o Homem Mais Sábio do Seu Tempo
Texto Bíblico Básico:

1 Reis 4.29-34
29 - E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.
30 - E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.
31 - E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, e Calcol, e Darda, fi lhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.
32 - E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.
33 - Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais, e das aves, e dos répteis, e dos peixes.
34 - E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.

2 Crônicas 9.1,2
1 - E, ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, veio a Jerusalém experimentar Salomão com enigmas, com uma mui grande comitiva de camelos carregados de especiarias, e ouro em abundância, e pedras preciosas; e veio a Salomão e falou com ele de tudo o que tinha no seu coração.
2 - E Salomão lhe explicou todas as suas palavras, e nenhuma coisa havia oculta que Salomão lhe não declarasse.

Texto áureo: 1 Rs 10.24
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição tente conduzir os alunos a desejarem sabedoria e a buscarem o conhecimento.
"seu fabuloso reino e a sabedoria que Deus lhe concedeu", é importante não confundir sabedoria com conhecimento, Deus deu a Salomão a sabedoria que é a busca e aplicação do conhecimento, já o conhecimento encontramos nas narrativas de Salomão a forma como ele adquiriu, a observação. Várias vezes Salomão inicia suas frases assim: "tenho visto..." Ec 9.13
"poderiam ser evitadas se líderes e governantes pedissem sabedoria", infelizmente até alguns governantes que são cristãos erram nesse quesito, erram com posturas anti éticas e se prejudicam, prejudicam o povo e a Igreja.
_______________________________________________
1. A ESCOLHA DO SENHOR
"No entanto, as Escrituras registram que não foi essa a escolha feita pelo Senhor", devido a importância da nação e a missão que estava sobre os ombros daquela nação, o Senhor não permitiu que outro rei fosse coroado.

1.1. Um pedido por sabedoria
- "um coração entendido para julgar o povo", o rei julgaria as causas mais importantes do reino, questões territoriais, de direitos de propriedade e questões religiosas, a palavra do rei seria determinante, por isso Salomão temeu.

1.2. Deus confirma o reino a Salomão
- "seguindo as orientações de Davi, seu pai", a obediência a Deus e aos pais sempre foi o melhor caminho, Salomão soube fazer isso, Davi havia orientado a ele antes de morrer.
"expandiram-se até o limite que Ele havia prometido a Abraão", depois nunca mais esses limites voltaram a ser os mesmo, hoje Israel diminuiu muito o seu tamanho. 

2. TODOS DESEJAM OUVIR O REI
...

2.1. Um sábio administrador
- "e seu filho Salomão tornou-se um excepcional administrador.", Salomão cuidou da economia gastando menos do que arrecadava e negociando com as nações, veja no que deu:
"E fez o rei que houvesse ouro e prata em Jerusalém como pedras; e cedros em tanta abundância como figueiras bravas que há pelas campinas." 2 Cr 1.15


"E faziam subir e sair do Egito cada carro por seiscentos siclos de prata, e cada cavalo por cento e cinqüenta; e assim, por meio deles eram para todos os reis dos heteus, e para os reis da Síria." 2 Cr 1.17


2.2. Um sábio construtor
- "Também lhe ofereceu despojos dos combates", Davi deixou esses despojos como oferta, mostrando como exemplo de um coração que zela pela casa de Deus, cada um de nós devemos deixar esse ensino aos nossos filhos, de preocupação e mão aberta para a casa de Deus, pois tudo que se faz na obra de Deus é a custa de nossas ofertas e dízimos.
"Iniciando em maio, durante o quarto ano do seu reinado, e terminando em novembro", estas são datas tiradas por equivalência dos textos sagrados, pois naquela época não se aplicava os meses como são hoje.

2.2.1. Uma Casa de Oração
- "pois deveria ser uma Casa de Oração para todos os povos", convém ensinar que esse objetivo o Senhor cumpriu na Igreja ao espalhar templos pelo mundo todo, para que todos possam se achegar a Deus em oração.

2.3. Um sábio escritor
...

3. AS TRANSGRESSÕES DE SALOMÃO
- "Todavia, em sua idade mais avançada, o rei distanciou-se do Senhor", com toda a sabedoria de Salomão, ele não se sustentou na presença do Senhor, isso mostra que não basta ter muito conhecimento de Deus, é necessário ter uma vida devocional com Ele.
A lição aqui está dando a ideia de que Salomão terio perdido a comunhão com Deus e não a recuperou, mas a teoria mais aceita é de que ele teria se concertado no final de seus dias.

3.1. A natureza das transgressões
- "Dessas orientações, três foram totalmente desobedecidas por Salomão", essas transgressões que o rei Salomão cometeu são aparentemente pequenas, sem importância, mas o fato é que elas abriram passagem para outras maiores e assim Salomão se afasta do Senhor. Grandes líderes que acabam caído em pecado começaram pecando em coisas aparentemente pequenas.

3.2. As consequências das transgressões
- "seu reinado, pela primeira vez, foi afligido por revoltas internas", o Senhor corrige e disciplina a quem ama e por isso não deixou de lado a Salomão e a casa de Israel. Deus permitiu as adversidades para que houvesse conserto e aprendizado, a fim de servir de exemplo a todos nós.

4. A RESTAURAÇÃO DO REI
"Quando analisamos seus escritos, por exemplo, encontramos indícios", são desses indícios que se chega a conclusão de que Salomão tivesse de fato sido restaurado à condição espiritual de antes.
"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem." Ec 12.13
Com esse tipo de conclusão acreditamos que Salomão tenha se salvado.

CONCLUSÃO
- "para que não entreis em tentação", o ser humano é terrivelmente incompetente para lidar com tentações, por isso deve ter essa vida devocional (vigilância e oração) vigilância para saber se desviar das tentações e oração para estar sempre cheio do Espírito Santo quando as tentações ocorrerem.
- Faça a revisão e corrija a atividade proposta.


Pr Marcos André


Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

4 comentários:

  1. Grava e paz do Senhor, pastor Marcos André... Obrigado pastor pelo subsídio. Que o Senhor, continue sempre a abençoar sua vida , suas filhas e galardoe seus feitos, em nome de nosso Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu amigo, obrigado, Deus te abençoe grandemente e te faça prosperar em tudo que colocar as mãos. Paz de Cristo.

      Excluir
  2. Graças a Deus PR Marcos, pela ajuda sempre bem vinda!...Que o Espírito Santo continue te dando esse coração disposto a cooperar conosco, seus irmãos em Cristo Jesus!... Amém!...Deus continue abençoando abundantemente ao senhor e a sua família!...Fique na Paz!

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.