quarta-feira, 12 de setembro de 2018

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Conteúdo da Lição 12

CRISTO E O ARREBATAMENTO
___/ ___/ ______


Versículo do dia

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." 1 Ts 4.17


Para impactar
O arrebatamento da Igreja é loucura para a ciência, absurdo para os cético, mentira para os hereges, mas para nós cristãos, é o poder de Deus e a esperança de estarmos sempre com Ele.

Textos de Referência.
Jo 14.1-4

Introdução
Um dia Jesus disse que estava indo para o Pai, mas essa ida foi para nos preparar lugar, e que outra vez viria e nos levaria para junto dele. Esta é a nossa esperança, sermos arrebatados.

#pontochave
“O Senhor Jesus garantiu que voltaria e arrebataria sua igreja, deixando sinais, para que tivéssemos preparados e atentos para esse momento.”

1. ENTENDENDO O ARREBATAMENTO
O escritor Hal Lindsey trata o arrebatamento como a viagem suprema, na qual Jesus encontrará os verdadeiros crentes no ar.

1.1 O que é arrebatamento
Arrebatamento é uma palavra que se deriva do verbo arrebatar que significa: Tirar com violência ou força, arrancar.
Em 1 Ts 4.17 a palavra arrebatados é usada para traduzir o original grego "harpazo", que significa agarrar ou apanhar.
O arrebatamento significa para os cristãos que seremos tirados da Terra e levados para o céu para encontrarmos com o Senhor nos ares, e assim estar para sempre com Ele.

1.2. Nem todos serão arrebatados
Algumas perguntas nos deixam apreensivos: Quem será arrebatado? Todos os cristãos já estão garantidos no arrebatamento?
São perguntas comuns no meio cristão, porém a resposta é uma só.
Só serão arrebatados aqueles que estão preparados para tal, que levam uma vida em conformidade com o Evangelho.
"Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.", Mt 24.40-41
O segredo para o cristão ser arrebatado está totalmente ligado ao seu comprometimento e sua vigilância perante o Senhor.
Devemos seguir as ordens de Cristo para um dia poder vê-lo.
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;", Hb 12.14
Devemos também estar atentos e vigilantes, pois não sabemos a hora em que Ele virá.
"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.", Mt 25.13

#pararefletireadorar
"Nunca começo a trabalhar de manhã sem pensar que ele talvez venha interromper meu trabalho e começar o Seu. Não estou esperando a morte - estou esperando por Ele". G. Campbell Morgan

2. AS ESCRITURAS NOS GARANTEM
O Senhor Jesus garantiu que voltaria e arrebataria a sua igreja, deixando sinais, para que estivéssemos preparados e atentos para esse momento.

2.1. Através de parábolas

Algumas parábolas de Jesus trata escatologicamente do arrebatamento da igreja. Vemos a parábola das dez virgens, que esperavam a chegada do noivo, cinco prudentes e cinco néscias. As cinco prudentes estavam preparadas para o encontro do Noivo, pois tinham azeite em suas lamparinas, já as outras cinco não estavam preparadas.
As dez virgens representam a igreja, o noivo é Jesus, e quando ele vier buscar a sua igreja, ela deve estar preparada.
"E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.", Mt 25.10

“O Senhor Jesus garantiu que voltaria e arrebataria a sua igreja”


2.2. Através de discípulos
Através dos discípulos de Jesus, a Bíblia nos dá garantia de que Jesus arrebatará a sua igreja.
Na primeira epístola de João ele escreve:

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.", 1 Jo 3.2
Paulo também citou o  momento do arrebatamento:
"Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." 1 Co 15.52

3. UM MOMENTO GLORIOSO
O arrebatamento da igreja, sem dúvidas, será o maior evento já registrado na humanidade depois do nascimento do Senhor Jesus. Milhões de pessoas desaparecerão num abrir e fechar de olhos.

3.1. Um mundo caótico
No livro de Mateus, Jesus deixa uma dica para o dia do arrebatamento, veja:
"Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.", Mt 24.38-39
Jesus voltará num momento em que o mundo estará como nos dias de Noé, no qual a prioridade será o namoro, os relacionamentos, as festas, as baladas, os amigos e tantas outras coisas, porém, quando a trombeta tocar anunciando a volta de Jesus será tarde demais para arrependimento.

3.2. Recompensa dos fieis
Aqueles que suportaram as dificuldades deste mundo, e se mantiveram fiéis a Cristo serão recompensados neste grande dia, pois, após serem arrebatados, estarão para sempre com o Senhor.
"Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.", Jo 17.24

Conclusão.
As regras para sermos arrebatados naquele grande dia preparado pelo Senhor são simples: devemos nos manter fiéis, santos e convictos da nossa salvação, seguindo isto, chegaremos lá.

#aprendeu

1. O que significa a palavra arrebatamento?

2. Como as Escrituras nos garantem a volta de Jesus?

3. Qual será a recompensa dos fiéis a Cristo?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.