quinta-feira, 15 de novembro de 2018

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Conteúdo da Lição 7



O REI SE CHAMA JESUS
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.", Fp 2.11

Para impactar
Nada pode intimidar um cristão ao ponto de fazê-lo calar, pois sua chamada envolve oração, santificação e pregação, se assim não for, seu cristianismo não passa de uma religiosidade hipócrita.

Textos de Referência.
At 17.1-14

Introdução
Nesta lição, trataremos de mais um momento importante da viagem de Paulo, sua chegada a Tessalônica e a Bereia. Uma viagem marcada pela exaltação ao nome de Jesus, o verdadeiro e único Cristo.

#pontochave
“Sempre seremos compelidos pelo mundo a não professarmos Cristo como verdadeiro Rei e Senhor, porém devemos manter esse posicionamento até o fim.”

1. CHEGANDO A TESSALÔNICA
"E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.", At 17.1

1.1 Mantendo o foco
Paulo e sua comitiva chegaram a Tessalônica, e, como era de costume, foi ter um debate com os da sinagoga sobre as Escrituras, e assim o fez por três sábados seguidos.
Dizia que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dos mortos, exatamente o que o próprio Jesus aos dois discípulos no caminho de Emaús, Lc 24.26.
Diante desta mensagem alguns judeus se juntaram com Paulo e Silas,mas também se aproximaram deles religiosos gregos e muitas mulheres.
O Espírito Santo trabalhava intensamente na vida destes homens, pois muitas pessoas foram convencidas e convertidas ao doce Evangelho de Cristo.
"E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.", Jo16.8 

1.2. Homens invejosos
A Bíblia relata que havia alguns judeus desobedientes que, depois de terem visto tudo o que Deus fizera através da vida de Paulo e Silas, encheram o coração de inveja.
É uma pena que, ainda nos dias de hoje, é possível encontrar pessoas como estes judeus, que sentem inveja do que você é, do que você tem, e até do que você pensa.
Os invejosos não são assim por terem menos do que nós, mas por não conseguirem ser quem nós somos.
"O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.", Pv 14.30

#pararefletireadorar  "É melhor ter alguma dificuldade em ouvir o Evangelho do que não ter qualquer dificuldade em ouvir o que está bem longe de ser Evangelho". Martinho Lutero

2. UM ANFITRIÃO CHAMADO JASOM
Porque 

não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.




2 Coríntios 4:5



Deus sempre prepara bons homens para ajudar aqueles que se dispõem a viver integralmente a obra de Deus.

2.1. Recebendo os homens de Deus
Após a mensagem de Paulo, os invejosos foram até a casa de Jasom, e o assaltando, levaram ele e alguns irmãos a presença dos magistrados, sob acusação de ter recolhido, ou melhor, acolhido Paulo e a comitiva que o acompanhava.
Os homens acusavam Jasom e todos os que estavam em nome de Cristo, por irem contra os decretos de César, e alegavam que estes homens tinham outro rei que se chamava Jesus.
Sempre seremos compelidos pelo mundo a não professarmos Cristo como verdadeiro Rei e Senhor, porém, devemos manter esse posicionamento até o fim.

"Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.", Sl 150.2.

2.2. Nosso rei é Jesus
Os irmãos foram presos, porque professavam Cristo como rei, assim como Paulo e sua comitiva.
Jasom precisou pagar uma satisfação (fiança) para ser solto, porém o mais interessante é saber que estes homens trataram Cristo como seu verdadeiro rei.
Estes homens reconheciam a Jesus em sua excelência, não simplesmente como um profeta ou um judeu, mas sim como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
"Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.", Sl 150.2.
3. CHEGANDO A BEREIA
"E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.", At 17.10

3.1. Uma boa recepção
Quando Paulo e seus acompanhantes de ministério chegaram a Bereia, foram melhor recebidos do que em Tessalônica, e na sinagoga de lá ouviram as mensagens de Paulo, e de bom grado recebiam a Palavra de Deus, fazendo com que muitos cressem no Evangelho que lhes era pregado, inclusive mulheres gregas e muitos varões.

3.2. Mais uma perseguição
Quantas vezes já ouvimos a frase: "Para ajudar não tem um, mas para atrapalhar..."
Foi isso o que aconteceu com Paulo, logo os judeus de Tessalônica souberam que Paulo e seus companheiros estavam em Beréia, foram para lá incitar a multidão contra eles, mas imediatamente os irmãos enviaram Paulo até o mar, porém Silas e Timóteo permaneceram lá.
Jovem, sempre teremos perseguidores, porém Deus sempre enviará companheiros para nos ajudar.
"O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam.", Sl 118.7 

Conclusão. 
Paulo e sua comitiva estavam cumprindo o ide do Senhor Jesus com excelência, pois pregavam o evangelho da salvação através do grande Rei. Jesus Cristo.

"Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)", Sl 24.10


#aprendeu

1. O que fizeram os judeus desobedientes depois de terem visto tudo o que Deus fizera através da vida de Paulo e Silas?

2. Do que Jasom e seus irmãos foram acusaram?

3. O que os judeus de Tessalônica foram fazer em Beréia?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.