sexta-feira, 31 de agosto de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 10

AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel - nº 55)

Tema: Uzias, Vencido Pela Soberba

Texto Bíblico Básico: 2 Crônicas 26.3-5,11-15

Texto áureo: 2 Crônicas 26.16
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição busque os ensinos da vida desse rei, para instruir os alunos a não errarem como ele errou e acertarem nas coisas que ele acertou.
"assim permaneceu durante muitos anos, a ponto de sua fama voar até muito longe", Deus engrandeceu o nome do rei Uzias, enquanto ele esteve fiel Deus o exaltou e o fez um rei forte, não era vassalo como outros reis, não pagava tributos às nações poderosas.
"no decorrer de seu governo, devido ao pecado da soberba, ele foi ferido com lepra.", por que o rei tenha feito o que agrade a Deus e tenha sido exaltado por Deus, não tinha o direito de fazer o que só competia ao sacerdote, veja o seu erro:

"Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso." 2 Cr 26.16

_______________________________________________
1. UZIAS, UMA BIOGRAFIA BREVE

1.1. Poderoso guerreiro e competente administrador
- "iniciou-se um dos mais prósperos governos", notamos que no reinado desse rei foi dado um investimento forte ao exército e isso tornou o reino fortalecido belicamente.
"mas também como competente administrador", ele pôde fortalecer o exército porque teve condições financeiras para isso, pela excelente administração das finanças pôde ter os recursos para investir.

2. OS FEITOS DE UZIAS

2.1. A expansão dos domínios de Uzias
- "Uzias fez guerra contra os filisteus e derrubou as muralhas das cidades de Gate", os filisteus é um dos povos guerreiros mais antigos da palestina, só Davi e Salomão pôde contê-los, eles tinham o domínio da técnica para trabalhar o ferro.
"a sua fama espalhou-se até o Egito; e os amonitas pagavam-lhe impostos", ele não só deixou de pagar impostos, como passou a cobrar impostos, fazendo outro reino de vassalo.

2.2. A fortificação do reino em múltiplas áreas
- "Uzias edificou torres em Jerusalém", essas torres eram para sentinelas, dependendo da posição e altura, a sentinela poderia ver muito longe.
"postos de vigilância avançados, que impediam", naquele tempo o sistema de comunicação era o mensageiro, quando um posto de vigilância observava a aproximação de uma guarnição inimiga o mensageiro era acionado e partia à cavalo até a cidade para avisar o exército.
"chamado de amigo da agricultura. Uzias cavou poços em vários lugares", mas uma atividade de infraestrutura agropecuária que fortalece a economia do reino.
"mandou construir catapultas, potentes máquinas de guerra que lançavam grandes pedras", esse tipo de investimento militar fez o Reino do Norte ficar forte equiparado a outras nações da região árabe, Deus não se agrada de preguiçoso, o Senhor se alegra com os trabalhadores e inteligentes como Uzias, porém devemos ter o devido cuidado de não deixar a vaidade nos dominar.

3. A SOBERBA PRECEDE A RUÍNA
- "passou a seguir os passos da soberba", Deus não suporta a soberba, faz lembrar a Satanás, essa é uma tendência de algumas pessoas, ao se sentirem seguras nos seus recursos financeiros, seus empregos, seus bens materiais, seu conhecimentos, etc. tendem a se esquecer de Deus a passam a olhar de forma altiva para os demais.
"vulnerável aos ataques de seu pior algoz: o ego vaidoso.", o inimigo interno é sempre mais perigoso, quando não é o "ego" é a "carne", nas duas situações a pessoa tem mais dificuldade de vencer do que os inimigos externos.

3.1. Uzias usurpou as funções sacerdotais
- "e isto se constituía em uma afronta direta ao Senhor", Deus leva muito a sério a posição sacerdotal, não se agrada de bagunça e desordem, isso banaliza e mancha o nome do Senhor. Quem vê de fora um líder tratando de qualquer maneira o sacerdócio nas igrejas, vai fazer o mesmo, pois achará que tudo na igreja é meramente ritual, não envolvendo nenhum tipo de poder. Mas Deus não se deixa escarnecer.
"o ato de Uzias revelou o desprezo que ele destinava às determinações de Jeová", toda autoridade constituída por Deus deve respeitar as determinações do Senhor, se nós somos autoridade eclesiásticas devemos demonstrar o máximo respeito, pois outros estão nos observando para aprenderem.

3.2. A punição de Uzias
- "o rei foi punido rápida e publicamente", uma lepra impossível de ser escondida, porque era na testa do rei, não podia nem fazer como o general siro Naamã que escondia a lepra por baixo da armadura. 2 Rs 5.1  

3.2.1. A lepra no Antigo Testamento
- "era uma prerrogativa sacerdotal a avaliação do doente", justamente aqueles a quem Uzias desprezou foram os que tinham que avalia-lo. Não se pode desprezar ou menosprezar os homens e mulheres de Deus, pois o Senhor de faze-lo cair em suas mãos para cuidar.

3.2.2. O tratamento dado a Uzias
- "no fim da vida, em vez de honra, recebeu a vergonha", o Senhor tirou dele aquilo que ele mais valorizou o seu ego, a sua vaidade. Cada um deve avaliar-se e ver se não está valorizando nada acima de Deus em sua vida, se alguém clama por honra diante dos homens, ore para que quando o Senhor o exaltar não deixe que seu coração se corrompa com a altivez.  

Conclusão
- "mais importante que alcançarmos nossos objetivos são os caminhos que percorremos para atingi-los", se Uzias tivesse tentado de outra forma ao invés de tentar tomar o lugar do sacerdote com certeza teria obtido sucesso. Cada um deve ter consciência da posição que foi colocado e não tomar parte em algo que não é da sua alçada.
- Faça a revisão.
- Corrija a atividade proposta 





Pr Marcos André


Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.