sexta-feira, 27 de julho de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 5



AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 5
(Revista: Central Gospel - nº 55)

Tema: Roboão, o Primeiro Monarca do Reino do Sul

Texto Bíblico Básico:

1 Reis 12.1-5
1 - E foi Roboão para Siquém, porque todo o Israel veio a Siquém, para o fazerem rei.
2 - E sucedeu, pois, que, ouvindo-o Jeroboão, fi lho de Nebate, estando ainda no Egito (porque fugira de diante do rei Salomão e habitava Jeroboão no Egito),
3 - enviaram e o mandaram chamar; e Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram e falaram a Roboão, dizendo:
4 - Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.
5 - E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia e voltai a mim. E o povo se foi.

2 Crônicas 11.1-4
1 - Vindo, pois, Roboão a Jerusalém, ajuntou da casa de Judá e Benjamim cento e oitenta mil escolhidos, destros na guerra para pelejarem contra Israel e para restituírem o reino a Roboão.
2 - Porém a palavra do SENHOR veio a Semaías, homem de Deus, dizendo:
3 - Fala a Roboão, fi lho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel, em Judá e Benjamim, dizendo:
4 - Assim diz o SENHOR: Não subireis, nem pelejareis contra os vossos irmãos; tornai cada um à sua casa, porque de mim proveio isso. E ouviram as palavras do SENHOR e desistiram de ir contra Jeroboão.

Texto áureo: 1 Rs 12.6
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição recomendo você se inteirar bem desse fato estudando desde a assunção de Roboão até o momento do cisma.
"estudaremos o cisma israelita", o "cisma israelita", foi uma divisão que ocorreu no reino, onde se separaram as 12 tribos, na época eram 13 tribos, pois a tribo de José se dividiu em duas. Ficou Judá e Benjamim no Reino do Sul e o restante no Reino do Norte.
"inexperiência de Roboão", esse rei foi o filho de Salomão que assumiu o reino completo e foi o responsável pela divisão, por não saber lidar com um problema que vinha se arrastando desde a época de seu pai.
_______________________________________________
1. O DESMONTE DA NAÇÃO ISRAELITA
"o sucessor de Salomão tornou-se o responsável pela divisão de um reino", esse rei não aprendeu com seu pai a buscar a mesma sabedoria que tornou o reino forte, não adianta muito sabermos buscar a sabedoria de Deus e não ensinar nossos filhos a buscar a mesma.

1.1. Motivo da cisão: a coroa pertence a Jeová
- "ignorando levianamente as orientações divinas (Dt 7.3,4; 17.17a)", notamos aqui o exemplo que Salomão estava dando a seus filhos, mostrando como ignorava as ordenanças de Deus feitas na Lei de Moisés. Todos os que ignoram o ensino do Senhor na presença da família planta uma semente no coração dos filhos.
"pelo sincretismo pagão", é a mistura de crenças religiosas de diversos segmentos.
"somente a Ele pertencia a coroa suprema", quer dizer que na verdade foi Deus que arquitetou a divisão do Reino, apenas usou a idiotice de Roboão para isso.

1.1.1. Deus anunciou a divisão do Reino
- "Jeroboão foi interpelado pelo profeta Aías, de Siló", só a título de curiosidade, Siló foi o último lugar onde ficou o Tabernáculo antes de desaparecer na História.
"porque Salomão o havia rejeitado, adorando deuses estrangeiros", todos os problemas sobre idolatria, estupides e vaidade que Salomão tanto combateu foram seu maior ponto fraco.   
"para que Ele sempre tivesse um descendente de Davi reinando", Deus não se esqueceu da promessa feita a Davi e manteve um rei descendente dele no trono, até o dia em que foi transferido a Cristo e jamais sairá de sua mão.

1.2. O reino é dividido

- "eles queriam que o novo governante aliviasse-lhes a carga tributária", havia já um sentimento de abandono e preferência no coração do povo que aflorou com a assunção do novo rei, pois o rei anterior era muito poderoso e sábio e provavelmente temeram levar-lhe o problema.
"Judá e Benjamim", convém lembrar que a família de sacerdotes levitas que ministrava no Templo permaneceram em Jerusalém e também algumas poucas famílias de tribos do Norte também ficaram, pois na época de Jesus encontramos esse relato:
"E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;" Lc 2,36

1.3. Uma guerra civil é deflagrada...
2. ASPECTOS DO GOVERNO DE ROBOÃO

2.1. Poligamia
- "percorrendo os caminhos de seus antepassados", esses antepassados foram Davi e Salomão, um no caso de Urias e outro por suas muitas mulheres, o que nós semeamos hoje, pode acabar sendo  colhido por nossos filhos.

2.2. Idolatria
- "E havia também homens e mulheres que serviam como prostitutos nesses lugares", Roboão deixou de reprimir a idolatria e por isso essa prática se multiplicou, esses prostitutos faziam parte do culto a Baal, pois o culto a esse deus pagão era feito com orgias.

2.3. Invasão egípcia
- "mas permitiu que Sisaque os dominasse para que eles pudessem perceber a diferença", significa que o rei egípcio teria controle sobre o Reino do Sul de Israel,fazendo deste sua província ou apenas cobrando-lhe impostos.

CONCLUSÃO
- "morreu sendo referido nas Escrituras como o homem que fez o que era errado", convém pensarmos em qual legado queremos deixar, como queremos ser lembrados depois que formos embora.
- Faça a revisão e corrija a atividade proposta.


Pr Marcos André


Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.