quinta-feira, 10 de março de 2011

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Lança teu pão sobre as águas.



Observe o texto:


"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás." Ec 11.1


   Esse texto que tem lançado muita dúvida sobre sua interpretação, com certeza nos tem algo a passar da parte de Deus. A chave para o entendimento dessa passagem está na palavra "pão". A palavra hebraica traduzida aqui por pão, tem também outros sentidos, um deles é "grão", usado em panificação, dessa forma o texto parece se referir a um antigo costume egípcio que os judeus conheciam bem, que era lançar a semente (grão) sobre as águas do rio Nilo, quando ele transbordava anualmente, dessa forma a semente ficava soterrada no local da cheia, quando as águas do Nilo recuavam àquelas sementes brotavam e davam a colheita devida.
   Esse texto parece estar sem contexto, mas não está, só esse versículo já dá a ideia de tomar uma atitude para o futuro ou seja, se preparar com pequenas atitudes hoje para colher depois. Dentro do contexto o versículo 2 nos diz que não sabemos o que vai acontecer amanhã, e veja o que diz o versículo 4: 
"Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará." 
   Isso nos diz que quem não se prepara, não se move, só fica olhando e não toma nenhuma atitude, nunca realizará nada em sua vida.
   Isso não é lindo? Pode preparar sua pregação! rsrs


Marcos André - Professor       

42 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus Marcos!
    Bravo! Sua explanação destes versículos, nos leva realmente a uma atitude que O Senhor louva em nós!
    Só necessitamos apressar, porque o Grande Dia Vêm e precisamos nos preparar para o melhor encontro de nossas vidas!
    Jesus no teu coração!
    regina
    www.comyeshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É isso ai irmã, na verdade muitos ainda estão dormindo, mas o Senhor chama os verdadeiros adoradores para fazerem a diferença. A paz amada!

    ResponderExcluir
  3. Amém, todo o que semeia colhe, certo?

    Vamos continuar a semear a palavra do Senhor e certamente colheremos os frutos.

    Deus te abençoe

    Pra Thaís Itaborahy

    ResponderExcluir
  4. É isso ai pastora, vamos semear dia e noite, pois o inimigo não descança. Paz benção!

    ResponderExcluir
  5. Como eu já havia respondido amado,não há criticas,e sim a sabedoria do altissimo Deus através do Espirito santo de Deus,pois somente pela direção do olhos espirituais teremos a certeza do que realmente equivale a cada popósito de Deus em suas parabolas,pois olhos carnais não fazem a diferença pois seria o mesmo que olhar um livro qualquer e termos um instinto vizualizado como qualquer ser humano cientificamente dizendo ou teológicamente,amém
    O que eu creio é na visão espiritual da direção qual nos dá a interpretação lógica e plena sem medo de errarmos,pois muitos pensam diferente ao ler o livro de Cantares ou de Salomão;porém não foi isso que alguns anos atrás em jejum e oração lendo a palavra e colocando em infinidades de cadernos dia e noites pelas madrugadas,anotando rapidamente o que era passado em espirito e verdade;que me fora dado a discernir e interpretar da glória de Deus.
    Mas o que importa é a semente que rega a terra,a colheita que é feita e os frutos que viram a dar se,amém
    Fico feliz e que Deus abençoe poderosamente a sua mente e lhe dê muito mais do que já tem para plantar a palavra das boas novas a todas as nações do mundo;cada um fomos e temos um chamado diferenciado para semear,somos a boca de Deus aqui na terra. o que importa é a união,em Cristo e a ligação espiritual e concordancia neste mesmo amor e força,uns aprendendo com os outros a seguir e dar continuidade a glória de Deus..amém
    paz e graça em nome do nosso senhor e Salvador jesus Cristo.
    abraço carinhoso de sempre sua amada e amiga em cristo jesus.

    ResponderExcluir
  6. A paz de Cristo irmã Kenia, gostei dessa palavra inspirada, me parece que você leu o artigo "o Desejado das nações" vou falar uma negócio pra irmã, concordo que a interpretação correta da Palavra é pelo Espírito e é o que leva pro céu. Belíssimo discurso da irmã, Paz.

