sexta-feira, 21 de setembro de 2018

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 13



AULA EM 23 DE SETEMBRO 2018 - LIÇÃO 13
(Revista CPAD)

Tema: As orações dos santos no altar de ouro
Texto Áureo: Hb 4.16

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição é interessante mais uma vez explicar a disposição do objetos no lugar santo e santíssimo.
"Ali, no limiar do lugar Santíssimo, o sacerdote entrava, com temor e tremor", professor(a), explique que o sumo sacerdote levava o incenso para dentro do lugar santíssimo.
"Por esse motivo, o Senhor Jesus recomenda-nos a entrar em nosso quarto, fechar a porta", além desse aspecto ritualístico o fechar a porta para orar nos proporciona uma ligação perfeita com o Senhor.

I – O LUGAR SANTÍSSIMO

1. O Lugar Santo.
Fig 1 - maquete do interior do Tabernáculo.
"No Lugar Santo, ficavam três mobílias", na figura 1 está expresso os móveis do Lugar Santo e também mostra a Arca da Aliança no Santíssimo lugar.
"Embora o altar de incenso estivesse no Lugar Santo", o interessante é que o incenso que representa a oração era levado do ligar santo para o Santíssimo Lugar, assim como nossas orações sobem até o céu para a presença de Deus.

2. O altar do incenso.
Fig 2. Altar do incenso com os seus varais
- "um côvado de comprimento, um de largura e dois de altura", como um côvado media aproximadamente 45 cm o altar do incenso devia ter pelo menos 45cm de largura e 45cm de comprimento e 90 cm de altura. Fig 2.

3. A composição do incenso.
"O incenso destinado ao altar de ouro não podia ser usado indistintamente", a ideia era ser uma coisa santa e não comum a todos,  assim como as orações não devem ser feitas de forma banal, mas dirigidas Deus exclusivamente. Ainda hoje a oração não pode ser banalizada.
"A receita do perfume não constituía nenhum segredo.", o uso de incenso aromático nos dá a ideia de como Deus recebe nossas orações, como cheiro suave as Suas narinas.

4. A cerimônia.
"Dessa forma, a nuvem do incenso cobria o propiciatório", a ordem cerimonia era para passar pelo véu para dentro da Santos dos Santos para que a nuvem do incenso cobrisse o propiciatório Lv 16.13
"sem o sangue de Cristo, jamais teremos acesso ao trono da graça", lembrando que se o incenso representa nossas orações, então elas devem ser feitas com a chancela do nome de Jesus.

II. AS ORAÇÕES DOS SANTOS

1. A receita para uma oração perfeita: nosso incenso.
- "entregou a seus discípulos o modelo de uma oração perfeita", se referindo a oração do Pai Nosso, no momento em que Jesus ensinou essa oração Ele não afirmou que era um modelo, mas entendemos por Ele ter dito para orarmos assim, logo aquele seria um padrão e depois ele mesmo mandou que ninguém orasse usando repetições sem significado. Mt 6.7
- "em nosso quarto, e, ali, no lugar santíssimo", é chamado de lugar santíssimo porque ali no nosso quarto podemos entrar na presença de Deus, assim como o sumo sacerdote entrava diante da Arca do Concerto.

2. A oração como sacrifício ao Senhor.
- "toda a nossa vida torna-se uma oferenda a Deus", no Novo Testamento a ideia de sacrifício se refere à nossa vida devocional, passamos a oferecer o nosso sacrifício de louvor. Hb 13.15 e os nossos corpos passam a ser em sacrifício ao Senhor Rm 12.1

3. A oração dos santos na Grande Tribulação.
- "haverá um grande número de mártires", serão aqueles que não subirão no arrebatamento da Igreja, mas que se converterão genuinamente por descobrirem toda a verdade, que a Igreja subiu e eles ficaram, esses serão crentes verdadeiros.
- "serão recebidas nos céus como incenso de grande valor", é interessante ler com a classe esse versículo.
"E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.", Ap 8.3

CONCLUSÃO
- Faça a revisão.
- Corrija o questionário.


Pr Marcos André

Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.