quinta-feira, 11 de outubro de 2018

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 2



AULA EM 14 DE OUTUBRO 2018 - LIÇÃO 2
(Revista CPAD)

Tema: Para ouvir e anunciar a Palavra de Deus
Texto Áureo: Mt 13.23

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição ensine sobre anunciar a Palavra de Deus, deixei aqui alguns acréscimos para compartilhar com os alunos.
"uma das narrativas de Jesus encontrada nos três Evangelhos sinóticos", esses Evangelhos são chamados sinóticos por serem semelhantes, pois vem de uma mesma fonte, porém existem diferenças quanto a suas narrativas por serem escritos a grupos diferentes (judeus, gregos e romanos), mas a parábola do semeador é comum a todos esses grupos.
"não produzir “colheita de cem por cento” em todos os ouvintes", de fato é o que observamos nos dias de hoje, muitos são os que a desprezam, alguns a admiram, mas não querem nada com ela e há aqueles que a comercializam.

I –  INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DO SEMEADOR

1. A importância em compreender a parábola.
- "que lançou sementes em vários lugares com diferentes resultados", aqui Jesus estava adiantando a missão do Evangelho, que deveria ser anunciado a todas as gentes no mundo.
"quando o próprio Senhor Jesus a interpretou.", Jesus se preocupava de que aqueles que estavam próximo a Ele entendessem mais acerca do Reino. E para aqueles que só desejavam persegui-lo tentando encontrar brecha para o acusar, Ele falava em parábolas sem explicar o significado. 

2. Os elementos que constituem a Parábola: o Semeador, a semente e o solo.
- "o semeador também pode ser qualquer pessoa que fielmente proclama", o apóstolo Paulo fala que: "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento", 1Co 3.6 podemos então nos ver como esse semeador que recebeu a semente do maior de todos os semeadores.
"e do estudo da Palavra cada vez mais profundo", se o nosso coração for uma terra boa então a Palavra se enraizará e quanto mais fundo a palavra entra em nosso coração mais profundidade teremos nela.

3. Os diferentes tipos de solos infrutíferos.
- "solo duro e compactado da estrada impediu que as sementes penetrassem", uma interessante linha de entendimento é que a estrada que era pisada pelas pessoas, por isso era um solo compactado, assim é o coração de todo aquele que tem muito relacionamentos no mundo, ouve a mensagem, mas seus muitos relacionamentos mundanos a distraem e o inimigo aproveita.
"através de um bom discipulado e frequência na Escola Dominical", cada vez menos igrejas estão preocupadas com essa realidade, discipular foi a ordem de Jesus, Mt 28.19
"As distrações e os conflitos impedem os novos crentes de refletir e aprende", há uma produção muito grande de entretenimentos nos dias atuais, jogos, redes sociais, lazer, etc, e também a correria da vida nesses tempos pós-modernos.

Fig 1. Antes de semear Deus pode preparar a terra
II. A IMPORTÂNCIA DE OUVIR O EVANGELHO

1. O tipo ideal de solo.
- "Tal terra tinha profundidade, espaço e umidade para crescer", alguns solos são mexidos pelo agricultar antes de ser semeado Fig 1. Algumas pessoas passam por tantas aflições ficam com seus corações vazios e úmidos de lágrimas prontos para receberem a mensagem.
- "ouvem” a Palavra e a “entendem”", muitos são os que se desviam da presença de Deus por não entenderem a mensagem da cruz, não basta somente semear, precisamos regar, como Paulo falou que Apolo fazia. Quando alguém recebe a Jesus der rapidamente adotado pelo povo de Deus para se ensinar a profundidade da Palavra.

2. O tipo ideal de ouvinte.
- "Se produzirmos frutos, isso provará que ouvimos", a ideia do ouvinte ideal é aquele que absorve a mensagem falada, isso porque nem tudo que ouvimos absorvemos de fato, costumamos dizer que ouvimos muitas coisas, mas só algumas poucas escutamos, isto é, absorvemos. 
"“quem tem ouvidos para ouvir, ouça", entendemos pela Bíblia, que a Palavra de Deus tem poder e se a pessoa somente der ouvido a ela, então ela germinará em seu coração como uma semente.
"se não estiver aberto para a Palavra de Deus", o coração precisa estar vazio de paradigmas e outros dogmas, só assim a Palavra de Deus poderá entrar.

3. A importância de “ouvir”.
- "a fim de dar “fruto com perseverança”, o fruto pode ser qualquer coisa que conduza a pessoa ao céu, como o arrependimento, a busca pelo perdão, etc.
"O fruto produzido depende da resposta à Palavra", ou seja, só se produz fruto quando a pessoa toma uma atitude em relação à Palavra que ouviu, se somente ouvir e não decidir nada, então não há fruto.
"A Palavra tem que vir habitar em nós", é guardar a Palavra no coração, o Salmista fala "esconder a Palavra". Dando a ideia de se ter cuidado para que ninguém a tome.

"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.", Sl 119.11

III. O CHAMADO PARA ANUNCIAR O EVANGELHO

1. A obra da maior importância.
- "qualquer cristão pode, e deve realizar, é semear a boa semente", só se pode semear se tiver a semente, portanto o crente só pode dar a Palavra, se ele tiver Palavra, por isso todos que possuem a responsabilidade de semear deve adquirir em abundância essa semente.
" mas também através do testemunho pessoal", uma alma que ouve a Palavra e abre o coração pelo testemunho pessoal de alguém que lhe anunciou o Evangelho tem mais chances de permanecer firme.

2. Jesus e a ordem para pregar.
- "Jesus nos encarregou de contar as boas notícias às pessoas à nossa volta", o melhor evangelismo é aquele que fazemos com nosso testemunho, pois os que estão à nossa volta nos observam e comprovam a nossa semente. Quando alguém dá um mal testemunho, não adianta manejar com eloquência a Palavra de Deus, pois os que estão a sua volta jamais aceitarão.

3. A importância de pregar o Evangelho.
- "todos aqueles que seguem a Cristo devem estar sempre ensinando a Palavra", a palavra ensinar é mais eficaz que pregar, pois é o que está no coração de Cristo, Jesus era um ensinador por excelência e em seu tempo superou todos os doutores porque falava com autoridade de alguém que vivia o que anunciava.
"semeia a Palavra sem observar o vento, nem as nuvens", o ato de observar o vento significa esperar o momento certo para se lançar a semente, e a ordem é semear independente de oportunidade, o crente deve criar a oportunidade.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão.
- Corrija o questionário.


Pr Marcos André

Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.