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor Jesus Marcos!
    maravilha de conhecimento Deus poderosamente fundou inpratou ec mente.
    Observação:
    Em Salmos fala assim: lanço a minha semente quando vier o tempo certo,e a colheita chegará seu tempo.
    Em 1corintios fala assim: Aquele que lança a semente por que há obediemcia em seu coração, e aquele que colhe é fruto da sua obediemcia

    Ou seja para nós tomar uma atitude para o futuro
    temos que ter obediemcia. apostolo Paulo fala: -uma atitude com efeitos bons é uma atitude com sabedoria.
    Pedro fala assim a atitude feita com sabedoria é frutos bom para o futuro bom.
    Fique na paz do Senhor Irmão Marcos. Que Deus te abençoe mais muito mais com esse seu conhecimento maravilhozo, espetacular, aprofundado, sem conparação.


    Um dia EU prego quenem você.....
    PAZ DO SENHOR Marcos Andre AMÉM.

    ResponderExcluir
  8. A paz de Cristo, meu irmão, obrigado pelas palavras, e vejo que o amado irmão também é um pesquisador como eu, continue assim, Deus te abençoará, Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  9. maravilhoso!gloria a Deus pois é Ele o autor e Consumidor da nossa FÉ.

    ResponderExcluir
  10. Interessante, nunca tinha entendido bem este versículo, que o pastor falava de semear, mas nao no sentido de se mover para acontecer algo no futuro.Joia!

    ResponderExcluir
  11. Paz amado, é maravilhoso quando a Palavra de Deus nos é aberta para o entendimento pelo Espírito Santo! Deus te abençoe ainda mais.

    ResponderExcluir
  12. Essa é a melhor explicação para o texto meus parabéns

    ResponderExcluir
  13. amei esta interpretação,deus te iluminou,pois muitos á interpretam de forma errada,pastor gostaria de um esclarecimento,congrego em uma igreja assembléia de deus,sendo liderada por uma missionária,eu sou pastora aceitei ficar como missionária:pode esta lider amaldiçoar a mim e uma ovelha e colocar para fora da igreja,ou colocar em disciplina 3 meses,sendo que ela é a lider.me esclareça por favor;deus te abençõe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã, paz de Cristo. O ideal é que não haja desavença no Ministério, porque vocês não andarão juntas se não estiverem de acordo.
      Sobre a maldição, se você estiver lavada e remida no sangue do cordeiro nenhuma maldição te afetará Nm 23.8, Nm 23.23

      Colocar para fora da igreja...A exclusão do ministério, biblicamente só deve ocorrer para as pessoas irreconciliáveis Mt 18.15-17.

      A disciplina deve ocorrer mediante um processo elaborado por uma comissão da igreja composta de mínimo três ministros (pastor, presbítero, evangelista, missionário) de forma que a pessoa seja ouvida e tenha o direito de se defender. Isso para atender ao código penal brasileiro no que se refere a ampla defesa.

      Querida irmã, não sei quais são as circunstâncias do problema entre você e a tua líder. Recomendo como homem de Deus, que vocês façam de tudo para não escandalizar o ministério da tua igreja.

      Paz do Senhor.

      Excluir
  14. estou maravilhada com as coisa que eu tenho lindo . pastor marcos continua nessa sua coragem de explica apalavra de DEUS . pois isso salvara muita gente para o reino de DEUS . MAS POR FAVOR ALGUMAS MENSSAGEM COMPLETA VAI SER UMA BENÇOA PRA NOSSO ELEVO ESPIRITUAL . AMEI DESCUBRI ESTE SAIT PAZ DO SENHOR JESUS

    ResponderExcluir
  15. Esse blog é uma benção de Deus...Jesus o abençoe sempre irmão André a paz do Senhor... Regiane.

    ResponderExcluir
  16. GLORIA DEUS TEMOS QUE SEMEAR ENQUANTO PODEMOS ,POIS ENQUANTO NOS SÓ FICARMOS OLHANDO O INIMIGO VAI PASSANDO NA NOSSA FRETE SEMEANDO SEMENTES MALIGNAS!NÃO TEMAS SEMEIE POIS QUEM DA O CRESCIMENTO É DEUS!

    ResponderExcluir
  17. GLORIA DEUS TEMOS QUE SEMEAR ENQUANTO PODEMOS ,POIS ENQUANTO NOS SÓ FICARMOS OLHANDO O INIMIGO VAI PASSANDO NA NOSSA FRETE SEMEANDO SEMENTES MALIGNAS!NÃO TEMAS SEMEIE POIS QUEM DA O CRESCIMENTO É DEUS!

