sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Subsídio da Lição 2



AULA EM___DE______DE 2019 – LIÇÃO 2
(Revista: Central Gospel - nº 57)

Tema: Mateus, o Evangelho do Reino

Texto Bíblico Básico: Mateus 7.21-23; 18.1-31

Texto áureo: Mateus 6.33
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição se prepare bem, recomendo ler Mateus 5,6 e 7, para ter mais subsídio sobre o Sermão do Monte.
"a expressão Reino de Deus não tem conotação geográfica, mas, sim, relacional", quer dizer que de acordo com esse evangelho, o tamanho do Reino de Deus não é definido pelo espaço de terra que possui, mas à quantidade de pessoas que o recebe.
"a uma rede lançada ao mar que apanha toda qualidade de peixes", todas essas afirmações feitas pelo Mestre mostram que o Reino de Deus busca os corações dos homens e mulheres do mundo e cresce a medida que esses corações são conquistados.
_______________________________________________
1. AS LEIS DO REINO
- "pois suas práticas não condizem com o seu discurso", como o Reino de Deus está ligado a pessoas e não à terras e propriedades, é de grande interesse para Deus, o comportamento dessas pessoas.
"o pecado consiste não apenas no ato cometido, mas também no motivo ou sentimento", ou seja, Deus não condena apenas o que agiu contra o seu próximo, mas principalmente o que mantém ódio, rancor, inveja e outros sentimentos ruins contra o próximo.

1.1. Leis éticas e morais
"os quais formam uma contracultura diante da cultura imposta pela sociedade.", essa contracultura é a cultura do Reino de Deus, que nos ensina coisas que não se aprende nas culturas humanas, como o perdão por exemplo.
"a moral atrela-se ao comportamento social", quando a moralidade é praticada facilita o convívio entre as pessoas, elas se respeitam e passam a conviver melhor por conta disso.


1.1.1. A ética ilumina a conduta moral
- "antes, diz respeito a fazer a vontade de Deus", e para isso é necessário se conhecer a Deus para saber a Sua vontade, por isso essa ética diz mais respeito a ser do que propriamente a fazer, pois quando a pessoa é de Deus, ela faz a vontade de Deus.
"o que Deus tem feito por mim, isso farei por você", o ensinamento em Mateus nos leva a pregar o Evangelho com as nossas ações no mundo se vê nesse verso de Mateus: 

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Mt 5.16


1.2. Leis espirituais

...


2. COMO SER UM CIDADÃO DO REINO

- "tome sobre si a sua cruz e siga-me", tomar a cruz na época em que Jesus falou isso significava pegar a condenação determinada pelo mundo, pois a cruz era símbolo de condenação de morte imposta pelos romanos, dessa forma Jesus estava dizendo que quem quisesse segui-lo deveria estar sob a mesma condenação que Ele, a de ser Filho de Deus.


2.1. Renuncie-se a si mesmo!
- "Cristo não nos chama para a afirmação do eu, mas para sua renúncia", a tendência do mundo é a "ostentação", as pessoas do mundo gostam de mostrar o que tem e o que possuem e isso é reforçado hoje pelas redes sociais onde as pessoas compartilham tudo o que fazem e o tem tirando fotos e colocando em status, porém deve cada um se avaliar e ver qual é a intensão e propósito do seu coração ao se auto divulgar nas redes sociais.
"Não se trata de anular-se", alguns chegam a orar: "Que eu desapareça e tu Senhor cresça!", esse tipo de oração não é o correto, mas sim, "Que tu cresça e eu diminua!" que é bem diferente que desaparecer, Deus não quer que ninguém se anule, mas que cada um demonstre para o mundo quem deve ser reconhecido. 

2.2. Tome sobre si a sua cruz!
- "forçado a levar a própria cruz até o lugar da execução", a ideia dessa execução bárbara era de o condenado servir de exemplo para a cidade, por isso ele tinha que andar pelas ruas da cidade levando o madeiro. Assim é a vida dos servos andam pelo mundo levando a cruz, ainda que seja pesada e que algumas vezes fraqueje no caminho.
"não teria como ocultar sua fidelidade como cidadão do Reino", atualmente notamos alguns crentes que permanecem ocultos no mundo, se torna até em surpresa quando descobrimos que são cristãos. Pois o mundo com seus entretenimentos e sua correria tem como manter alguns crentes camuflados.

2.3. Siga-me!
- "é fazer o que Ele faria em nosso lugar", para saber o que Cristo faria em nosso lugar, é necessário conhecê-lo e a forma de conhecer Jesus é lendo na Sua Palavra, buscá-lo em oração e se envolver na Sua obra.

3. UM REINO TRANSCENDENTE

3.1. Do céu para terra
- "Não podemos ser alienados, no que diz respeito à nossa cidadania terrena", devemos estar fora do domínio mundano, mas ainda estamos no mundo, e aqui trabalhamos, nos vestimos e convivemos com as pessoas, por isso devemos zelar pelo nosso emprego, o país onde vivemos e a cidade em que residimos. 
"o governo do reino espiritual, no qual estamos inseridos, emana do céu.", por isso devemos priorizar o nosso governante do céu, nas nossas decisões, devemos levar a Ele em primeiro lugar e se algumas das leis emanadas desse governo terreno, ir contra as leis do céu devemos ter a ousadia de nos colocar contra e sustentar as consequências disso.

3.2. Da terra para o céu
"Engana-se quem pensa que atitudes tomadas neste mundo não se refletem no céu", isso vai ficar bem claro no dia do Juízo Final, quando for aberto os livros das obras e vermos que enquanto tivermos tempo devemos fazer a vontade de Deus diante dos homens. Olha o que Jesus disse:
"Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.", Mt 10.32,33

3.3. Eterno
- "O Reino já estava preparado antes da fundação do mundo", quer dizer que Deus já intencionava ter a cada um de nós junto a Ele nesse Reino, pois todo o plano da salvação já estava estabelecido antes mesmo de Deus ter criado o ser humano, por isso entendemos o por que de Deus ter deixado que o homem fosse enganado por Satanás.

CONCLUSÃO
- "confiou-lhes a continuidade desse Reino", a missão de ganhar almas tem a finalidade principal de dar continuidade ao Reino do Senhor, até o dia em que ele for estabelecido aqui na terra e para sempre no céu.
Faça a revisão e corrija a atividade proposta.


Pr Marcos André


Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor, Pastor Marcos André quando o Senhor terminará de editar o Subsídio a lição 2 da Revista Central Gospel???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou sim, estou pegando nele agora, deixa só eu ir ali colocar o carro no lava jato. Paz.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.