segunda-feira, 1 de outubro de 2018

ESCOLA DOMINICAL BETEL - Conteúdo da Lição 1



Neemias: um homem dedicado à obra de Deus
07 de outubro de 2018


Texto Áureo
"E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus."Ne 1.4

Verdade Aplicada
Na bonança ou na crise, a  constância na oração é o pilar que concede ao cristão equilíbrio necessário na caminhada rumo ao céu.

Glossário
Introspecção: Observação e descrição por determinada pessoa de suas experiências e padrões de comportamento;
Lucidez: Que tem clareza de ideias e inteligência;
Turva: Embaçada; encoberta.

Textos de Referência.

Ne 1.1-3
1. As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza,
2. Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.
3. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.

Introdução
Neemias liderou o terceiro e grande retorno para Jerusalém, depois do exílio na Babilônia. Seu interesse pelo bem estar de Jerusalém e seus habitantes o levou a tomar uma atitude corajosa.

1. Neemias e a obra de Deus
Neemias, que servia ao rei da Pérsia como copeiro (Ne 2.1), quando foi visitado pela comitiva da qual seu irmão Hanani fazia parte, demonstrando pleno interesse por Jerusalém e seus habitantes, perguntou-lhes em que estado aqueles se encontravam., Suas iniciativas, bem como suas reações, nos trazem grandes ensinamentos.

1.1. Um homem que não esqueceu suas origens
Deus havia abençoado Neemias, dando-lhe um cargo de alta estima junto a corte real persa. Em tais circunstâncias, ele poderia simplesmente ignorar a situação dos que haviam escapado e restado do cativeiro judeu. Todavia, em vez de permanecer indiferente às condições adversas dos que viviam em Jerusalém, prontificou-se a abrir mão das regalias a que tinha direito, para ajudar o próximo (Ne 2.5).

1.2. Um homem comprometido
O capítulo inicial do livro de Neemias nos mostra o servo do Senhor condoendo-se por seus conterrâneos. Sua ação de indagar por Jerusalém e seus habitantes à comitiva de Judá revela o seu comprometimento (Ne 1.2). Quem pergunta se compromete. Não basta perguntar somente para manter-se informado ou por mera curiosidade. Ao receber  informações acerca do sofrimento e das adversidades na vida do próximo, precisamos agir como Neemias: pensou, chorou, orou e agiu.

1.3. Um homem em constante vigilância
A história de Neemias indica que ele era um servo de Deus que mantinha estreita comunhão com o Pai Celestial (Ne 1.4-11;2.4). Ele estava atento às situações adversas e preparado para as oportunidades. Neemias fazia da oração um estilo de vida. Por isso, desenvolveu sensibilidade suficiente  à voz de Deus. Ele sabia a quem deveria clamar. Somente o Senhor Deus poderia solucionar a situação da cidade de Jerusalém e seus habitantes. Neemias se colocou à disposição de Deus, que lhe permitiu estar em um posição estratégica naquele momento e, assim, ser útil aos Seus propósitos.

2. Neemias e suas reações reflexivas
A tristeza não é uma emoção proibida ao cristão. Contudo, Neemias nos ensina que não podemos permanecer todo tempo paralisado, cultivando tristeza e amargura (Ec 3.1-8). A Bíblia nos adverte a não permitir que o sol se ponha sobre nossa ira (Ef 4.26). O mesmo princípio pode ser aplicado à duração da tristeza (Rm 12.15;Sl 30.5). Analisemos, então, as três primeiras reações de Neemias.

2.1. Primeira reação: sentar-se
Um grave erro em muitos cristãos é não saber se posicionar ante uma notícia desagradável, uma ofensa ou coisa do gênero. Na posição de copeiro do rei, Neemias demonstrou possuir equilíbrio, longanimidade e domínio próprio (Gl 5.22;Pv 25.15;Rm 2.4;Cl 1.11). Em circunstâncias como essas, é sábio "deixar a poeira baixar", isto é, não agir por impulso, sem antes consultar ao Senhor (Ne 1.4; 2.40.

2.2. Segunda reação: chorar
Após sentar-se, a segunda reação de Neemias foi chorar (Ne 1.4). Quando foi até a casa de Lázaro,  que estava morto, o Senhor Jesus Cristo não conteve as lágrimas (Jo 11.33-34). Durante o choro, nossa visão se torna turva. Parece um convite a um período de reflexão, pois as imagens do mundo exterior não podem entrar. Esses momentos de introspecção, acompanhados de meditação bíblica e oração, têm a capacidade de trazer lucidez à nossa mente. Desta forma, temos a oportunidade de ponderar sobre as ações que pretendemos levar a termo (Gn 43.30).