    ResponderExcluir
  18. Glórias a Deus que temos pessoas abençoadas como você Marcos que nos ajuda com seus ensinamento e até abre leques para nós que levamos a mensagem da cruz nas evangelizações.
    Deus seja louvado em sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã Caludia, o Espirito Santo tem me abençoado e eu quero abençoar a todos que amam aprender e ensinar. Continuem orando por mim.
      Paz.

      Excluir
  19. TENHO UMA VISÃO MELHOR SOBRE O QUE ENTENDIR LANÇE O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS.

    DEUS ESTÁ NOS FALANDO DE INVESTIR PRIMEIRO EM SUA OBRA, E DEPOIS EM ALGUMA COISA SEJA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL OU ATÉ MESMO EM AÇÕES, IMOVEIS, EMPREENDIMENTOS ALGUMA COISA QUE VOCÊ POSSA INVESTIR.

    O QUE ACONTECE SE JOGARMOS UM PÃO NA ÁGUA? É CLARO QUE ELE VAI INCHAR ISSO PORQUE ELE TEM FERMENTO, ENTÃO ISSO SIGNIFICA INVESTIMENTO QUE VOCÊ FAZ HOJE E AMANHÃ VOCÊ COLHE, A BIBLIA DIZ QUANDO SAIR PELA MANHÃ A SEMEAR NÃO RETIRES SUA MÃO DESSA OU DAQUELA PORQUE NÃO SABES QUAL VAI PROSPERAR SE ESSA, AQUELA OU SE AMBAS VÃO CRESCER JUNTOS. ISSO CONFIRMA O INVESTIMENTO PARA VOCÊ USAR A SABEDORIA E DEIXAR VER SE VAI PROSPERAR DOS DOIS LADOS OU SE UM NÃO DER CERTO O OUTRA DARÁ.

    SDS, EM CRISTO

    HELISSON SENA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem irmão, bom acréscimo só não concordei que essa seja uma visão melhor, mas se você vê dessa forma, desde que se invista no Reino de Deus, o Senhor fará prosperar.

      Paz em Cristo

      Excluir
    2. ei querido helisoson como diz aqui no nordeste tu estar mas perdido do que cego no tiroteio kkkkkk[sandra petrolina -pe]

      Excluir
    3. Irmã Sandra você pegou pesado. kkkkkk

      Excluir
  20. paz do senhor irmao jesus continui te abençoando porque em isaias dis que bem-aventurados vós os que semeais sobre todas as aguas,(is 32:20 )

    ResponderExcluir
  21. Graça e paz. Muito boa a explicação!!!! Aprendi mais um pouquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã Sinthya, esse deus um pouquinho de trabalho rsrs.

      Excluir
  22. VALEU QUERIDÃO APRENDI E FOI MUITO KKKKKKKKK NÃO FOI POUQUINHO NÃO KKKKKKKKKK EU VOU PREPARAR MINHA PREGAÇÃO É AGORA MESMO KKKKKKKKKK DEUS CONTINUE TE USANDO [SANDRA DE PETROLINA -PE]

    ResponderExcluir
  23. Meu querido a explicação do pão foi um absurdo nessa mensagem Deus,passa sobre a fé,vc já se imaginou lançar um pão sobre as águas e depois de muitos dias o retirar inteiro e ainda repartir com 7 e 8 isto quer dizer fé,por que quando agente deixa um pão por 5 minutos ele se dissolve totalmente agora imagina vários dias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão Marcelo, acho que você está viajando na especulação, Talvez a tua explicação tenha algo de coerente, mas eu não consigo ver agora. Paz.

      Excluir
    2. Irmao , o pao neste texto esta significando a semente. Q temos q lancar a semente do evangelho em toda parte, observe saiu um semeador a semear, ele lancava o pao. Vamos lancar esta boa semente do evangelho e depois de algun tempo vamos ver os frutos

      Excluir
  24. aparecido. campos de julio mt23 de janeiro de 2013 às 07:08

    em todos esses comentarios e discordancia, eu fico com o professor M André. ele realmente é um GÊNIO.

