domingo, 5 de agosto de 2018

A PAZ DO SENHOR A TODOS, ESTÁ SENDO INCLUÍDO O CONTEÚDO DAS EDIÇÕES DA REVISTA DA EDITORA BETEL CONECTAR JOVEM EM NOSSO MENU LATERAL.

domingo, 29 de julho de 2018

ARTIGO - Como a maçã se tornou um símbolo do pecado


No imaginário popular, a fruta proibida é a maçã. Nas representações em filmes, séries de televisão e desenhos animados, ela é associada ao pecado original de Adão e Eva. Entretanto, a bíblia não faz referência direta, nos primeiros capítulos do livro de Gênesis, à maçã.

Dois fatores influenciaram a popularização da fruta enquanto símbolo do “pecado original”, levando escritores e artistas a reproduzirem esse mito.

O primeiro fator se deve às traduções da bíblia hebraica para o Latim, feitas por Jerônimo, um linguista a serviço do então Bispo Dâmaso I, no século 4. De acordo com Robert Appelbaum, professor de literatura inglesa da Universidade de Uppsala, da Suécia, ao traduzir a bíblia hebraica para o latim, Jerônimo se deparou com a palavra hebraica “Peri”, que se escreve פרי, e representa qualquer fruto que possa ser encontrado pendurado em uma árvore. O linguista optou traduzir “Peri” para o latim como “malus”, que pode significar “mal” (se usada como adjetivo) ou “fruta” (se utilizada como substantivo). Por muito tempo, o termo “malus” poderia ser compreendido como se referindo a qualquer fruta com sementes, como peras, pêssegos e a própria maçã. Porém, quando observa-se o segundo fator, pode-se entender por que a maçã passou a ser a principal tradução do termo.

A interpretação e reprodução de artistas plásticos como o renascentista alemão Albrecht Dürer do termo “Malus” como maçã foi ampla. Uma gravura de Dürer, do início do século 16, que mostrava Adão e Eva ao lado de uma macieira e ganhou popularidade, influenciando outros artistas, como o poeta britânico John Milton, que associaria, no século seguinte, a maçã ao pecado na sua maior obra, “Paraíso Perdido”. No poema épico do século 17, Milton constrói, em dez cantos, a história das disputas angelicais durante a “criação” do homem. A influência da bíblia na sua obra aparece já nos primeiros versos, quando Milton cita a fruta que teria dado origem ao pecado e a morte. Ao longo do texto, que ganhou mais dois cantos em uma reedição posterior, o poeta revela também a influência da representação gráfica de artistas como Dürer e associa o “fruto proibido” a maçã.

Extraído e adaptado do site www.nexojornal.com.br

Fonte: Gospel Prime

segunda-feira, 16 de julho de 2018

sábado, 14 de julho de 2018

SUBSÍDIOS CONCLUÍDOS - Todos os subsídios estão publicados, confira o seu:

TODOS OS ESBOÇOS ESTÃO PUBLICADOS:

CONFIRA O SUBSÍDIO CLICANDO NA SUA LIÇÃO  BETEL CPAD 3º CENTRAL GOSPEL

SOLICITAMOS QUE O AMADO USUÁRIO CLIQUE NESSA PROPAGANDA ABAIXO!

sábado, 7 de julho de 2018

AVISO DO EDITOR

A PAZ DO SENHOR A TODOS, ESTÁ SENDO CONFECCIONADO NESSE MOMENTO O RESTANTE DO ESBOÇO QUE FALTOU DA LIÇÃO 2 DA REVISTA DA EDITORA BETEL.

AOS AMIGOS QUE ESTÃO POSTANDO COMENTÁRIOS DE FORMA ANÔNIMA PEÇO QUE NÃO PERCAM O SEU TEMPO, POIS NÃO REPONDO MAIS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS. 

ALGUNS IRMÃOS SÓ COMENTAM QUANDO FALTA O ESBOÇO. FAÇAM COMO OUTROS QUE SEMPRE ESTÃO DEIXANDO UMA PALAVRA DE APOIO OU DE CRÍTICA CONSTRUTIVA, ASSINANDO SEMPRE O COMENTÁRIO PARA EU SABER QUEM FOI QUE COMENTOU, ISSO É MAIS TRANSPARENTE.

SE ALGUÉM NÃO GOSTAR DA MINHA FORMA DE GERENCIAR O BLOG, TEM TODA LIBERDADE PARA PROCURAR OUTRO CONTEÚDO DE INTERNET.

QUE A PAZ DE CRISTO ESTEJA COM TODOS

PR MARCOS ANDRÉ - EDITOR

segunda-feira, 2 de julho de 2018

AVISO - Sequência dos Esboços da Lição 2

POSTAREMOS OS ESBOÇOS NESSA SEMANA NA SEGUINTE ORDEM:

PRÓXIMA LIÇÃO  CPAD CENTRAL GOSPEL - 3º BETEL

SOLICITAMOS QUE O AMADO USUÁRIO CLIQUE NESSA PROPAGANDA ABAIXO! Enquanto isso estamos trabalhando aqui nos esboços!