sexta-feira, 14 de setembro de 2018

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 12


AULA EM 16 DE SETEMBRO 2018 - LIÇÃO 12
(Revista CPAD)

Tema: Os pães da proposição
Texto Áureo: Jo 6.47,48

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição .
Fig 1. Posição de cada peça no Tabernáculo
"ficavam num dos lugares mais nobres e reservados do Tabernáculo", era o Santo Lugar, onde também ficava o candelabro, a mesa dos pães ficava a direita de quem entra. Fig 1.
- "somente Cristo pode saciar-nos plenamente", esses pães representando a palavra de Deus e estão dentro do Santo Lugar, assim como a Bíblia deve ser apreciada estando a pessoa na presença de Deus, se a pessoa lê a Bíblia sem a presença do Espírito Santo, até vai aprender muito, mas não terá a revelação espiritual necessária.

Fig. 2. a mesa dos pães já com as varas colocadas nas argolas

I – OS PÃES DA PROPOSIÇÃO

1. A mesa dos pães.
- ".Suas argolas serviam para transportá-la", eram colocadas as varas para transportar a mesa, sendo conduzida por pelo menos, quatro levitas. Fig 2 

2. Os pães da proposição.
- "usava-se a flor da farinha de trigo", é como o comentarista afirmou, a parte da farinha de trigo de melhor qualidade. Os textos sagrados não afirma como seria o formato desses pães, mas como pela tradição acredita-se que eram redondos como é a hóstia da igreja católica hoje. Fig. 3.
Fig. 3. Pães da proposição

3. A simbologia dos pães.
- "simbolizavam a presença sempre providencial de Deus", era o único alimento que permanecia no santo lugar, simbolizando a providência de Deus para o Seu povo.
"Os pães da proposição, ou da presença", proposição tem mesmo significado que "presença", seria literalmente pão da presença, sendo que no dicionário proposição significa "proposta".

II – A PALAVRA DE DEUS, O PÃO DA VIDA

1. A Palavra de Deus é vida.
- "Durante 40 anos, Deus os sustentou com o maná", o povo pecando ou não, em rebelião ou não, Deus sempre enviou o maná, o Senhor castigava o povo, mas não deixava de alimentá-los.
- "a presença divina era perceptível tanto no lugar Santo do Tabernáculo quanto no arraial", quer dizer, o pão mostrava que Deus está presente, provendo alimento e cuidando do Seu povo. Hoje nós temos a Palavra e o Espírito Santo que nos ajuda a entende-la é a presença de Deus na terra.

2. A Palavra de Deus é o nosso sustento diário.
- "proporcionava cotidianamente ao seu povo água, direção, proteção e iluminação", essas eram as coisas que Deus deus a eles no deserto, o problema é que quando a mente da pessoa está no Egito ela sente faltas de outras coisas que não são prioridade e nos afasta de Deus.
Infelizmente alguns crentes precisam estar sempre num deserto para entender o que realmente importa.

3. A Palavra de Deus é o nosso sustento específico.
...

III. JESUS CRISTO, O PÃO QUE DESCEU DO CÉU

1. Jesus, o pão da vida.
- "alguns de seus discípulos mais chegados a escandalizarem-se com o seu discurso", foi um momento em que Jesus falou de forma clara e objetiva e a verdade doeu neles, de maneira que muitos foram embora ficando somente os doze.
"trouxe a presença do Pai Celeste a toda a humanidade", por isso os pães da proposição representam Cristo, pois é a presença do pão vivo em nosso meio, por isso o Seu nome é Emanuel (Deus conosco).

2. Jesus, o pão de nossa comunhão com o Pai.
- "não precisa ser trocado todos os sábados, como os pães da proposição", mostrando o caráter temporário da Lei e o caráter eterno da graça de Cristo.
- "do próprio sábado é Senhor", esse foi um dos argumentos de Cristo contra os legalistas que o criticavam, Jesus é o Senhor de tudo, o sumo sacerdote perfeito e eterno.
"fez-nos acessível o trono da graça, no qual, hoje, entramos ousadamente"", por causa de Jesus, nossa oração vai direto à presença de Deus, pois quando Ele se entregou na cruz, o véu se rasgou e passamos a ter livre acesso ao Pai.

3. Dai-lhes vós de comer.
- "Portanto, evangelizemos e façamos missões enquanto há tempo", professor(a), aconselhe os alunos a se envolverem com a obra de missões da sua igreja, ou ajudarem algum trabalho sério de evangelismo ou missões, e essa ajuda pode ser presencial, material ou com ofertas financeiras.

CONCLUSÃO
- "temos acesso não somente aos pães da proposição", em Cristo fomos feitos também sacerdotes de Deus nessa terra, somos aquele que não temos herança aqui, nossa herança é o Senhor.
- Faça a revisão.
- Corrija o questionário.


Pr Marcos André

Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.