    ResponderExcluir
  25. Biblicamente falando, muitos vasos são “usados” pelo Espirito Santo; existe aí uma expressão metafórica. Vejamos então o PÃO metaforicamente falando:
    Em João 6:35 Jesus diz: Eu sou o PÃO da vida.
    Em João 14:6 Jesus diz: Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida.
    Em João 17:17 Jesus diz: Santifica-se na verdade, que a tua PALAVRA é a verdade.
    Portanto temos aqui, espiritualmente falando, o PÃO é Jesus, JESUS é a verdade, a VERDADE é a palavra e a PALAVRA é a semente.
    Porém a pessoa praticante da palavra de DEUS é uma pessoa prudente, SEGUNDO a Bíblia Sagrada, atendendo ao IDE de Jesus (Mc 16:15).
    Manancial das Águas/ Camaçari-Ba
    Facebook: aelsonfa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que faltou uma conclusão no teu raciocínio, rsrsrsrs, mas tá bom, gostei assim mesmo.

      Excluir
    2. A paz do Senhor Jesus, Professor Marcos André; já de antemão sinto-me bastante lisonjeado por esta oportunidade de me expressar no seu blog. Concluindo o meu raciocínio: Pregue à palavra porque isto é dever de toda humanidade; lembre-se, não importa em que tipo de coração está sendo semeado. Creia, à palavra de Deus não voltará vazia, daí por diante é o trabalhar do Espírito Santo; mais cedo, ou mais tarde, estes corações brotarão e darão frutos do Espiríto Santo.

      Excluir
  26. Bom dia
    Bom primeiro acho que alguns comentários ate msm deveriam ser excluídos (desculpa a franqueza ), devido ter como intuito disputa de conhecimento. Quem da o conhecimento e nosso Criador quem dá interpretação no momento em que se pede a Ele é Deus, mas vamos deixar pecuinhas de lado só queria externar a minha gratidão por pessoa que deixaram seu momento de revelação da Palavra escritos aqui ao distinto professor e os abençoados que não tiveram objetivo de demontrarem que conhecem mais ou menos.
    ai vai aquilo que Deus assim me revelou.
    Façamos o bem em tempo oportuno.

    Pois bem a Biblia diz em Lc10v30 que Jesus explicou a parábola do bom samaritano que um homem de Jerusalém caiu nas mãos de salteadores e espancou-o deixando quase morto, vendo-o um sacerdote passou de largo, e tb um levita passou de largo, ainda um samaritano que segundo a Biblia não se davam com o povo de Israel porém este por sua vez cuidou dos ferimentos e ainda repartiu o que tinha pois disse ao dono da hospedaria ordens para cuidar do homem ate que este ficasse bem e tds suas despesas foram pagas e quando este voltasse da sua viaje pagaria por tds os benefícios feitos ao homem necessitado.
    O que dizer daquela mulher que se derramou diante de Jesus com um vaso de alabastro ungindo sua cabeça do Mestre algo tao inusitado que causou indignação dizendo que ela podia ter vendido e dado aos pobres, Jesus disse ela me fez uma boa obra. Bom tem muito mais porem vou parando por aqui espero poder ajudar alguém a compreender um pouco mais da Palavra do Nosso Deus, e continue sendo benção em nossas vidas abraço e fique na Paz meu nome e sergio meu Hotmail e araujoservosp@hotmail.com.br, ficarei muito feliz em ajudar Paz p tds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão Sergio, gostei de ler esse interessante comentário, você conseguiu relacionar uma série de exemplos extraídos da Palavra de Deus. Essa postagem pode ser melhorada e acrescentada quando eu fizer isso, vou usar alguns comentários dos irmão e seu será um deles.

      Obrigado por visitar.
      Ajude a divulgar esse trabalho na tua cidade.

      Excluir
  27. Estou aprendendo bastante! Souu novo convertido e tenho vontade de ser como voces quais são os livros devo de ler para ser iguais a voces?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz abençoado, você já é igual a nós, pois desejamos aprender cada vez mais, temos fome da Palavra de Deus e não nos contentamos apenas com o que está na superfície do conhecimento do Senhor queremos entrar mais mil côvado para dentro desse rio de conhecimento que frui do nosso Deus! Pelas tuas palavras sinto que você não é diferente de mim em nada. Mas sobre os livros recomendo esse link: http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2010/11/livros-biblioteca-particular.html

      copie e cole no seu navegador.

      Paz!

      Excluir
  28. Deus abençoe muito interessante que o Senhor continue te usando cada vez mais

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.