INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sexta-feira, 20 de julho de 2018

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 4


AULA EM 22 DE JULHO 2018 - LIÇÃO 4
(Revista CPAD)

Tema: A função social dos sacerdotes
Texto Áureo: Lc 5.14

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição mostre para os alunos que os sacerdote da época da Lei deveriam cuidar da saúde do povo, hoje também precisamos cuidar da saúde espiritual dos servos do Senhor.
"tinham ainda como função inspecionar a saúde de Israel", o Senhor deu início no mundo ao que hoje conhecemos como medidas sanitárias da população, Deus teve o cuidado de tomar providências para que o povo tivesse com a saúde em dia.
"sua função mais importante era conduzir o povo na Lei de Deus", a principal missão de Israel era trazer o Messias ao mundo e para que isso acontecesse o povo precisava estar forte numeroso e próspero e também estar consciente e zeloso da Lei do Senhor.

I – FUNÇÕES CLÍNICAS

1. A inspeção da lepra.
- "Se Deus não a curasse, médico algum poderia fazê-lo", a primeira providência para que a nação não fosse contagiada por inteira era a separação da pessoa contaminada do meio do povo, era uma medida mais do que religiosa, era uma medida sanitária.

2. A inspeção clínica.
- "Era um luxo restrito aos egípcios (Gn 50.2).", por esse motivo Deus fez com que a família de Jacó fosse morar no Egito, pois ali eles teriam condições de se tornar um povo forte e numeroso.
"separado da comunidade para evitar uma epidemia", hoje diante de um pecado declarado a pessoa também é de certa forma isolada das atividades com os demais irmãos, para evitar o contágio do pecado.

3. A limitação do sacerdote.
- "Quanto à sua cura, só um milagre", havia a possibilidade de o Senhor curar alguém, mas isso nem sempre acontecia. Mas a nação aprendia que certas coisas só a mão do Senhor alcança.

II – FUNÇÕES SANITARISTAS

1. A função sanitarista do sacerdote.
- "sua função é basicamente preventiva", os estudiosos de saúde pública já identificaram que a população e os governos gastam muito mais com saúde corretiva do que com saúde preventiva. Naquela época, Deus sabendo disso ordenou o cuidado sanitário da população.
"cabia aos sacerdotes inspecionar as casas e roupas em Israel", prefigurando as funções dos sacerdotes espirituais (pastores e líderes), que também devem visitar os lares para inspecionar espiritualmente.

2. A lepra na casa.
...

3. A lepra nas vestes.
- "e a praga se mostrasse resistente, o vestuário deveria ser queimado", assim como no caso da casa a ideia era eliminar qualquer foco de lepra no meio do povo. Se compararmos a lepra com o pecado, aprenderemos aqui que devemos afastar de qualquer foco de pecado do nosso meio, de dentro de nossas casas e dos nossos objetos pessoais, celulares, tabletes, vídeo games, computadores, TV, etc.

III. FUNÇÕES JURÍDICAS

1. Proteção da família.
- "eram obrigados a honrar seus pais e a preservar-lhes a autoridade", a intenção com todas essas ordenanças era guardar a família, pois se os lares permanecessem fortes, a nação seria também forte. Esse cuidado com a família o Senhor mantem até o dia de hoje, sempre com a proposta de salvar toda a casa At 16.31 Deus sempre alertou o ser humano dos perigos que cercam as famílias.
A promessa de bençãos e salvação é para as famílias:
"E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." Gn 12.3

2. Proteção da propriedade privada.
...

3. Proteção da vida.
- "serviam para acolher o que, sem o querer, matava o seu próximo",  essas cidades foram edificadas para que as pessoas pudessem ter um julgamento justo, pois a família do morto tinha o direito de matar o assassino Nm 35.16-19, mas se o marte fosse sem querer, o homicida poderia se refugiar numa cidade de refúgio até ser julgado.

CONCLUSÃO
- "deveriam ser o mais alto referencial da nação no que tange à Palavra de Deus", a foma de relacionamento dos levitas para com Deus é uma tipologia do nosso relacionamento com o Criador. Em termos espirituais precisamos ter a mesma exclusividade para com Deus.
- Faça a revisão e corrija o questionário.


Pr Marcos André

Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.