2.3. Terceira reação: lamentar
Alguns sentidos da expressão "lamentar" são: "lastimar. afligir; condoer-se". Outra variante acrescenta que lamento é um choro acompanhado de gemidos e clamores. Em Gênesis 23.2, vemos o emprego dessa palavra quando "Abraão lamenta a morte de Sara". Assim como as razões de nossos lamentos podem ser muitas, Neemias também teve as suas. O profeta Jeremias, ao saber da condenação que Deus traria sobre a nação de Judá, registra os seus lamentos, que mais tarde seria chamado de livro das Lamentações de Jeremias. É interessante observar que a passagem bíblica de João 16.20 registra a promessa para aqueles que lamentariam a morte de Jesus Cristo. A pior das tragédias é quando permitimos que nossas lamentações evoluam para murmurações.

3. Neemias e suas reações dinâmicas
Neste tópico abordaremos outras reações de Neemias. Veremos que pode ser feita uma divisão entre elas: reações de cunho particular, de confinamento de propósitos. A Palavra de Deus afirma que, após sentar-se, chorar e lamentar, Neemias tomou algumas atitudes (Ne 1.4). Vejamos:

3.1. Jejum, uma recomendação bíblica
Infelizmente, para alguns cristãos e igrejas, a prática do jejum parece ter sido totalmente abolida. Todavia, os benefícios de tal exercício não podem ser lançados para segundo plano. O livro de Atos dos Apóstolos deixa registrado que muitas decisões da Igreja Primitiva, sob direção do Espírito Santo de Deus, concernente à obra do Senhor foram precedidas de jejum e oração (At 13.2; 14.23). Além disso, Ele nos deixou o exemplo, pois também jejuou (Mt 4.2).

3.2. Oração, uma arma espiritual poderosa
Neemias sabia que a situação da cidade de Jerusalém era dramática. Ele tinha uma escolha a fazer: agir ou omitir-se. Todavia, Neemias não poderia tomar nenhuma decisão sem antes consultar ao Senhor Deus. A oração é uma audiência com o Senhor dos Exércitos. Para consultarmos o Senhor, não é necessário senha ou agendamento de horário. Deus está disposto a nos ouvir a qualquer instante. Quando os desafios chegarem, nossa ação imediata deve ser a oração. O apóstolo Paulo nos recomendou a orar sempre (1Ts 5.17).

3.3. Conhecendo os elementos da oração
A oração de Neemias pode ser dividida em cinco partes. Nela, vemos os elementos de uma oração eficaz: 1) louvor (Ne 1.5); 2) ação de graças (Ne 1.5); 3) arrependimento (Ne 1.6-7); 4) petição (Ne 1.8-10); e 5) compromisso (Ne 1.11). Infelizmente, a maior parte das orações dos cristãos contém apenas o item 4. É uma pena que um significativo número de cristãos não siga as recomendações do Senhor Jesus Cristo (Mt 6.9-13). Assim como Neemias, devemos constantemente pedir ao Senhor Deus que guie os nossos passos e direcione nossos caminhos, para que não tomemos decisões equivocadas e nem precipitadas, como Esaú (Gn 25.29-34) e Jefté (Jz 11.30-31, 34-40), por exemplo. É importante orarmos com a Bíblia, pois a Palavra de Deus é a lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Sl 119.105). Somente Deus pode provar e conhecer nossos pensamentos (Sl 139.23). Apenas Ele sabe se há em nós algum caminho mau (Sl 139.24).

Conclusão
A vida de Neemias nos ensina a estar disposto a servir e obedecer, a abrir mão do lugar de conforto e deixar-se usar por amor à causa do Senhor. Neemias entristeceu-se, mas não deixou-se dominar por esse sentimento. Ergueu a cabeça, clamou a Deus e avançou. Que aprendamos com os seus passos.

Questionário.
1. Qual era o cargo de Neemias?
R: Copeiro do rei (Ne 2.1)

2. Do que nos mostra o capítulo inicial do livro de Neemias?
R: O servo do Senhor condoendo-se por seus conterrâneos (Ne 1.2)

3. Qual foi a segunda reação reflexiva de Neemias?
R: Chorar (Ne 1.4)

4. O que o livro de Atos dos Apóstolos deixa registrado?
R: Que muitas decisões da Igreja Primitiva, sob a direção do Espírito Santo de Deus, concernentes à obra do Senhor foram precedidas pelo jejum e oração (At 13.2; 14.23)

5. O que o apóstolo Paulo nos recomendou?
R: Orar sempre. (1Ts 5.17).


Fonte: Revista Betel


Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.