sexta-feira, 21 de setembro de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Subsídio da Lição 13

Resultado de imagem para revista central gospel

AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 13
(Revista: Central Gospel - nº 55)

Tema: Josias, o Último Monarca Benevolente de Judá
Texto Bíblico Básico: 2 Crônicas 35.20-27

Texto áureo: 2 Reis 23.22
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição é interessante fazer uma recapitulação dos reis anteriores que foram estudados, mencionando apenas algumas qualidades de suas obras, só para não se perder o conhecimento.
"Josias é considerado por grande parte dos eruditos o mais piedoso rei", a maior qualidade de Josias foi a sua preocupação com a obediência ao livro da Lei isso conduziu um avivamento de toda a nação.
_______________________________________________
1. A PALAVRA DE DEUS FOI ENCONTRADA NO TEMPLO
- "um antigo rolo de manuscrito", era uma rolo escrito a mão, provavelmente já não era um original e sim uma cópia, mas o detalhe é que fazia tanto tempo que não se consultava a Lei que até esqueceram do que se tratava aquele rolo.

1.1. Eventos sucedentes à descoberta do Livro da Lei
"ao saber que Judá estava completamente fora dos padrões estabelecidos por Deus", ele não se preocupou somente por si e sua casa, mas por toda a nação, essa deve ser a conduta de todo líder cristão, saber se os liderados estão debaixo das ordenanças do Senhor nosso Deus.
"foi à casa de Hulda, a profetisa", a profetiza deu a palavra de juízo contra Judá, mas pela atitude de Josias, o Senhor também disse:
"Por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.", 2 Rs 22.20
 Isso porque o rei se preocupou com o destino do povo de Deus.

1.2. Josias, o reformador

- "cinzas, que foram espalhadas sobre os túmulos", o objetivo disso era profanar o nome da divindade, aqui no caso é "baal" mostrando para o povo que ele não tem qualquer poder.
"prostitutos cultuais", o culto a baal incluía orgias e por isso existias esses prostitutos cultuais.
"cumprindo, desse modo, uma profecia de 300 anos antes", foi a profecia proferida pelo profeta de Judá que depois foi enganado pelo profeta velho e morreu atacado por um leão. 1 Rs 13


1.3. Hilquias, o adjuvante da reforma

- "A influência positiva que Hilquias exerceu sobre Josias foi essencial", todos precisamos de homens de Deus que nos sirvam de inspiração no começo da caminhada e quando já estamos maduros na presença do Senhor devemos ser inspiradores de outros.

1.3.1. A celebração da Páscoa é retomada
- "recordar como passou à existência a partir da libertação", a ideia da Páscoa sempre foi trazer à memória do povo à libertação poderosa promovida na saída do Egito e com aquele retorno à celebração, o povo poderia saber o que aconteceu e ter sua fé em Deus renovada, principalmente os mais novos que não sabiam nem o que era a páscoa.
"O autor sagrado, em flagrante regozijo, registrou", pela tradição judaica foi Jeremias quem escreveu os livros de Reis, na passagem onde ele fala dessa Páscoa é notório a alegria em suas palavras.

2. OS ÚLTIMOS DIAS DE JOSIAS
- "porque contrasta com um histórico de verdadeira devoção", o texto não narra pecado de Josias, apenas mostra uma atitude insensata que lhe custou a vida, se envolveu numa guerra que não era sua.

2.1. Guerra declarada ao Egito
- "cruzando o Reino do Sul — para lutar em Carquemis", o reino do Sul era território de Judá por isso Josias se opôs a passagem pelas terras de Judá.
"senão, Deus o destruiria na batalha", não se sabe como faraó Neco recebeu essa mensagem da parte de Deus, mas sabemos que o Senhor naquele período também falava as nações.

3. O TRONO DE JUDÁ, DEPOIS DE JOSIAS
- "contribuiu para que a espiritualidade da nação se degradasse", foram reis maus, reis que só colaboraram para o cumprimento da palavra que estava decretada contra a casa de Judá.

Conclusão
"quando se deixou levar pelo senso de autossuficiência", por ele ter deixado de consultar a Deus ter tomado sua própria decisão naquela batalha.
- Faça a revisão.
- corrija a atividade proposta.


Pr Marcos André


Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

2 comentários:

  1. Paz do Senhor Pr Marcos André, muito esclarecedora sua explicação!... Que Deus continue abençoando a você e a sua família abundantemente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém obrigado, sempre trabalhando. Deus abençoe você muitíssimo. Paz

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.